Autor Tópico: Easy Ubuntu / Automatix  (Lida 10116 vezes)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Easy Ubuntu / Automatix
« Online: 25 de Novembro de 2005, 06:00 »
To fazendo um mixer de Easy ubuntu + Automatix e gostaria de saber de vocês que programas mais costumam instalar quando tem que reinstalar o sistema e as configurações mais chatas de se fazer a idéia de deixar o script para assim que se reinstalar o sistema ele automatize toda a configuração. Pretendo ter uma versão para download hoje ainda até umas 19:00 se nada atrapalhar. Assim que tiver pronto posto o link.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Easy Ubuntu / Automatix
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:09 »
Bem,
Para mim, o essencial numa instalação básica é o seguinte:
- fontes windows
- codecs (mp3)
- gnomebaker (mas que funcione no 5.10) senão o próprio K3B
- Java (de preferencia o da Sun, dá para usar o wget para baixar, acho que o link é fixo)
- RealPlayer
- plugins do firefox (java,realplayer, flash, e totem (outros videos))
- Acrobat Reader e Plugin para o Firefox

Mas uma pergunta, o Automatix não é bem mais completo que o Easy Ubuntu? Se você fizer um mix, vai sair um Automatix, não?
Egg

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Easy Ubuntu / Automatix
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:56 »
Eu prefiro o jeitão do Easy Ubuntu e to pondo algumas opções de edição de arquivo e fazendo usar um sources.list pro sistema pra não ter problemas de ter que ficar trocando sources.list. Então resumindo to pegando o jeitão de um com algumas coisas do outro e coisas novas minha como ele editar arquivos mudando linhas exatas dentro do arquivo e restaurando o source.list
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Easy Ubuntu / Automatix
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2005, 11:18 »
Sabe que tenho uma sugestão.

Só não sei se é facil ou dificil de implementar.

Criasse um botão ou algo assim que fizesse um update no script baixando da internet uma nova versão ou que ele automaticamente verificasse se existe uma nova versão (com sources.list atualizado, novos aplicativos não instalaveis via apt).

E separasse a instalação por sessões. Tipo:
- multimidia (codecs, players de video e mp3, gravadores de cds e dvds, conversores (avidemux, encoders mp3), streamtuner, amarok, vlc),
- hardware (drives de placas de video ati,nvidia)
- sistema (fontes, java)
- internet (discador grafico PPP, browsers, mensegers, compartilhadores)
- Desenvolvimento (compiladores, ide, linguagens)
- Servidor (php, mysql/postgresql, apache, phpmyadmin, samba, webmin)

A idéia é selecionar poucas caixas (no máximo umas 6 ou 7) e instalar um monte de coisa automaticamente.
Daria para incluir um monte de outros programas em outras sessoes tipo scribus, beagle, qcad, gftp, gerenciadores de downloads, drives ODBC, jogos, gdesklets, por a funcionar o scanners de multifuncionais hp, etc...

Claro que eu acabei complicando as coisas mas é só uma sugestão.

Se você quiser alguma ajuda, dentro dos meus limites, pode contar comigo.
Egg

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Easy Ubuntu / Automatix
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2005, 11:29 »
Fazendo isso estaria igual ao adicionar programas.. a ideia do script é automatizar o pos-install de coisas chatas e nao um instalador de programas.. que ja tem no ubuntu e são ótimos mas a ideia de versão eu gostei.. não sei como fazer ainda mas gostei. vou ver o que da pra fazer e dividir por sessões tambem parece uma boa. Sobre o multi HP ja ta na minha lista, tenho um tambem
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Easy Ubuntu / Automatix
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2005, 12:04 »
é.

muita coisa que coloquei ali da para fazer facilmente com o synaptic ou adicionar programas, mas eu tenho que ir lá e selecionar um por um (que é meio sacal), sem falam falar que as vezes a gente esquece de instalar um programa que usava antes, tem que ir lá, abrir o synaptic denovo e instalar.

Se pudesse fazer tudo isso com um clique apenas ia ficar feliz. Mas claro, apenas para aqueles programas de uso geral, os que não são de uso geral, dai sim, instalar pelo synaptic.

O problema é definir os programas que são de uso geral. O que é de uso geral para um pode não ser para outro.
Egg