Autor Tópico: [resolvido] Como faço p/ manter a conexão sem cair em Banda larga - Velox  (Lida 17444 vezes)

alarcon

  • Visitante
Sempre ajudei muitos usuários por aqui em se tratando de conexão discada por softmodems e agora sou eu quem está precisando de ajuda, só que agora com conexão em banda larga e portanto estou precisando da generosa colaboração dos usuários que já são “macacos-velhos” em conexão por banda larga e redes no linux.

Confesso minha decepção com internet banda larga, pois ganhei em velocidade mais perdi em estabilidade de conexão, ou seja, consigo acessar a internet em boa velocidade mais com pouco tempo de inatividade a conexão cai e é extremamente chato ficar dando os comandos: sudo poff -a e sudo pon dsl-provider. Na minha conexão discada, embora fosse lenta, a estabilidade era total, ou seja, ficava mais de 8 horas conectado sem cair a conexão.

Pensei que a ativação da conexão por banda larga era menos traumática do que a dos softmodems, mas agora vejo que não é bem assim :-( .

Antes que me digam para pesquisar por aqui, adianto que já fiz isso e que já tentei o tutorial do Ceti e não deu certo.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4731.0


Meus dados são estes:

Meu modem é um ZTE ZXDL 831 series (modo bridge) (preciso sempre autenticar e receber um ip de conexão).
Minha conexão se dá assim: “usuário@oi.com.br” e “senha do provedor Oi”
Uso : Velox (Fortaleza/Ceará)
Meu provedor: OI
Minha placa de rede:  Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 90)
Tenho o firewall Firestarter instalado
Já configurei com: sudo pppoeconf (funciona mais com pouquíssimo tempo de inatividade, cai a conexão)
meu arquivo em /etc/network/interfaces está assim:

Citar
auto lo

iface lo inet loopback



auto eth0

iface eth0 inet dhcp



auto eth1

iface eth1 inet dhcp



auto eth2

iface eth2 inet dhcp



auto ath0

iface ath0 inet dhcp



auto wlan0

iface wlan0 inet dhcp





iface dsl-provider inet ppp

pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

provider dsl-provider

Mas já tentei o do Ceti também e não deu certo, inclusive ao reiniciar a interface gráfica (logo após o login e senha) travava, tendo eu que voltar para o de cima aí para voltar ao normal.

O meu arquivo /etc/ppp/peers/dsl-provider está assim:

Citar
# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections



noipdefault

defaultroute

replacedefaultroute

hide-password

#lcp-echo-interval 30

#lcp-echo-failure 4

noauth

persist

#mtu 1492

#persist

#maxfail 0

#holdoff 20

plugin rp-pppoe.so eth0

user "usuário@oi.com.br"

usepeerdns

Comando plog logo quando conecto:

Citar
Jul  2 16:41:46 ubuntu-desktop pppd[22658]: Using interface ppp0

Jul  2 16:41:46 ubuntu-desktop pppd[22658]: Connect: ppp0 <--> eth0

Jul  2 16:41:46 ubuntu-desktop pppd[22658]: PAP authentication succeeded

Jul  2 16:41:47 ubuntu-desktop pppd[22658]: peer from calling number 00:13:80:47:98:91 authorized

Jul  2 16:41:47 ubuntu-desktop pppd[22658]: Cannot determine ethernet address for proxy ARP

Jul  2 16:41:47 ubuntu-desktop pppd[22658]: local  IP address 201.9.109.110

Jul  2 16:41:47 ubuntu-desktop pppd[22658]: remote IP address 200.217.255.104

Jul  2 16:41:47 ubuntu-desktop pppd[22658]: primary   DNS address 200.165.132.155

Jul  2 16:41:47 ubuntu-desktop pppd[22658]: secondary DNS address 200.149.55.140

Comando ifconfig ppp0 logo quando conecto:

Citar
ppp0       Encapsulamento do Link: Protocolo Ponto-a-Ponto 

          inet end.: 201.9.109.110  P-a-P:200.217.255.104  Masc:255.255.255.255

          UP POINTOPOINT RUNNING NOARP MULTICAST  MTU:1492  Métrica:1

          pacotes RX:5 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0

          Pacotes TX:3 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0

          colisões:0 txqueuelen:3

          RX bytes:497 (497.0 b) TX bytes:54 (54.0 b)

A questão que quero resolver com tudo isso é: Como faço para manter a conexão estável sem cair por inatividade.

