Autor Tópico: "Ideologia, eu quero uma pra viver!!!"  (Lida 6162 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
"Ideologia, eu quero uma pra viver!!!"
« Online: 13 de Junho de 2007, 03:14 »
Li um depoimento recente - vários, pra ser sincero - ,  que me fizeram pensar como me parecem estranhos os ares de fanatismo em relação ao projeto ubuntu. Não sou dado a fanatismos, eles obscurecem mais do que esclarecem, prefiro sempre um posicionamento mais crítico.

Parece me que há uma confusão entre a filosofia do software livre em si - esta sim admirável -, com o que é o projeto ubuntu: Apenas mais uma distro, guiada por uma empresa, que investe para futuramente ter retorno finaceiro.

Lembremos que distribuir CD's de graça, posicionamentos pró-democratização da informática e o marketing social de uma forma geral, não passam de estratégias de... Marketing. Até ir ao espaço - além do provável prazer pessoal do Mark -  agregou mais atributos para exposição na mídia da marca "Ubuntu" e do linux em geral. Ótimo.

Ambos podem conviver (empresas e comunidades) no ambiente de software livre, com ganhos mútuos, e isso é legítimo. Só não me parece fazer muito sentido o enaltecimento de estratégias empresariais.

Lembremos que distros vem e vão. A Canonical apostou numa estratégia ousada, com pesados investimentos finaceiros, que talvez não dê certo. O ubuntu é apenas mais uma distro e pode um dia acabar. A fillosofia do software livre permanece. 

----------------------------------
PS

Conheci o linux a cerca de 6 meses através do ubuntu. Deixei o WinXP no primeiro mês.
Não acho o ubuntu a melhor distro e enxergo claramente suas várias e várias deficiências em relação à outras distros e ao próprio windows.
Dentre as distros que testei (mandriva, opensuse, biglinux...), o ubuntu me parece a mais limitada. Contudo foi a que melhor se adaptou ao meu hardware, e é a que tem a mais sólida comunidade, a quem eu posso recorrer em caso de dúvidas e contribuir/retribuir sempre que posso.
« Última modificação: 13 de Junho de 2007, 08:18 por gabriel0085 »

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: "Ideologia, eu quero uma pra viver!!!"
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2007, 09:47 »
Citar
Parece me que há uma confusão entre a filosofia do software livre em si - esta sim admirável -, com o que é o projeto ubuntu: Apenas mais uma distro, guiada por uma empresa, que investe para futuramente ter retorno finaceiro.

Eu nao entendo porque as pessoas acham que nao se deve ganhar dinheiro com Linux...a GPL possibilita a venda.

Citar
Lembremos que distribuir CD's de graça, posicionamentos pró-democratização da informática e o marketing social de uma forma geral, não passam de estratégias de... Marketing. Até ir ao espaço - além do provável prazer pessoal do Mark -  agregou mais atributos para exposição na mídia da marca "Ubuntu" e do linux em geral. Ótimo.

Eu nao acredito que o Mark esteja fazendo marketing...mas, e se tiver fazendo, qual seria o problema? Esta dando certo. Pelo menos eh uma proposta mais limpa do que do Bill Gates.

Citar
Ambos podem conviver (empresas e comunidades) no ambiente de software livre, com ganhos mútuos, e isso é legítimo. Só não me parece fazer muito sentido o enaltecimento de estratégias empresariais.

A comunidade ganha tecnologia. A nossa comunidade eh de tecnologia nao de Administracao. A Canonical nao precisa expor suas estrategias de mercado, qual seria o beneficio disto?

Citar
Lembremos que distros vem e vão. A Canonical apostou numa estratégia ousada, com pesados investimentos finaceiros, que talvez não dê certo. O ubuntu é apenas mais uma distro e pode um dia acabar. A fillosofia do software livre permanece. 

Talvez sim, talvez nao. Distros sem investimento financeiro vem e vao. Claro que o Ubuntu pode acabar, mas se for ter esta linha de pensamento, se a red hat e novell estao a tanto tempo no mercado, a Canonical pode se firmar tambem.
Temos que fixar o bug #1.

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: "Ideologia, eu quero uma pra viver!!!"
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2007, 11:52 »
à gabriel0085;
Estou a uns 5 ou 6 meses no Linux(quando consegui instalar e fazer funcionar o Ubuntu 6.10), atualmente uso o U.7.04 e tenho um grande interesse pelo slackware e Debian,mas vou esperar mais algumas centenas de páginas para me aventurar nestes...
Citar
Parece me que há uma confusão entre a filosofia do software livre em si - esta sim admirável -, com o que é o projeto ubuntu: Apenas mais uma distro, guiada por uma empresa, que investe para futuramente ter retorno finaceiro.
Nenhum Linux é mais importante ou maior que o[a] (filosofia,movimento,ideologia)conceito "Software Livre", este sim importante e que deve ser compreendido, admirado e alimentado pela comunidade.Pois como ja disse em um tópico neste forum é a maneira correta de se fazer softwares.

Citar
Lembremos que distribuir CD's de graça, posicionamentos pró-democratização da informática e o marketing social de uma forma geral, não passam de estratégias de... Marketing. Até ir ao espaço - além do provável prazer pessoal do Mark -  agregou mais atributos para exposição na mídia da marca "Ubuntu" e do linux em geral. Ótimo.

Ambos podem conviver (empresas e comunidades) no ambiente de software livre, com ganhos mútuos, e isso é legítimo. Só não me parece fazer muito sentido o enaltecimento de estratégias empresariais.
Eu não me importo de pagar por um software contanto que ele seja Livre,vejo o projeto Ubuntu como uma alternativa "Livre(software Livre)" ao Windows assim como muitas outras e os meritos da Canonical é justamente esta estratégia, as vezes duvidosa, mas aparentemente esta dando certo.Vamos deixar rolar e esperar;e que os usuarios aqui do forum não só aprendam Ubuntu,mas invistam na apredizagem do Linux e de Software Livre! Boa sorte pra todos nós!!
Ah! Muito bom o seu tópico gabriel, esse fanatismo tambem me preocupa, e as vezes é irritante!
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: "Ideologia, eu quero uma pra viver!!!"
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2007, 14:56 »
realmente gabriel0085
vc tem uma certa razão
nao podemos(eu inclusive no depoismento que fiz) esquecer do conceito de Software Livre!

bah... Mark ter retorno financeiro? é claro que ele nao ia gastar à toa, se eu fosse ele, iria querer apenas de volta o dinheiro que gastei no projeto.

depois comento mais