Autor Tópico: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!  (Lida 5160 vezes)

Offline renatosdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Online: 20 de Junho de 2007, 08:35 »
Bem bom dia a todos os usuarios do ubuntu.

bem o que acontece gente montei um pc pra fazer de server na minha rede que tem 15 pc windows.

tive lendo no forum e tal mas não consegui entender direito e me primeiro momento com o ubuntu e to muito perdido.

o que eu quero fazer:

bem quero que o meu server seja meu dhcp ao inves do meu modem, e também que o ubuntu disque para o velox pois apos eu conseguir configurar o servidor dhcp eu vo por o modem em modo bridige.

Quero também compartilhar o acesso a internet com as 15 maquinas.

Obs. meu server sera um pentium 3 750 Mhz, com 256 mb de memoria rodando o ubuntu desktop. com duas placas de rede para as conexões com o modem e o swith.

bem pessoal e isso eu to todo perdido não sei como começar e nem por onde, eu passei a noite toda de hoje lendo muita coisa no forum, to acordado até agora srsr, e minha cabeça ta um no so por favor quem puder ajudar sou grato.

« Última modificação: 20 de Junho de 2007, 09:06 por renatosdo »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ajuda por favor!!!!
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2007, 08:40 »
Por favor, altere o título. Não são permitidas mensagens como "Ajuda". Especifique seu problema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Ajuda por favor!!!!
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2007, 08:59 »
procure pesquisar sobre o coyote linux. ele é para isto que voce quer fazer.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline renatosdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ajuda por favor!!!!
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2007, 09:08 »
procure pesquisar sobre o coyote linux. ele é para isto que voce quer fazer.


sim eu conheço e coyote e o brasilfw, porem eu queria fazer com o ubuntu, eu gostei  muito deste distro foi um dos que eu mas gostei .

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2007, 10:33 »
1o - Não use o Ubuntu Desktop. Instale o Ubuntu Server e faça a instalação mínima gráfica do XFCE que é mais leve:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install x-window-system-core xfce4
2o - Para que você quer o server Ubuntu? Só para compartilhar a conexão? Se for para isso eu deixaria o modem como router. Se quiser para outro serviço (proxy, servidor de arquivos, etc) é melhor especificar para que deseja para que a gente possa ajudar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

arlei

  • Visitante
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2007, 10:55 »
Olá renatosdo,

como muito bem disse o membro agente100gelo, o melhor é vc instalar o Ubuntu Server e manter seu modem como roteador.
Para compartilhar a internet por esta maquina Linux vc terá que configurar o firewall (iptables) inserindo algumas regras conforme podem ser vistas no link abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19756.msg106997.html#msg106997

Neste outro link também explica como compartilhar a internet, além de configurar um servidor DHCP e um servidor proxy com Squid, que seria muito útil para vc gerenciar os acessos a internet e filtrar o conteúdo da navegação das estações.

http://www.guiadohardware.net/guias/16/

T+
Arlei

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2007, 16:59 »
O Ubuntu Desktop pode ser usando como servidor perfeitamente, não?
E agente100gelo, lembro de tu la do fórum da UniDev...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2007, 17:20 »
O Ubuntu Desktop pode ser usando como servidor perfeitamente, não?

Poder pode... mas vai carregar muita coisa desnecessária, principalmente em um micro com 256Mb RAM.

Citar
E agente100gelo, lembro de tu la do fórum da UniDev...

Deve ser um clone meu :) Eu não participo(ei) deste fórum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2007, 17:28 »
Mas 256MB nem é tão ocupado por Ubuntu... mas realmente é verdade, em um server, quanto menos ocupado melhor.

Offline renatosdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2007, 19:02 »
então pessoal muito obrigado pela ajuda de vocês brigado mesmo.

e o seguinte o que eu quero ?


um servidor dhcp

Por o ubuntu pra ser router ao inves do meu modem

um servidor proxy transparente com squid pra controle de trafego da internet e outras coisas mais.

um Firewall pra dar proteção pois como vo por o modem em bridige a maquina server vai pegar o ip real, sendo assim tendo que ser protegida.

Compartilhamento da internet

E também prover acesso remoto ao server e redirecionar pra minha maquina também, e como meu ip e dinamico eu tenho que por um dynddns pra resolver o ip em nome para eu acessar o server ou minha maquina de fora da rede.

E fazer com que o server sempre ao iniciar disque automaticamente para o velox na inicialização, pra que quando ao entrar ele ja esteja com acesso a internet, não sendo necessario discagem manual por outra pessoa.

Bem e mais ou menos isso, eu to querendo fazer esse server, porque eu tenho um link de 4 MB do velox, e ele ta compartilhado com os vizinhos, Sendo que o pessoal ta abusando em download.

Onde fui especifico que os horarios para fazer download em programas p2p ou até mesmo http, era apos as 00:00 até as 06:00 da manha e durante o dia so navegaçõa normal.

E isso não ta sendo respeitado, então ai veio a ideia de por um server pra controlar isso.

E não so isso, pos do jeito que ta hoje e so o cara pluga o cabe de rede e a internet ta funcionando na casa dele, o server também iria fazer controle de ip por mac.

dando assim uma segurança maior pra mim e controle de quantas maquinas eu tenho na rede e tal, e bloqueando o usuario casa ele tente mudar ip ou por uma nova maquina na rede que não esteja autorizada a fazer isso.

Bem não so experte em informatica e tal, mas vo tentar fazer tudo isso com a ajuda de vocês srs e claro srsrsr e com os tutos do forum.


Bem pessoal e mais ou menos isso ai que eu pretendo fazer.

abraços e obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 21 de Junho de 2007, 19:29 por renatosdo »

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2007, 19:15 »
Sobre ele ser um router DHCP, eu acho que se a rede for por exemplo um número fixo de computadores, como o PC da sala, o do quarto e etc., não precisa de ter um server DHCP, deixa IPs fixos.
Sobre ums server DHCP, eu não tenho muito conhecimento. Deixe um usuário mais experiente nos ensinar...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2007, 08:53 »
Eu tenho a mesma situação aqui na empresa.
A minha solução foi simples:
Deixei o modem router mesmo e bloqueei o acesso a todas as portas com exceção do micro Proxy.
Para acessar web, tem que ir pelo proxy.
Para outros serviços necessários eu libero na interface do modem, que também fica como firewall.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline renatosdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: ubuntu+router+dhcp=problema!!!!
« Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2007, 09:04 »
Eu tenho a mesma situação aqui na empresa.
A minha solução foi simples:
Deixei o modem router mesmo e bloqueei o acesso a todas as portas com exceção do micro Proxy.
Para acessar web, tem que ir pelo proxy.
Para outros serviços necessários eu libero na interface do modem, que também fica como firewall.


sim entendeu e bem simples mesmo fazer isso que se ta falando, eu sei fazer isso que eu quero pelo brasilfw ou pelo coyote linux.

Mas quero fazer isso tudo com a vesão server do ubuntu, no coyte e no brasilfw, e bem simples também porque ja vem tudo quase que pronto e so ir apontando para o sistema na hora da instalação o que tem que ser feito.

Mas não vo desistir dessa empreitada, vo tentar fazer isso tudo ai que eu quero com o ubuntu mesmo.

valeu pela dica.