Autor Tópico: Aprenda a programar em 10 anos  (Lida 32773 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #30 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:40 »
ei, eu nao sou o Barrichello nao!!!  :D  :D  :D

hehehehhehe respeito o pto de vista de todo mundo, e nem acho que sou dono da razão nao, mas pé-de-chileno é duro, hein? rsrsrs

abraçao pra vcs  ;) t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #31 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:24 »
nnnn.. eu falei que gostei so pela parte que me toca.. não te chamei de pé de chinelo não hehe

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #32 Online: 13 de Agosto de 2007, 21:24 »
tranquilo  :D abraçao, Esfinge
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #33 Online: 21 de Agosto de 2007, 10:35 »
"Aprenda a programar em 10 anos!"
 :-[  ???  ::)  :-\

Sim, acredito ser possivel aprender  a programar em muito menos tempo, e geralmenete é o que acontece; mas em relação a essencia do artigo muito bem descrita(mais de uma vez) pelo amigo eunir, é que é fato que se voce é um bom programador em 1 ano sera melhor em 2 5 ou 10 anos; pois a experiência(a vivencia descrita pelo amigo eunir) é de um valor incalculavel;

Um programador com 1 ano dedicados a programar(ção), com um talento notavel acima da média não é melhor do que um programador que não esta acima da média mas com 10 anos ou mais, tanto é que a experiência é algo que pesa e muito no seu curriculo na hora de conseguir um emprego;

Aprenda a programar no seu tempo e então aprenda a programar em 10 anos;
OBS: Hoje tenho 24 anos, percebo que era bem mais idiota a 3 anos atras e tenho certeza que daqui a 10 anos vou ser bem menos idiota e se Deus quiser e se eu continuar querendo tambem vou ser um programador melhor.
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #34 Online: 21 de Agosto de 2007, 13:35 »
a experiência é algo que pesa e muito no seu curriculo na hora de conseguir um emprego;

isse, grande mdea, é um dos sintomas do fenomeno descrito pelo autor do artigo  ;)

se Deus quiser e se eu continuar querendo tambem vou ser um programador melhor.

vai sim, garoto! pq vc captou aquilo que muitos programadores descobrem depois de 5 a 7 anos batendo a cabeça! vc entendeu a logica da coisa!  :D  :D parabens!

fala a verdade, mdea, é dificil explicar isso, neh? a gente acha que não, mas vai tentar explicar, que não sai nada....  :P

[ ]s, e boa sorte, amigo. t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #35 Online: 21 de Agosto de 2007, 13:52 »
até que num é difícil de entender... difícil é explicar mesmo... mas o que eu temo é se vou conseguir aprender sozinho.. sem nenhum curso, so estudando por conta própria entende?

 ::)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #36 Online: 21 de Agosto de 2007, 14:13 »
e quem disse q vc tah sozinho, Esfinge?

ó nóis aqui, mermão!!!  :D  :D  :D

diz aí o q tu precisas, que o que estou aprendendo no inks devo tbm a vc

uma mão lava a outra, e as duas lavam o focinho... heheheheeh essa foi do tempo da minha avó rsrs

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #37 Online: 21 de Agosto de 2007, 18:18 »
Citar
fala a verdade, mdea, é dificil explicar isso, neh? a gente acha que não, mas vai tentar explicar, que não sai nada....

 :o !Ooo! é mais facil aprender a programar em 10 anos  ;D

Citar
mas o que eu temo é se vou conseguir aprender sozinho.. sem nenhum curso, so estudando por conta própria entende?
Bem vindo ao clube  ;D ; /*Fiz um ano de faculdade mas por falta de juizo, paciencia e grana acabei por abandonar o curso, percebi que ter um professor ajuda(as vezes atrapalha  ;D ) e que os melhores professores escrevem Livros e vc pode aprender com eles, porem, vai precisar de muita força de vontade e o dobro de diciplina, durante varios momentos você vai pensar em desistir e é nesses momentos que você vai descobrir se quer ser um programador*/
Ah! você não esta sozinho , mesmo que quizesse  :D ;
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 18:27 por mdea »
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #38 Online: 21 de Agosto de 2007, 18:43 »
até que num é difícil de entender... difícil é explicar mesmo... mas o que eu temo é se vou conseguir aprender sozinho.. sem nenhum curso, so estudando por conta própria entende?

Se você tiver dedicação e souber como procurar as respostas às suas dúvidas (e como pedir :D), não vejo porque não conseguirá.

Aprender a programar é 1% de inspiração e 99% de suor: ou seja, 99% de nádegas na cadeira do computador - e da escrevaninha, sim! - lendo, estudando, tomando notas, codificando...
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #39 Online: 21 de Agosto de 2007, 18:46 »
até que num é difícil de entender... difícil é explicar mesmo... mas o que eu temo é se vou conseguir aprender sozinho.. sem nenhum curso, so estudando por conta própria entende?

Se você tiver dedicação e souber como procurar as respostas às suas dúvidas (e como pedir :D), não vejo porque não conseguirá.

Aprender a programar é 1% de inspiração e 99% de suor: ou seja, 99% de nádegas na cadeira do computador - e da escrevaninha, sim! - lendo, estudando, tomando notas, codificando...

muito bem dito!  ;)
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #40 Online: 21 de Agosto de 2007, 19:04 »
ah! obrigado a todos pela força, isso sem duvida é uma grande motivação!

