Autor Tópico: Instalando o Feisty no meu PC  (Lida 4095 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Instalando o Feisty no meu PC
« Online: 22 de Maio de 2007, 10:21 »
Bem, acho que nunca criei um depoimento aqui. Nem imaginei que faria isto. Já venho usando o Feisty no meu note  desde seu lançamento (e também em um PC onde trabalho, como teste), e tenho em casa um PC que tinha o Dapper instalado. Pois bem, o porque de ainda ter o Dapper? Esta versão foi a que me ajudou a convencer meu filho e esposa a usarem o Linux, além do que foi com ela que levei este sistema a outros PC's da família (pai, primos, irmã...). A instalação e configuração do Dapper foi tranquila e ele sempre foi uma rocha, sem travamentos, sem problemas, sendo que as minhas únicas dores de cabeça com ele foram:

  • Na instalação ele montou errado o arquivo /boot/grub/menu.lst. Tive muitos problemas e demorei mais que um dia para descobrir o que vinha acontecendo. No final tive que mudar a partição usada no arquivo (de hd2,2 para hd0,2) e também reinstalar o grub.
  • Minha placa de vídeo. Esta demorei um pouco para configurar. Li muito, pesquisei muito (não sou de criar tópicos com meus problemas aqui não) até que consegui colocar pra funcionar.

Já que falei da dificuldade com a placa de vídeo, e com o GRUB (acho que devido ao meu hd SATA) vou postar, em linhas gerais, a configuração do meu PC.

  • Processador: Athlon XP 64 3000+
  • Placa Mãe: Asus k8v-se Delux
  • RAM: 2 Gb DDR (1 pente de 1 Gb e 2 de 512 Mb)
  • HD 1: Sata 120 Gb (Onde esta o Ubuntu e....)
  • HD 2: Sata 80 Gb
  • HD 3: IDE 160 Gb
  • HD 4: IDE 80 Gb
  • Gravador DVD LG
  • Combo LG
  • Placa de Vídeo: ATI Radeon 9600 Pro 256 mem.
  • Multifuncional HP Deskjet F380
  • etc, etc, etc....

Pois bem, depois da saga que foi instalar e configurar o Dapper veio o Edgy. Promessa de maior rapidez, e a vontade de ver o novo me fizeram baixar a ISO do sistema, só que nunca consegui usar ele neste PC, já que o LiveCD nunca carregou. Bem, como não carregou e como tinha tido problemas achei por bem não instalar. Então veio o Feisty, e neste ponto já vinha testando o Edgy no trabalho e usando num note recém adquirido. Com aquele aviso de uma nova versão no Gerenciador de Atualizações não tive como não fazer a migração nestes equipamentos, que ocorreu de forma tranquila. Só que minha esposa começou a reclamar que o nosso PC (com Dapper) estava mais lento que o note, e que o firefox era pior, sem contar outras coisas, mas ainda assim eu relutei em instalar. Esta noite não teve jeito, queimei um CD e usei ele no boot, e não tive problemas, então fiz um backup de /home, /boot/grub/menu.lst, e /etc/X11/xorg.conf e tomei coragem. Com isto posso dizer que:

  • O particionamento é diferente (apesar de usar o Feisty esta era minha primeira instalação limpa), mas mesmo assim nada de novo na instalação.
  • a instalação ocorreu de forma rápida e tranquila.
  • Tive os mesmos problemas com o GRUB, mas já esta fácil de corrigir isto para mim.
  • Com o sistema aberto descobri que no arquivo /etc/X11/xorg.conf já existia uma menção à minha Placa de Vídeo. Ainda não fiz maiores testes, mas sei que na opção de Drives Restritos a entrada não esta instalada. De qualquer forma até o Google Earth abriu aqui.
  • Resolução do vídeo correto.
  • Instalei tudo que uso normalmente, apenas com um clique. Não sei porque (nem se é normal) mas os repositórios Restrict e Multiverse já vieram habilitados.
  • Com a impressora também não tive problemas. Nada de ter que baixar e instalar Drives, apenas ir clicando em próximo, próximo até concluir.
  • Scanner ok.
  • Até o ntfs-3g esta instalado e configurado sem problemas, coisa que nem tentei no Dapper

Com isto só posso falar que não tive problemas (fora o do GRUB que já era esperado) e nem teve graça (hehehe).  A coisa toda foi realizada de forma rápida e agora me resta apenas descobrir se vou deixar a placa de vídeo como esta, ou vou instalar os drives restritos; além de saber se finalmente terei coragem de usar (pela primeira vez) os efeitos 3D, que nunca experimentei por medo de perder a estabilidade.

Sei que a coisa é tranquila, foi realmente feita para que iniciantes não tenham problemas (e é assim mesmo que tem de ser), e acho que realmente deve estar dando dor de cabeça a outras empresas produtoras de Sistemas Operacionais.

Usem o Feisty, vale a pena!
« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 10:29 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!