Quais são os possíveis parâmetros que devo adicionar ao arquivo dsl-provider para isso.

Obs: Não existe no meu sistema o arquivo pppoe.conf como alguns por aqui falam para verificar certas instruções.

Desde já agradeço a ajuda.
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 12:37 por alarcon »

ginho

  • Visitante

alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2007, 14:13 »
Comece tentando isto:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=19004.msg102682#msg102682
Tem funcionado.
T+

Obrigado pela tentativa em ajudar mais continua na mesma. Até pensei que tinha resolvido, pois desta vez demorou um pouco mais para cair, mas infelizmente caiu.

Alguém mais tem outra solução?

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2007, 14:29 »
configure seu modem como roteador e se possivel deixe marcado "auto-reconect" ou algo parecido.
tutorial pode ser encontrado em www.portaladsl.com.br > modens ADSL > zte zxdl 381 > configurando seu modem
em router PPPoE
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2007, 14:39 »
configurar valores  VPI / VCI = 0 /33. e marcar "always on"
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2007, 14:58 »
configurar valores  VPI / VCI = 0 /33. e marcar "always on"

Já ia lhe perguntar sobre isso.

como sei destes valores?

Outra coisa tenho windowns em dual-boot, por causa dos outros aqui e isso não irá atrapalhar?

Para usar o emule e programas torrent, ocorrerá algum tipo de dificuldade usando o modem roteado (tipo portas) por que do modo que está tudo funciona bem.

alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2007, 15:04 »
configurar valores  VPI / VCI = 0 /33. e marcar "always on"

Outra dúvida que tenho é qual a vantagem de se ter um modem roteado, além do compartilhamento de conexão.

O modem roteado não é menos seguro já que ele já conecta a rede na inicialização do sistema ao invés de esperar a autenticação dada pelo usuário na forma bridge?

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2007, 20:16 »
não, o modem roteado não é inseguro. ele possui um firewall interno.
alem de poder compartilhar a internet o melhor é que ele realiza a conexão ao liga-lo,
portanto não é nescessario configurar (ppoeconf) nem autenticar. ele faz isto sozinho.
para liberar portas para aMule e Skype, voce tem que configurar o NAT liberando (redirecinando)
as portas TCP 4662 e UDP 4672 para o aMule e a UDP 9046 para o Skype. Baixa o manual do modem
ou procure tuto no endereço indicado anteriormente. Não existem grandes dificuldades. Se der
errado deve ter um botão de reset que volta tudo ao estado de fabrica.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2007, 20:20 »
os valores 0 e 33 são os padrões para velox. cada compania tem os seus.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para manter a conexão sem cair em internet Banda larga - Velox
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2007, 20:27 »
os valores 0 e 33 são os padrões para velox. cada compania tem os seus.

Obrigado pelas informações, mas por enquanto acho que consegui resolver pois até agora estou conectado sem cair a conexão. Caso volte a ficar do mesmo jeito vou seguir suas instruções, obrigado pela ajuda.

Obs: continuo no modo bridge e refiz os mesmos passos que tinha feito seguindo as intruções do Ceti:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4731.0

Desta vez não travou ao reiniciar o sistema e ao entrar nele já estava conectado e sem cair até o momento. O interessante é que se eu for em Sistema > Administração > Rede o que antes estava Conexão por fios (dhcp) agora está assim: Conexão por fios  (Modo de roaming habilitado).

Você saberia me informar o que seria Modo de roaming habilitado?

Se travar ao reiniciar o sistema como acontecia antes quando tentei usar o tutorial do Ceti, tento mudar a forma do modem, caso contrário vou deixar como está, pois como dissse até agora tá tudo funcioando bem.
« Última modificação: 07 de Julho de 2007, 20:32 por alarcon »