Autor Tópico: O que é apt-get?  (Lida 14495 vezes)

Offline mauroconte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
O que é apt-get?
« Online: 15 de Junho de 2007, 21:05 »
O que é apt-get?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2007, 21:14 »
Bem-vindo, mauroconte!...

Muito resumidamente, é um comando que você pode usar no Terminal para baixar e instalar programas disponíveis nos repositórios ( "apt-get install <nome-do-programa>"). É similar ao "aptitude", e pode ser usado em lugar do Synaptic ou do "adicionar/remover programas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: O que é apt-get?
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2007, 21:42 »
O aptitude usa o mesmo mecanismo de repositórios?
Qual a diferença primordial dele para o apt-get?
Qual inteligencia (que sentido...) que tanto falam sobre o aptitude?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2007, 17:24 »
O aptitude usa o mesmo mecanismo de repositórios?
Qual a diferença primordial dele para o apt-get?
Qual inteligencia (que sentido...) que tanto falam sobre o aptitude?

Até onde sei a diferença entre apt-get e aptitude é na remoção. Enquanto o primeiro remove o pacote solicitado, o segundo (desde que o pacote tenha sido instalado com o aptitude) remove o pacote solicitado e todas as dependências instaladas junto com ele.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

  • Visitante
Re: O que é apt-get?
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2007, 18:25 »
Complementando a ótima informação do membro clcampos.

A principal diferença entre os dois é que o controle de dependências dos pacotes é mais completo e sofisticado no aptitude do que o do apt-get.

Mesmo, no caso de se querer corrigir problemas no sistema, o aptitude é muito mais eficiente. Por exemplo, o apt-get instala o pacote e as suas dependências como o aptitude, mais para desinstalar/remover um pacote o apt-get desinstala apenas o pacote solicitado e deixa as dependências enquanto que o aptitude desinstala também as dependências do pacote.

Já relativamente à pesquisa de pacotes o apt-cache search gera muito mais resultados do que o aptitude search. Isto porque o comando apt-cache search nome_do_pacote procura pelo nome_do pacote tanto no nome do pacote como na sua descrição, enquanto que o comando aptitude search nome_do_pacote procura pelo pacote apenas no nome dos pacotes.

Por estes motivos ao meu ver, convém seguir a regra: Procurar um pacote com apt-cache search e instalá-lo com aptitude install.

T+
Arlei

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: O que é apt-get?
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2007, 18:53 »
Costumo utilizar o apt-get e não o aptitude, que me parece tão eficiente quanto. Nas versões mais recentes do Ubuntu consigo remover programas e suas dependências por meio do seguinte comando abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove "nome do programa"
Sendo assim, não vejo diferença neste aspecto de um para o outro, ao menos na utilização das novas versões do Ubuntu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2007, 19:06 »
O que é apt-get?

Pessoal, é area de inciantes!!

Apt-get vem da palavra APplicaTion-GETting ( pegando, recebendo aplicativos )
Logo, é uma ferramenta para se fazer download de "programas" para o Linux.
Como o Linux é um parente distante do sistema UNIX, este foi concebido para o uso em redes, portanto as instalações seriam feitas atraves da rede.
Com a evolução do sistema, hoje é possivel a instalação alem da rede, por cd rom ou dvd, etc.
"programas" em Linuxêz é conhecido como pacote, pois nem sempre um "programa" vem completo como por exemplo o Microsoft Office, Need for speed, etc.
Em Linux voce tem um pacote principal e pacotes acessórios ou "dependencias" ( por analogia, aquelas *.dll, *.cpl, etc que temos no Windows.
Para facilitar a instalação de um pacote e suas dependencias, foram desenvolvidos pacotes que "gerenciam" outros pacotes e suas respectivas dependências.

Um deles é exatamente o apt-get.
Existem outros, como citados acima, e o principal nas distribuições baseadas em Debian ( Um "sabor" de Linux em Ingles Flavor ) que é o dpkg ( Debian Packages )

Todos se traduzem em ter a mesma finalidade: Instalar seus "programas", ou seja pacotes.

[],s

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2007, 19:36 »
Arlei e Tota, uma aula atrás da outra! Quando eu "crescer" quero ser igual a vocês!!! heheheh

Parabéns a vocês!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: O que é apt-get?
« Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2007, 20:17 »
Não sei quantos gastam tempo com as páginas no man, mas se você digitar "man apt-get" você vai encontrar algo assim (Tradução GPL)

DESCRIÇÃO
       apt-get é um ferramenta de linha de comendo para manusear pacotes, e pode ser considerado o "back-end" dos usuários para outras ferramentas que usam a biblioteca APT. Várias interfaces "front-end" existem, tais como dselect, aptitude, synaptic, gnome-apt and wajig.

Como o Tota falou, o apt apenas resolve as dependências entre os pacotes e como o Arlei falou o aptitude dá várias soluções e não apenas a que ele acha melhor.

Já o dpkg não faz absolutamente nada disso. Ele faz exatamente o que o apt ou o aptitude ou outro mandam ele fazer, eles especificam os pacotes e o dpkg faz o resto. Diretamente do man:

DESCRIÇÃO
       dpkg  é uma ferramenta para instalar, montar, remover e administrar pacotes Debian. O primário e mais amigável "front-end" para dpkg é o dselect. O prório dpkg é controlado integralmente via parâmetros de linha de comando, que consistem de exatamente uma ação e zero ou mais opções. O parâmetro-ação diz ao dpkg o que fazer e as opções controlam o comportamento da ação de alguma maneira.

Os termos "front end" e "back end" não costumam ser traduzidos, mas de modo geral "front end" é a interface na qual o usuário trabalha e o "back end" é o que arregaça as mangas para fazer o trabalho duro.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2007, 07:24 »
Citar
Apt-get vem da palavra APplicaTion-GETting ( pegando, recebendo aplicativos )

Cara, eu sempre achei que que era "Advanced Package Manager" (APT) "pegue" (GET).

aptitude eu não sei de onde vem.
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 13:09 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: O que é apt-get?
« Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2007, 13:05 »
Concordo com clcampos, quando crescer quero ser que nem Arlei e Tota...
Os caras tem um amplo conhecimento em Linux.

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2007, 15:31 »
Olá pessoal,

Só uma dica: no site http://comunidade.cdtc.org.br/, eles tem vários cursos de Linux gratuitos a distância, e tem um exclusivo para Manipulação de pacotes, e explica sobre apt-get, aptitude, dpkg, e diversos outros.

The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2007, 08:58 »
Citar
Apt-get vem da palavra APplicaTion-GETting ( pegando, recebendo aplicativos )

Cara, eu sempre achei que que era "Advanced Package Manager" (APT) "pegue" (GET).

aptitude eu não sei de onde vem.

Voce esta ABSOLUTAMENTE certo. Eu li num livro de Linux há alguns anos atrás o termo application Getting como um mnemônico para se lembrar do danado, e pensei em utilizar para deixar menos hermetico o termo para um iniciante. Para muitos ainda é dificil lembrar de todos os comandos em Ingles principalmente se o domínio da Lingua não lá dos melhores. Ex.: o comando chfn muda as informações de um usuário ( CHange inFormatioN ) é ruim heim...


Mythus é o cara. Este sabe....Valeu

Não sei quantos gastam tempo com as páginas no man, mas se você digitar "man apt-get" você vai encontrar algo assim (Tradução GPL)

DESCRIÇÃO
       apt-get é um ferramenta de linha de comendo para manusear pacotes, e pode ser considerado o "back-end" dos usuários para outras ferramentas que usam a biblioteca APT. Várias interfaces "front-end" existem, tais como dselect, aptitude, synaptic, gnome-apt and wajig.

Como o Tota falou, o apt apenas resolve as dependências entre os pacotes e como o Arlei falou o aptitude dá várias soluções e não apenas a que ele acha melhor.

Já o dpkg não faz absolutamente nada disso. Ele faz exatamente o que o apt ou o aptitude ou outro mandam ele fazer, eles especificam os pacotes e o dpkg faz o resto. Diretamente do man:

DESCRIÇÃO
       dpkg  é uma ferramenta para instalar, montar, remover e administrar pacotes Debian. O primário e mais amigável "front-end" para dpkg é o dselect. O prório dpkg é controlado integralmente via parâmetros de linha de comando, que consistem de exatamente uma ação e zero ou mais opções. O parâmetro-ação diz ao dpkg o que fazer e as opções controlam o comportamento da ação de alguma maneira.

Os termos "front end" e "back end" não costumam ser traduzidos, mas de modo geral "front end" é a interface na qual o usuário trabalha e o "back end" é o que arregaça as mangas para fazer o trabalho duro.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: O que é apt-get?
« Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2007, 15:11 »
Valeu pelo esclarecimento e como disse o clcampos, "quem sabe, sabe".

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::