Autor Tópico: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu  (Lida 17693 vezes)

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #15 Online: 24 de Junho de 2007, 00:05 »



Baixei o arquivo do site citado, mas não sei instalá-lo, vou descrever o que fiz:
Salvei na área de trabalho (desktop), depois descompactei-o e aí surgiu outra pasta com o nome alsa-driver-1.0.14rc3, depois tentei instalar os arquivos com o comando  cd Desktop no terminal e depois digitei o comando cd Desktop/alsa-driver-1.0.14_PATCH_rc3-p5vdc-x.tar.gz mauricio@mauricio-desktop:~$ cd Desktop/alsa-driver-1.0.14_PATCH_rc3-p5vdc-x.tar.gz
bash: cd: Desktop/alsa-driver-1.0.14_PATCH_rc3-p5vdc-x.tar.gz: Não é um diretório
mauricio@mauricio-desktop:~$


Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #16 Online: 24 de Junho de 2007, 00:38 »
Grande Mythus,

Fui no site do viva o Linux para baixar os pacotes compactados conforme sua instrução, só que quando digito no terminal eu não consigo instalá-los, o comando é o seguinte:
cd Desktop /alsa-driver-1.0.14rc3 e ele me informa que o mesmo não é um diretório. Cara estou muito sem jeito com isso, não sei instalar o pacote compactado, que vergonha mas é assim mesmo, novato é uma droga mesmo, tentei instalar como citado acima e não consegui, como é que eu faço para instalar?
 

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #17 Online: 24 de Junho de 2007, 01:40 »
Grande Mythus,,


É o seguinte meu caro, entrei no site que voce me indicou http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8349, e baixei o seguinte arquivo  na área de trabalho alsa-driver-1.0.14_PATCH_rc3-p5vdc-x.tar.gz
, meu caro como é que se instala esses pacotes? Desculpe sou novato no pedaço e consulto sempre o Synaptic para qualquer aplicação, só que esses pacotes .tar.gz,amigo é muita novidade para mim cara!!

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #18 Online: 24 de Junho de 2007, 02:01 »
Grande Mythus,
Segui suas instruções e baixei o arquivo com extensão .tar.gz no desktop descompactei e surgiu outra pasta alsa-driver-1.0.14rc3, e não consigo instalar os pacotes, na verdade não sei faze-los pode me indicar como fazê-los, sou novato no pedaço, dá um desconto , estou aproximadamente três horas fuçando o forum a procura de como instalar os tais pacotes.

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #19 Online: 24 de Junho de 2007, 02:14 »
cd Desktop /alsa-driver-1.0.14rc3 e ele me informa que o mesmo não é um diretório. Cara estou muito sem jeito com isso, não sei instalar o pacote compactado, que vergonha mas é assim mesmo, novato é uma droga mesmo, tentei instalar como citado acima e não consegui, como é que eu faço para instalar?

Sem problema meu jovem padwan! ;) Também já fui assim.

1º Certifique-se que você tem instalado o pacote build-essential
você pode procurar pelo synaptic ou digitar na linha de comando:
Código: [Selecionar]
$ dpkg -l build*
Desejado=U=Desconhecido/Instalar/Remover/aPagar/H=Manter
| status=Não/Instalado/arquiv.-Config./U=Descomp./Falhou-config/H=semi-inst.
|/ Erro?=(nenhum)/H=Mantido/precisa-Reinst./X=os dois problemas (status,Erro: maiúsculas=ruim)
||/ Nome                    Versão                 Descrição
+++-=======================-=======================-==============================================================
ii  build-essential         11.3                    informational list of build-essential packages

2º Descompatar o alsa-driver-1.0.14_PATCH_rc3-p5vdc-x.tar.gz
você pode usar o file-roller  ou digitar na linha de comando:
Código: [Selecionar]
tar xvfz alsa-driver-1.0.14_PATCH_rc3-p5vdc-x.tar.gz
3º Abrir os arquivos README e INSTALL as regras de compilação nem sempre são as mesmas, nesse caso é, mas pode não ser.

4º Agora não não tem como não escapar da linha de comando, mas como sinto que você não ficou intimidado por ela (tanto que experimentou o alsamixer e já digitou um certo número de comantos, vamos lá no passo a passo, seguindo o que está escrito no INSTALL
Código: [Selecionar]
cd ~/Desktop/alsa-driver-1.0.14rc3
./configure
make
sudo make install

se quiser compilar apenas o driver para a tua placa, na linha do configure inclua o parâmetro --with-cards=nome-do-driver-sem-snd- caso contrário, aproveite as letrinhas subirem na tela.

Como é só uma recompilação dos drivers a coisa acaba aqui, para recarregar o som, digite:
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/alsa-utils restart (deve ter uma ferramenta gráfica pra isso). Ou reiniciar o computador (mas isso é um costume de linuxer) ;)


Só por curiosidade:
O passo 6 do INSTALL não se aplica a você, você tem udev/devfs

No passo 7 o arquivo a ser editado é o /etc/modprobe.d/alsa-base no ubuntu

O resto você lê :)
« Última modificação: 24 de Junho de 2007, 02:18 por Mythus »
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2007, 15:30 »
Grande Mythus,,

Seguinte meu camarada, segui todos os seus passos, só que é o seguinte, o ubuntu pelo que eu entendi mal e porcamente o que estava escrito em inglês, é que cometi uma ação ilegal e por isso não poderia utilizar softwares proprietários por se tratar (o Ubuntu) de um software livre. Bom não dá para colocar escrito aqui tais inscrições  que foram colocadas pelo programa, porque simplismente reinstalei o ubuntu novamente e por isso vou começar tudo de novo!!!!
Tem um pessoal que diz que o "novo dá medo", mas para mim o novo é o novo é libertador é um outro caminho à seguir, e por isso eu vou nele meu compadre, vou refazer aquele caminho que tu me passaste, depois eu posto o resultado, muito obrigado cara, não só a você mas a toda a comunidade que sempre ajuda os inexperintes.
Fui!!

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2007, 17:00 »
Seguinte meu camarada, segui todos os seus passos, só que é o seguinte, o ubuntu pelo que eu entendi mal e porcamente o que estava escrito em inglês, é que cometi uma ação ilegal e por isso não poderia utilizar softwares proprietários por se tratar (o Ubuntu) de um software livre. Bom não dá para colocar escrito aqui tais inscrições  que foram colocadas pelo programa, porque simplismente reinstalei o ubuntu novamente e por isso vou começar tudo de novo!!!!
Tem um pessoal que diz que o "novo dá medo", mas para mim o novo é o novo é libertador é um outro caminho à seguir, e por isso eu vou nele meu compadre, vou refazer aquele caminho que tu me passaste, depois eu posto o resultado, muito obrigado cara, não só a você mas a toda a comunidade que sempre ajuda os inexperintes.
Fui!!

Acredito que você está com "o espírito" da coisa e isso é o mais importante. Sem a mente aberta, não rola mesmo.

Só acho que você entendeu errado quando ao uso concomitante de software gratuito e comercial, dá para usar os dois. Também dá para usar software proprietário, livre, fechado e aberto, também, tudo junto.

Algumas distinções:
Livre: tem todas as liberdades
Aberto: Pode ver o código
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2007, 14:25 »
Salve Mythus,
Finalmente resolvi o problema, foi só seguir suas instruções lá no início, e com bastante calma e tranquilidade, cheguei à conclusão.
A solução foi bem simples, deixei o canal do lado direito mudo (mute) do PCM e deixei em 90% da capacidade de captação e um abraço!!! um espetáculo!!!, muito obrigado Sensei Mythus.

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2007, 15:36 »
A solução foi bem simples, deixei o canal do lado direito mudo (mute) do PCM e deixei em 90% da capacidade de captação e um abraço!!! um espetáculo!!!, muito obrigado Sensei Mythus.
Você tirou um canal? Se você tocar um som stereo, e usar o balance a caixa direita não vai ficar muda?

Se der tudo certo, ótimo! Ajude outro com o mesmo problema quando aparecer :)

Abração
Qualquer coisa, estamos aí!
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2007, 16:14 »
Foi isso mesmo mestre, retirei um canal,  estou ouvindo todas as músicas que quero sem nenhum problema, as que tenho na partição do windows, meus cd's e sem problemas, agora vou tentar usar o microfone gravar algumas citações para ver como fica, se eu não conseguir te posto um e-mail pedindo socorro,muito obrigado pela ajuda.

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #25 Online: 20 de Agosto de 2007, 17:29 »
Meu irmaozinho, a soluçao para este bug da p5vdc-x  e outras placas mae asus ja foi postada neste forum.
Sugiro que pesquisem mais e sereis feliz em suas buscas.
A soluçao é esta:
 
> Editando o alsa-base
sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base    -> se estiver com o ubuntu

ou 

sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base     --> se estiver com o kubuntu

Encontrando a linha:
options snd-intel8x0m index=-2

Então substitua e coloque esta:
options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack


Reinicie o sistema e pronto!  Seja feliz

Offline kingu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como (configurar/ajustar) o som no Ubuntu
« Resposta #26 Online: 05 de Outubro de 2008, 09:10 »
Ola linux users, ;P

Tenho o mesmo problema com ruido no som,
tenho uma Cirrus Logic CS4281 rodando no alsa mixer. Nenhum dos controles do alsamixer me ajudaram porque o som infernal continua... rodo no win e o som fica perfeito. O que me deixa mais chateado é que semana passada comprei um subwoofer e não fico com bom som no linux...

Percebi que o ruido acompanha a o som tocado, quanto mais baixo menos ruido, quanto mais alto mais ruido...

Já tentei mutar todos os componentes do alsamixer, aumentar devagar cada um deles em separado e nada, o ruido continua lá...

Se puderem me ajudar...