Autor Tópico: Linguagem D  (Lida 7746 vezes)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Linguagem D
« Online: 19 de Julho de 2007, 14:15 »
Olá.
Queria saber mais sobre o linguagem D, programo há um bom tempo e C e C++, mas não conheço a D.
Alguem tem alguma apostila ou tutorial?

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Linguagem D
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2007, 17:40 »
é uma variante da C/C++

a linguagem D tbm é procedimental (portanto, nada de prologs da vida  ;D)

para saber mais, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/D_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

ela tbm é orientada a objetos  ;)

o problema é que muita coisa está em inglês  :-\

boa sorte, garoto. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Darcamo

  • Visitante
Re: Linguagem D
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2007, 00:58 »
Chamar de variação pode não ser muito correto já que embora inspirada fortemente no C++ ela não garante compatibilidade com C++.

Pelo que entendi ela tenta pegar o bom de C++ e mudar o que não é bom (perdendo compatibilidade).
Não sei mais do que isso sobre ela, mas sei que é ainda muito nova. A primeira versão fechada saiu recentemente.


Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Linguagem D
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2007, 09:00 »

Chamar de variação pode não ser muito correto


É, o Darcamo tem razão. Deixe-me corrigir: ela é "derivada" do C++, e não propriamente da linguagem C, pois C++ é a C orientada a objetos, de acordo com minha humilde compreensão. Penso que "derivada de" seja um termo mais adequado do que "variante de".

Por ser muito nova, os tutoriais ainda são gringos  :-\

Para os demais colegas do forum, a título de esclarecimento: prolog= programação logica, raciocinio que difere da linguagem procedimental que abrange C, C++, Pascal, Basic (e tbm Delphi, VB, C++ Builder, etc, que se apoiam nestas)

Espero ter ajudado. [ ]s
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 09:06 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: Linguagem D
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2007, 19:33 »
Conselho.

Não mexa com isso.

Já viu algum programa feito em D???
Comunidade de D???


se quiser algo seguro, mude para JAVA.

Mais também JAVA tem bastante defeito.

Todas as linguagem de propósito geral tem defeito.

Todas as linguagens tem defeito.

Se eu continuar desisto de ser programador rsrsrs.

++t;
galera();
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Linguagem D
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2007, 23:41 »
É... eu pesquisei sobre ela, reamente estão corretos, tanto o que o Dino Eunir Algusto e Darcamo informaram quanto jandersonloko, nunca ouvi falar de D, nem um programa em D.
Vou começar a estudar java.
Alguma sugestão de tutorial ou apostila gratuita e nem tão grande quanto Java: Como programar?

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Linguagem D
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2007, 10:26 »
salve, igormol!

deixe-me tentar, na minha humilde limitação, te orientar: pra qual finalidade vc quer aprender a nova linguagem? o que vc precisa de função "extra" que o C/C++ não está te atendendo?

forte abraço
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Linguagem D
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2007, 18:52 »
Eu adoro C e C++, gosto muito mesmo, tenho muitos projetos nessa linguagem e programo o dia todo. :)
Queria apenas conhecer melhor Java, pois pelo que conheço, é uma linguagem portável e isso tenho valorizado muito, mesmo C/C++ tendo essas características.
Mas perguntos aos colegas do fórum, quais vantagens Java tem sobre C/C++?
Compensa apreder Java um garoto que programa bastante em C/C++?

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Linguagem D
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2007, 19:12 »
Salve, igormol!

Compensa sim! Java é sempre muito bem vindo de se aprender. Mescle seus conhecimentos nas duas. Faz o seguinte: Procure aprender os recursos que façam a comunicação entre as duas linguagens, pois ambas são procedimentais, entendeu? Daí a ponte fica fácil, sendo que vc utiliza a C/C++ para estações de trabalho enqto off, e o Java enqto on. Acredito ser a melhor forma de aproveitar os melhores recursos de ambas. Tem muita gente que mescla Delphi com Java, devido à simplicidade do Pascal por trás do Delphi, mas o C/C++ é muito mais robusto, informação esta que tenho certeza de q vc já sabe  ;)

Boa sorte! [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Darcamo

  • Visitante
Re: Linguagem D
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2007, 14:22 »
Li faz tempo na internet uma frase que dizia que o interessante seria aprender uma linguagem nova a cada ano.
Não que você tenha que ficar expert em uma linguagem nova por ano ou desenvolver em linguagens diferentes a cada ano. Longe disso. Acontece que aprender outras linguagens, especialmente se for bem diferente da que você programa, ajuda a melhorar seu método de programação.

Além disso, não existe algo como "a melhor linguagem de todas". Certas linguagens são melhores para certos tipos de problemas que outras. Então é útil saber mais de uma linguagem. Já programo em C++ a uns dois anos (programação é uma ferramenta essencial em muitos problemas de engenharia) e de um ano pra cá comecei a brincar um pouco com python. Embora C++ e python tenham muitas semelhanças posso dizer que mudei um pouco minha maneira de programar em C++ devido ao fato de ter aprendido um pouco de python (acabo sentindo falta de vários recursos de python quando programo em C++ também e vice-versa).

Então, se está interessado em aprender outra linguagem você não tem nada a perder. Só a ganhar.
Só não pode é querer abraçar o mundo todo e aprender várias ao mesmo tempo que acaba sem aprender nenhuma. Escolha uma e se dedique um pouco que toda a informação que possa precisar está aí na internet.

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Linguagem D
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2007, 10:48 »
Sim.
Então aproveitando o tópico já aberto, programo muito em C/C++, conheço mas não uso Pascal, Delphi, Perl e até mesmo Assembly, então queria aprender Java, alguem tem algum tutorial ou apostila que ensine java, mas que não seja tão grande como "Java: Como programar" ou cara, de preferencia, grátis. :)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Linguagem D
« Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2007, 12:01 »
alguem tem algum tutorial ou apostila que ensine java, (...) de preferencia, grátis. :)

Salve! Seguem aí algumas, igormol!

http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=6

Boa sorte, garoto! [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)