E sim quero muito aprender a programar, comecei lendo um livro on-line de C++ em inglês e não tava tendo muitos progressos, dai li aqui mesmo no forum, se num me engano nesse próprio post ( não lembro ) que o ideal seria primeiro aprender lógica de programação..

Segui a dica e realmente foi um passo importante sobre as VAR, IF, ELSE e ELSE IF etc.. então comecei a estudar um livro de C em português, isso foi semana passada então ainda ta cedo.. mas pelo menos entendo os exemplos e consigo modifica-los..

Agora, continuando nesse ritmo o tempo vai dar conta de mim neh? e como o mdea falou

Citar
durante varios momentos você vai pensar em desistir e é nesses momentos que você vai descobrir se quer ser um programador

essa frase foi genial! .. vou prestar bem atenção nesse momentos!

então é isso! agora sei que é possível aprender por conta própria, estou confiante e logo logo apareço aqui com uns probleminhas viu Eunir
hahahaha

Novamente Obrigado  ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #41 Online: 21 de Agosto de 2007, 20:39 »
Aprenda a programar no seu tempo e então aprenda a programar em 10 anos;

Essa foi a frase mais inteligente que li nesse forum  ;) se me permite, posso colocá-la na minha assinatura?  :D  :D

Aprender a programar é 1% de inspiração e 99% de suor: ou seja, 99% de nádegas na cadeira do computador - e da escrevaninha, sim! - lendo, estudando, tomando notas, codificando...

Isso é fato! Hoje em dia o Arch Linux me força a isso, e daqui uns dias vou ter que me registrar no forum deles pra tirar duvidas (por enqto tá indo)

Afinal, Celso, como vc msmo já disse por lá: as coisas simples não significam que são as mais faceis, neh? (foi vc msmo quem disse isso, nao foi?  ;))

estou confiante e logo logo apareço aqui com uns probleminhas viu Eunir

hehe Esfinge, vc nao imagina a bateria de duvidas de inkscape que eu to montando pra vc esclarecer pra mim  :D  :D  :D  :D  :D

e citando eu msmo aí em cima (acho que sou o unico que cita a si msmo  ;))

uma mão lava a outra, e as duas lavam o focinho... heheheheeh essa foi do tempo da minha avó rsrs

hehe [ ]s pra vcs
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 20:43 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #42 Online: 21 de Agosto de 2007, 22:29 »
Esfinge, eu sou a pior pessoa do mundo para te dizer se você deve começar com C, C++, lógica, Python ou seja lá o que for. Mas uma coisa eu acho que deve estar na alma de todo e qualquer programador: saber algoritmizar as coisas. Sugiro a você, fortemente, que estude um pouco sobre o que é um algoritmo. Entenda bem. Veja milhares de exemplos. Tente entender quando um processo é algoritmizável ou não. E, mais importante: tente enxergar o que você puder como um algoritmo para conseguir algum resultado. Por exemplo: qual é o algoritmo que te faz decidir num certo dia ir ao trabalho pelo caminho A e, no outro, pelo caminho B? Quais são as variáveis envolvidas? Quais são as decisões a serem tomadas? Etc etc etc.

Isto aqui é para mostrar que é crucial, antes de saber programar em alguma linguagem, saber programar no papel (e, é claro, na mente). O que você quer do programa que está pensando em fazer? Como deve ser um esquema básico de funcionamento? Depois de ter feito um esquema básico, como deve funcionar cada parte especializada? E cada subparte mais especializada ainda dessa parte especializada? Etc etc... Faça rabiscos, contas, gráficos, fluxogramas, setas... Lembre-se: o papel aceita tudo, e é um grande aliado. Abuse dele.

Repetindo: tenha os algoritmos na sua alma. E isso não depende de linguagens de programação; tampouco é algo que se aprende em pouco tempo. Sim, pode levar 10 anos, mas tome como prioridade número zero. Pois, sabendo transformar seu problema computacional num algoritmo eficiente, a linguagem para implementá-lo será escolhida por ti por mera conveniência.

Afinal, Celso, como vc msmo já disse por lá: as coisas simples não significam que são as mais faceis, neh? (foi vc msmo quem disse isso, nao foi?  ;))

De fato eu já disse isso. Uma coisa é simples quando ela não tem firulas, quando o funcionamento dela é bem simples e depende de poucas coisas, quando está pouco engordurada. E isso tudo, obviamente, não significa necessariamente facilidade.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 22:36 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #43 Online: 21 de Agosto de 2007, 22:38 »
De fato eu já disse isso.

eu sabia que tinha lido vc dizer isso em algum lugar  ;) acho que foi no forum do Arch msmo  :D  :D  :D

Esfinge, vai captando o que o Celsofaf tá dizendo pq ele tá corretíssimo  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Aprenda a programar em 10 anos
« Resposta #44 Online: 21 de Agosto de 2007, 22:48 »
Citar
Citação de: mdea em Hoje às 10:35
Aprenda a programar no seu tempo e então aprenda a programar em 10 anos;

Essa foi a frase mais inteligente que li nesse forum   ;) se me permite, posso colocá-la na minha assinatura?   :D :D

po! valeu!  :-[ pode usala sim sem problemas.
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire