Autor Tópico: [resolvido]pra pegar virus precisa dar senha toda vez ?  (Lida 6054 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
[resolvido]pra pegar virus precisa dar senha toda vez ?
« Online: 28 de Junho de 2007, 23:28 »
oi... se eu instalar uma coisa .deb de fontes nao confiaveis e executar ai ela vai pedir senha de root mais se for virus vai pedir todas as vezes que eu usar ou pode se espalhar com a senha so 1x ?
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 11:32 por -.- »
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: pra pegar virus precisa dar senha toda vez ?
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2007, 23:51 »
-.-,

desculpe, mas pela pergunta parece que você não tem muita idéia de como um vírus, Trojan ou spyware age... nenhum deles, em qualquer sistema, vai ficar pedindo sua permissão para agir a cada vez, até que você perceba que aquilo é um vírus. Um malware, seja qual for, vai querer chamar o mínimo de atenção: dê permissão para que se instale e pronto; daí para a frente é com ele...

Embora o Linux seja um SO muito difícil de infectar ( nunca soube de um caso), vale lembrar que uma corrente é tão forte quanto o mais fraco de seus elos - no caso, o usuário. Em muitos anos de experiência, diria que 99% das infeçções que encontrei foram causadas diretamente pelos usuários, e estou falando de Windows, que é muito mais vulnerável. E foram causadas por downloads e cliques obviamente perigosos...

Se quer instalar coisas não confiáveis, depois não culpe o SO... no Ubuntu, você já conta com uma excelente firewall ( Iptables) instalada por default e configurável através do Firestarter; mas, novamente, sua segurança depende das permissões que concede através dela.

Repito, no Linux é baixa a chance de ser infectado, mas é o que você faz que define quão baixa ela seja... dê sempre preferência aos repositórios oficiais, e vá com cuidado com o resto!... Boa sorte!...

VB5


« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 00:05 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB