Autor Tópico: Aprenda a programar em 10 anos  (Lida 32764 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #45 Online: 21 de Agosto de 2007, 22:54 »
po! valeu!  :-[ pode usala sim sem problemas.

tá lá  ;) vlw
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #46 Online: 21 de Agosto de 2007, 23:04 »
Com certeza, lendo afoitamente tudo aqui!

eu entendi celsofaf, caminho A ou caminho B, são as condições que na C seria IF ..  caso uma avenida esteja cheia ( condição ) pegar outra rota ( ação ), e ainda ELSE IF para caso a segunda rota esteja cheia também ( condição ) você arremessa o carro no viaduto ( ação 2 ).. haha brincadeira

Sim, vou seguir sua dica a risca, vou estudar mais um pouco do algoritmo, dei uma passada breve nela quando vi lógica de programação.. tomado pela ansiedade de começar a escrever as linhas de código não fui muito afundo com algoritmos, mas vou voltar, e acho que to começando a entender melhor...

é um novo nível de percepção nesse aspecto, vou estudar até me sentir capaz de entender bem e aplicar isso naturalmente sem me esforçar, ai sim começo a tentar me envolver com alguma linguagem, que como você falou, vem naturalmente até mim, claro que vou pesquisar para que isso acontece!

Obrigado pelas dicas e pela força, grandes humanos vós sois!

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #47 Online: 23 de Agosto de 2007, 14:11 »
esfinge so mais uma dica, se tu começar a pensar que ta ficando louco naum se preocupe isso é normal :)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #48 Online: 23 de Agosto de 2007, 14:49 »
esfinge so mais uma dica, se tu começar a pensar que ta ficando louco naum se preocupe isso é normal :)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade  :D  :D  :D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #49 Online: 23 de Agosto de 2007, 19:33 »
BWhahahahaHhAHahA!!

ok, pode deixar, num vo me internar num hospício quando acontecer  ;D

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #50 Online: 03 de Setembro de 2007, 17:46 »
Eunir, sei que é chato isso, não queria te incomodar muito, mas você pode me dar umas dica? ;D

Lí o artigo indicado na primeira menssagem desse tópico, eu pretendo criar um jogo algum dia... mas não sou programador, então sempre procurei me informar qual liguagem eu (um completo leigo) deveria aprender facilmente para começar a criar pelo menos um jogo 2D, mas acabei de perceber que pra programar com eficiência leva anos de experiência e convívio com outros programadores, quero aprender só por curiosidade e para dar início real ao meu projeto, pois o que gosto mesmo é de coordenar e desenhar. Mas será que vou sofrer preconceitos por ser apenas um "simpatizante" da programação? Por que pretendo aprender só o suficiente para dar início real ao meu projeto, depois vou apenas fazer o que eu mais gosto: Administrar, coordenar e desenhar.

Eu conheço as Engines integradas como a Unreal Engine por exemplo, que são famosas e usadas pra fazer muitos jogos de Playstation 2 por exemplo, essas Engines tem o GUI, que acho que é mais prático pra quem não quer se envolver muito como eu. Mas entendo, isso é muito pra mim, então encontrei o Glade do GNOME, queria saber se é possível eu fazer alguma coisa interessante nele mesmo sendo um completo leigo, já que livros não ajudam muito, mas será que é possível de qualquer forma? Quero começar fazendo um jogo 2D, que rode no Linux somente. Tipo, só quero fazer do gênero RPG, pois joguei esse estilo durante toda a minha vida de Gamer e quero fazer somente RPGs. Será que um leigo como eu pode fazer algo assim? É possível começar sozinho?

Desde já, muito obrigado.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #51 Online: 03 de Setembro de 2007, 18:54 »
Kernel eu estudei Python por um mês e fiz um jogo em duas semanas... isso seguindo um guia de como usar a biblioteca py-game, o jogo era bobo em 2D estilo worms, fiz as ilustrações no inkscape e o resultado foi otimo, como não é meu objetivo não me aprofundei mais nisso e parei para estudar outra coisa.

Então ta ai a dica, Python com o py-game  ;)

Sem falar que é multi-plataforma ^_^

.. bem o glade é um construtor de interface, ele não faria nada em jogo a não ser criar um menu com as opções etc.. mas isso baseado no seu codigo, ou seja, o glade nada mais é do que o construtor de interfaces.

Um bom exemplo disso é o Xadrez do gnome, vai la e abra o jogo, o tabuleiro é feito em GTK o menu superior é feito no glade ( não tenho certeza ) e o jogo foi escrito em Python.

Boa sorte no seu projeto amigo!  ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #52 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:21 »
Eunir, sei que é chato isso, não queria te incomodar muito, mas você pode me dar umas dicas? ;D
(...)
Mas será que vou sofrer preconceitos por ser apenas um "simpatizante" da programação? Por que pretendo aprender só o suficiente para dar início real ao meu projeto, depois vou apenas fazer o que eu mais gosto: Administrar, coordenar e desenhar.
(...)
quero fazer somente RPGs. Será que um leigo como eu pode fazer algo assim? É possível começar sozinho?

Desde já, muito obrigado.

grande kErNeL_sCrIpT, q isso! não é incômodo algum.  :D

na verdade, o super Esfinge disse tudo no tópico acima do meu  ;)

agora, qto à preconceito, eu não to nem aí com o que dizem, e se eu achasse que estaria sofrendo preconceito nesse forum, por exemplo, eu mandava ir a *&%$*#@ e procurava outro lugar com pessoas mais humanas e evoluídas

entendeu? se vc sofrer algum preconceito em algum lugar, sinceramente, não se preocupe com isso: serão uns Trolls, independente do SO utilizado por eles

meu primeiro jogo foi um Jogo da Velha em Pascal, há 2 décadas atrás  :D  :D  :D eu sou uma sucata msmo  :-\

depois disso fiz um jogo da memória, e então tentei compilar um xadrez em C/C++, mas passei tanta raiva que desisti do projetinho, na época... rsrsrs não me aprofundei na area de jogos, mas acho muito interessante, e vc tem uma qualidade importantíssima: vc é humilde o suficiente para aceitar idéias novas e superar teus limites  :D te admiro por isso  ;)

no dito popular: dá uma pesquisada em pessoas com interesses afins: vai das pesquisas por grupos até os "orkuts" da vida, q vc acha algo útil  ;)

espero ter ajudado em alguma coisa, amigão  :-\

[ ]s grande kErNeL_sCrIpT
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #53 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:34 »
Pra completar, kErNeL_sCrIpT da uma olhada nisso aqui.

http://themanaworld.org/

é um mmorpg em 2D, pra caso você queira ter um exemplo, pois apesar de ser 2D é bem divertido.

E lembrei que existem ferramentas para fazer jogos sem precisar mexer no código, não lembro do nome mas um jogo feito usando esse sistema é o KQ que tem nos repositórios do ubuntu, depois vou pesquisar pra ver se acho, e  avise quando tiver um jogo pronto para nós jogarmos.

 ;D ;D

Edit: corrigidos erros gramaticais -_-
« Última modificação: 03 de Setembro de 2007, 20:38 por Esfinge »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #54 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:10 »

grande kErNeL_sCrIpT, q isso! não é incômodo algum.  :D

na verdade, o super Esfinge disse tudo no tópico acima do meu  ;)

agora, qto à preconceito, eu não to nem aí com o que dizem, e se eu achasse que estaria sofrendo preconceito nesse forum, por exemplo, eu mandava ir a *&%$*#@ e procurava outro lugar com pessoas mais humanas e evoluídas

entendeu? se vc sofrer algum preconceito em algum lugar, sinceramente, não se preocupe com isso: serão uns Trolls, independente do SO utilizado por eles

meu primeiro jogo foi um Jogo da Velha em Pascal, há 2 décadas atrás  :D  :D  :D eu sou uma sucata msmo  :-\

depois disso fiz um jogo da memória, e então tentei compilar um xadrez em C/C++, mas passei tanta raiva que desisti do projetinho, na época... rsrsrs não me aprofundei na area de jogos, mas acho muito interessante, e vc tem uma qualidade importantíssima: vc é humilde o suficiente para aceitar idéias novas e superar teus limites  :D te admiro por isso  ;)

no dito popular: dá uma pesquisada em pessoas com interesses afins: vai das pesquisas por grupos até os "orkuts" da vida, q vc acha algo útil  ;)

espero ter ajudado em alguma coisa, amigão  :-\

[ ]s grande kErNeL_sCrIpT

Que isso amigo! Sucata nunca!!!! Sábio é a palavra certa! ;) Quem me dera ter esse conhecimento todo! ;D

Digo o mesmo de você amigo, te admiro e te respeito por ser uma pessoa com muita disposição, energia e disposto a ajudar por pura boa vontade, sinto orgulho de chama-lo de amigo!!

Muito obrigado amigos Esfinge e Eunir!!!! ;D Vou mastigar as dicas!!!!

Esfinge, a ferramenta que você falou é o RPG Maker? Já o usei, mas agora acho que é pago... e acho que só tem pro Ruindow$...=(

Se vocês souberem de algo parecido com ele para o Linux por favor me avisem. Já revirei a net mas tá difícil...

Desculpa a amolação novamente... mas queria saber mais sobre esse GTK, onde posso encontrar informações?

Muitíssimo obrigado amigos!! ;D
« Última modificação: 03 de Setembro de 2007, 21:15 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #55 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:33 »
Não, não era o rpgmaker... era outro, um open source, e so para linux, ainda não achei, mas vou procurar melhor.

o GTK até onde sei é a biblioteca que o gnome usa para controlar suas janelas..mas não tenho muita informação sobre.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #56 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:40 »
Digo o mesmo de você amigo, te admiro e te respeito por ser uma pessoa com muita disposição, energia e disposto a ajudar por pura boa vontade, sinto orgulho de chama-lo de amigo!!
Muito obrigado amigos Esfinge e Eunir!!!! ;D Vou mastigar as dicas!!!!
(...)
mas queria saber mais sobre esse GTK, onde posso encontrar informações?

cara, eu que agradeço pela tua consideração  :D  :D  :D

o básico do básico sobre GTK, Esfinge e kErNeL_sCrIpT: http://pt.wikipedia.org/wiki/GTK  ;)

qto ao ambiente para jogos rpg, sei que o Esfinge te ajuda bem + que eu  ;)

abraçao pra ti. t++
« Última modificação: 03 de Setembro de 2007, 21:41 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #57 Online: 04 de Setembro de 2007, 00:17 »
Esfinge e Eunir, muito obrigado mais uma vez!!!! ;D Me ajudaram muito! Vou mastigar as dicas avidamente!

Valeu mesmo, abraço a todos e até mais.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #58 Online: 04 de Setembro de 2007, 09:17 »
Opa, Kernel meu patrão deu-me uma folga hoje  ;D

Procurei aqui pelos criadores de games e o resultado foi melhor que o esperado, ok vou cita-los:

AgiStudio - Esse é de uma engine feita pela Sierra, 3D então acho que deve ser complicado e demorado de fazer algo nele.

Arkrpg - Esse acredito que vai te satisfazer, pois como tem dizendo na descrição basta criar os modelos os cenários e sair desenvolvendo a historia. Veja a descrição que tem no synaptic:
Citar
roleplaying kernel
Arkrpg is a powerful and flexible framework to create
(networked/single player) role playing games, without having to write a
single line of C++
. All the user has to do is to create game data (models,
textures, world)
, and define the behaviour NPCs, in Lua. The engine contains
a full outdoor 3D engine, with support for skeletal animation, and
triangle-accurate collision detection. It also contains tools to create world
and quests, and loaders for the most common low-polygon 3D formats.

This package provides binaries needed to use the kernel.

Crystal Space - Esse é mais para criar as animações em 3D, e depois usa-las na engine, pelo menos foi isso que eu entendi pela descrição:

Citar
Multiplatform 3D Game Development Kit
Crystal Space is a free 3D game toolkit. It can be used for a variety
of 3D visualization tasks. Many people will probably be interested in using
Crystal Space as the basis of a 3D game, for which it is well suited.
It is divided in a main package containing engine, a dev package
containing dev related utilities, a doc package containing extended html
documentation.

Esses são os mais interessantes que achei, teve outros, so que iria ficar muito grande o post, então é isso amigo, da uma testada ai, qualquer coisa estamos ae, sabes que eu me interesso por código, portanto me chame se precisar, que eu posso tentar ajudar, ou até formarmos um projeto quem sabe!

As possibilidades são inúmeras, tem a engine de quake que agora é GPL, tem a do cube, esses 2 são mais complexas pois são em 3D, tem também as alternativas mais simples em 2D com o libalegro e guichan... enfim, está bem servido de ferramentas de produção de games e tudo ou grande parte opensource  ;D

Vamos que vamos! ( adoro roubar frases do Eunir >: )

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #59 Online: 04 de Setembro de 2007, 09:53 »
Esfinge! MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Caraca, valeu mesmo, mais uma coisa:

Você está oficialmente convidade para o meu projeto! ;D Sério, trabalha com a gente? É sem pressão e sem pressa, é só uma diverssão que eu pretendo transformar em profissional mais tarde, mais por enquanto é só por diverssão e aprender a usar as ferramentas, eu estou atualmente com um colega no projeto, ele é programador iniciante em Pascal/Delph.

Quake Engine e Cube Engine GPL ???, já tinha ouvido falar, mas não "conseguia" acreditar hehehe, Tamo feito! ;D

Valeu mesmo, tenho que roubar essa frase do nosso amigo Eunir também: "Vamos que vamos!"

Vou testar os programas agora mesmo! (Hoje tá chuvendo aqui, minha net é à rádio... :'( vai demorar pegar no tranco... :'( )

Abraço e até mais.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 10:04 por kErNeL_sCrIpT »