Autor Tópico: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais  (Lida 34529 vezes)

Offline fkj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2007, 09:02 »
Segue a lista completa aqui da empresa

10 CPUs
3 Monitores
12 teclados
6 mouses
5 impressoras
5 HDs
3 cabos IDE
5 pentes de memória
1 Leitor de CD
1 Gravador de CD
1 caixa de estabilizador com acessórios para gabinetes
1 caixa de formulário contínuo com disquetes, drives de disquete e cabos de dados para os mesmos
1 caixa de scanner com 4 fontes, cabos de força e outros cabos diversos
1 controladora SCSI com cabo


Peço a todos que também listem o que pretendem doar. Vou doar um teclado e um mouse ;)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2007, 12:42 »
eu tenho duas impressoras aqui em casa, 'antigaças', que nao sei se funciona, e os computadores da Unileste que posso olhar de eles doarem, mas em Agosto, porque todo mundo lá está de férias.

mas acredito que dificilmente conseguirei tirá-los de lá para levar para BH, porque me disseram que a Unileste tem o direito de doar, mas com o nome dela,.... e outas burocracias, mas tentarei também!

Offline fkj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #17 Online: 16 de Julho de 2007, 13:35 »
zoroastro, dando tudo certo com a transportadora eles buscam o material aí ;)

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #18 Online: 16 de Julho de 2007, 16:31 »
Pessoal, postei a seguinte mensagem na lista de MG e ach oimportante colocá-la aqui novamente, estou vendo uma grande e importante mobilização por obtenção de hardware, mas é essencial ter um plano de ação, um projeto para que a coisa se realize plenamente. Como disse  o golfinho
"Com um pequeno projeto é mto facil conseguir mta coisa..." e acho que ainda está nos faltando isso!

Segue a mensagem da lista:

"Olha eu aqui novamente,
Sei que a vontade que dá é partir pra cima com tudo e
fazer a coisa acontecer, mas é necessário que antes
disso tenhamos a atuação do grupo claramente
estabelecida e que todos os envolvidos tenham
conhecimento, espécie de um estatuto, com definição de
funções e etc. Vou insistir neste planejamento pré
ação! A fórmula do sucesso é o planejamento e acredito
que isso dará mais credibilidade ao grupo. Se não
pessoal fica parecendo aquelas coisas de menino (mal
comparando)...

A principio para realizar o acontecimento de tudo é
necessário saber e planejar:

Quantos aqui são os interessados na proposta?
Como cada um poderia atuar (montagem e manutenção?
Montar aulas? Ministrar as aulas? transporte de
equipamentos? Case mod? Relações públicas? Web
designer? Administração? Captação?)
Quanto de tempo cada um poderia dedicar?
Quais as fontes reais de doação de equipamentos?
Quem será o público alvo? (Crianças? Idosos? adultos?
todos?)
Qual o número de PC's que precisaremos?
Onde iremos deixar os pc's montados?
Depois de montados quais são os objetivos? Aulas?
acesso a internet etc etc etc
Qual a periodicidade das aulas?
Teremos que dar um curso para formação de monitores
(Já que o tempo aqui é escasso para todos seria
imoprtante ter "mãos direita" no local de atuação caso
um de nós não possa aparecer por lá?
Onde será a oficina?
Teremos custos para compra de material?
Como iremos conseguir conexão para internet?

Outro porém se envolver dinheiro e creio que isso
possa acontecer (Compra de materiais eventual
pagamanto de carretos, sei lá mais o que), é
extremamente importante a formalização da "entidade" é
menos inseguro movimentar via conta de instituição do
que conta de fulano ou de Beltrano, estamos dispostos
a fazer funcionar uma ONG? Se sim preparem os bolsos e
disposição porque isso consome tempo e R$.

Caso faça sentido as coisas que escrevi, sugiro também
que façamos um encontro no mundo real para
familiarização dos componentes e pensarmos as coisas
juntos...

Abraços"
« Última modificação: 16 de Julho de 2007, 23:57 por CGaldino »
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline ricardofantin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #19 Online: 17 de Julho de 2007, 23:18 »
Eu acho que, mesmo se tratando de computadores velhos, não é bom oferecer o curso de manutenção.

Há um ano atrás eu fiz um trabalho voluntário na Universidade Federal aqui do Paraná. Eles tem um projeto chamado Inclusão Digital Social. Tem que pagar 100 reais para fazer cada curso. No curso de montagem e manutenção tem o problema da depreciação dos equipamentos que consequentemente da muito trabalho para manter todos os computadores funcionando.

Acho que para o começo desse projeto não deveriam ter aulas de montagem e manutenção de computadores. Se a quantidade de doações de micros aumentar muito, então seria bom ter alguma turma para conseguir voluntários. Mas isso tem que ser estudado.

Eu comprei um livro em um sebo chamado "Software Livre e Inclusão Digital" que fala sobre a criação desses centros de comunitários de informática. O livro é a coletanea de diversos autores e eu paguei cinco reais. No livro também fala sobre o projeto habitacional de São Paulo e multirões para contruir os centros. Vale a pena dar uma conferida.

Eu moro aqui em Curitiba, e não tenho influência em nenhuma empresa, mas posso ajudar na produção do material didático. Só precisa ver se alguém já não fez material didático para esses fins para apenas dar uma melhorada (como o wikibooks, mas tem que ver as licensas). Vou pensar no conteudo da apostila básica de linux e posto alguma coisa aqui. Da para utilizar o google docs para edição colaborativa.

Ricardo.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #20 Online: 18 de Julho de 2007, 09:41 »
Boas palavras ricardofantin!
Com certeza vamos ponderar seus comentários quando traçarmos as metas de atuação do grupo! E claro que sua colaboração na elaboração de material didático será muito bem vinda!  Vamos esperar a manifestação do restante do pessoal.

ABS
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline ricardofantin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #21 Online: 18 de Julho de 2007, 21:35 »
O livro que eu citei é a coletânea de diversos textos publicados na internet. Encontrei um texto que fala sobre o inicio do projeto sampa, encontrei uma versão bem parecida (diversos parágrafos iguais) com a do livro. O link para o arquivo é
http://www.vecam.org/i-j/projet/fichiers/T98/T98_729.doc?vecam_jum=3200643dc31a9037049280308effd3b5
.
Eles já tinham uma empresa, que criou o projeto, e só em 2002 o Sampa.org adquiriu personalidade jurídica própria. Parece que criaram um comite de tecnologia antes de virar, mas isso eu não consegui ter certeza.

O sampa recebeu as licensas do windows e do office de graça. Então não daria para ser voluntário nessa ong ou  pedir ajuda, precisaria procurar uma outra ong. A CELEPAR é uma boa, tem que procurar se no seu estado ela não tem algum projeto. Acho que o maior problema vai ser conseguir o espaço.

Eu voei um pouco alto lendo os tópicos do CGaldino.

Eu não encontrei na lista de discusão do ubuntu de Minas Gerais onde eles vão ministrar as aulas com os equipamentos coletados.

Offline fkj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #22 Online: 08 de Agosto de 2008, 19:33 »
Gostaria de passar um retorno de como ficou essa história.

Minha proposta inicial (transportadora + instituição na qual essa transportadora estaria ajudando) não deu certo, pois meu contato lá largou de mão o assunto.

Minhas aulas na faculdade voltaram, portanto não tive mais tempo de continuar pesquisando instituições para receber o material. Nesse meio tempo vi um comercial de uma ONG chamada CDI. Essa semana fizemos a doação do material para a regional de Minas Gerais.

Segue o site: http://www.cdi.org.br

Offline WCG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #23 Online: 19 de MAR?O de 2009, 11:46 »
Galera, bom dia!!!

Sou novo aqui, após uma pesquisa no google a procura de um lugar que reaproveitasse o "lixo eletrônico", após assistir uma matéria no MGTV, achei o link para esse tópico e vou compartilhar o e-mail que mandei para todos da empresa que trabalho. Tavez possa contribuir com essa matéria.

"Assisti ontem no MGTV uma reportagem, e após conversar sobre uma "limpeza" de equipamentos aqui, decidi dividir essa matéria com vocês. Além de ajudarmos outras pessoas, estaremos contribuindo com a preservação do meio ambiente.
 
Muitas vezes temos em casa teclados, monitores, mouses e demais periféricos que não estão em perfeito estado de funcionamento, mas que não jogamos fora nem com "reza", quando o fazemos, jogamos no LIXO.
 
Segue abaixo uma matéria muito importante sobre o reaproveitamento de computadores e demais periféricos antigos para ajudar na inclusão digital".
 
ASSISTAM O VÍDEO
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/MGTV/0,,MUL1048139-9033,00.html
 
"Com o avanço da tecnologia, os computadores, celulares e outros aparelhos, rapidamente, se tornam ultrapassados e são descartados. Mas o que fazer com essa sucata eletrônica que prejudica o meio ambiente?
 
Na capital, o que parece ser um problema virou solução. As peças antigas são utilizadas na montagem de novos equipamentos, criando mais oportunidades para quem precisa entrar no mundo digital.
 
Quem quiser doar um computador pode ligar para o telefone 3277-6259. Ou levar na Rua José Clemente Pereira, 440, no bairro Ipiranga, na capital".

PS: Desculpas por ressuscitar esse tópico, mas acho que é um assunto que sempre será válido.

Abraços a todos,
Walmir

Offline Biel 93

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #24 Online: 03 de Maio de 2009, 11:38 »
bem massa o projecto ... eu moro em bh + não tenho pc velho não ... + eu posso dar uma divulgada aqui ^^

Offline patafufo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Computadores de sucata & Inclusão Digital - Minas Gerais
« Resposta #25 Online: 22 de Setembro de 2009, 21:14 »
Olá amigos, sou monitor de informática em uma escola que trab. com menores carentes no interior de Minas Gerais
estou precisando de doações de computadores usados pois o que estamos usando acreditem tem na faixa de 15 anos de usos...(da para acreditar??? ainda temos maquinas com windows 3.11 rsrsrsr, mas é a mais pura verdade!!!)
Se alguem puder ajudar seremos eternamente gratos. Sou da cidade de Pará de Minas, meu e-mail é
fwspatafufo@hotmail.com

Francisco Wellington de Souza