Autor Tópico: Gaim muda de nome: Pidgin  (Lida 8942 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Gaim muda de nome: Pidgin
« Online: 07 de Abril de 2007, 23:52 »
Via: Slashdot (http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=07/04/07/2014230&from=rss). Tradução minha:

"Anunciado nas mailing lists do Gaim hoje cedo, o projeto Gaim está sendo renomeado (http://sourceforge.net/mailarchive/forum.php?thread_name=20070407135734.GB2776%40pidgin.im&forum_name=gaim-i18n). Isso segue um durador e, infelizmente, secreto processo legal com a AOL, que também não permitiu qualquer lançamento de código à exceção de betas. O projeto será agora conhecido como Pidgin IM (http://pidgin.im/), o desenvolvimento está sendo migrado da sourcefourge.net também e agora é hospedado em developer.pidgin.im (http://developer.pidgin.im/)."

   Fiquei surpreso com essa notícia, até pensei que fosse um 1º de abril atrasado, mas olhando a homepage do projeto não parece ser brincadeira de forma alguma. O Gaim vinha se desenvolvendo a passos bem lentos, talvez agora fique mais claro o porquê. Esse é meu mensageiro padrão desde que uso o Windows, e certamente vou continuar usando-o independente do nome, se continuar satisfazendo minhas necessidades. Vou torcer pra que toda essa mudança dê um novo folego pro projeto, e que o mensageiro padrão do Gnome à partir de agora tenha um desenvolvimento mais rápido e se torne cada vez mais completo e funcional. Aqui o link na Wikipedia em inglês, já se referindo ao Gaim com seu novo nome: http://en.wikipedia.org/wiki/Pidgin_(instant_messaging_client). Na Wikipédia brasileira, neste momento em que posto a notícia, ainda está o nome Gaim.

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2007, 00:23 »
Ow tomara que avance mesmo, tava fraco o desenvolvimento, tanto que mudei pro gajim a um tempo, tô gostando..vamos ver se o retorno do projeto não me faça retornar para ele! ehehe Todo projeto é bem vindo né!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Darcamo

  • Visitante
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2007, 05:32 »
Citar
Ow tomara que avance mesmo, tava fraco o desenvolvimento, tanto que mudei pro gajim a um tempo

Li a notícia no link e pelo que entendi isso até explica porque o desenvolvimento estava lento. A AOL podendo ir melhorar os produtos deles (nunca fui com a cara da AOL) vem importunar um IM open source.
É como participar de uma corrida com os pés amarrados. Mas espero que essa mudança quebre as correntes e deixe o gaim, ou melhor, o Pidgin evoluir como deveria.

Só não sei ainda qual o significado desse nome que escolheram. :)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2007, 07:49 »
AOL é a mão de pica digital haha
Botou a mão em algo e logo f...
Netscape, ICQ, Winamp e agora o Gaim...

hahahahaha
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

arlei

  • Visitante
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2007, 09:45 »
Cara,

quando vi isso circulando pela lista LoCoTeam (Lista Ubuntu-BR) primeiramente havia achado que era primeiro de abril, mais agora vi que é sério mesmo. Saiu até um post no Planeta do André Noel sobre esta notícia.

T+
Arlei

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2007, 13:43 »
O Gaim sempre foi meu mensageiro preferido para Linux. Nunca fui com a cara do kopete, do mercury ou até mesmo do aMSN. Acho que agora o desenvolvimento avança. Lembrando que a versão beta 6 está muito boa e acho que poderia ser considerada uma versão estável.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2007, 14:30 »
TOmara q o pidgihn  melhore com isso ^^
Sempre o usei,mas ultimamente tenho usado o amsn q é mui feio ,mas tem foto emoticon persolnalizado e umas outras frescurinhas ;)
Alem d q o gaim vivia fechando sem razão =p

Mas acho o gaim,ops o pdgin melhor,e espero q avance mais ^^

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2007, 14:40 »
   Opa, postei isso aqui em Notícias, mas já que me convidaram pra uma xícara de Café, ficamos por aqui então... ;D

   Pois é, o Gaim/Pidgin já estava em versão beta faz muito tempo, e agora está bem clara a razão. Eles estavam simplesmente impedidos de lançar uma versão final do mensageiro, em função dessa disputa envolvendo os direitos de uso do nome com a AOL. Vejam o que está escrito na página do Pidgin (http://pidgin.im/):

Citar
Getting a settlement with AOL has taken FAR FAR longer than we would have ever guessed. On legal advice, we have refrained from any non-beta release during this process as a show of good faith, and to keep AOL from giving up on it. Again, on legal advice, we have also kept this information closely controlled.
"Chegar a um acordo com a AOL levou MUITO MUITO mais tempo do que podíamos imaginar. Por aconselhamento legal, nós freamos o lançamento de qualquer não-beta como uma demonstração de boa vontade, e para que a AOL desistisse. Novamente, por orientação legal, nós também mantivemos essa informação sob controle."

   Isso explica o porquê do Gaim estar a tanto tempo em versão beta. Eles simplesmente estavam impedidos de lançar uma versão final do mensageiro.

Só não sei ainda qual o significado desse nome que escolheram. :)

   Darcamo, descrição da Wikipedia em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/Pidgin):

   "Um pidgin, ou língua de contato, é o nome dado a qualquer língua criada, geralmente de forma espontânea, à partir de duas ou mais línguas como um meio de comunicação entre falantes de diferentes línguas, e geralmente uma forma simplificada de uma das línguas. Pidgins tem gramática simplificada e poucos sinônimos, servindo como linguagens de contato auxiliar. Eles são aprendidos mais como segunda língua do que como nativa."

   Acho que o termo se encaixa bem dentro da proposta de um mensageiro eletrônico. ;)

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2007, 14:52 »
Pelo que diz nas matérias, deve sair uma versão nova em uma ou duas semanas, já com o nome Pidgin. Vão manter a numeração original, portanto o primeiro Pidgin será a versão 2.0. Acredito que não terá nenhuma diferença para o atual beta 6 a não ser a mudança de nome.

Tomara que a comunidade open source se sensibilize com o que esses caras passaram e dêem alguma contribuição ao software, para que ele possa crescer rapidamente e recuperar o tempo perdido.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2007, 16:26 »
Será que o Feisty ja vem com o Pidgin 2.0.0?

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2007, 17:35 »
Será que o Feisty ja vem com o Pidgin 2.0.0?

   Se for a versão final acredito que sim, visto que o nome Gaim não pode mais ser usado nesse tipo de lançamento. E mesmo a versão beta, na página dele já atende pelo nome de Pidgin 2.0.0beta6

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2007, 08:15 »
Bom, vamos ver então se agora algumas coisas prometidas, como suporte a áudio e vídeo serão suportadas na versão final.
Será que até o símbolo do Gaim irá mudar? Porque também parece com o do AIM. Do jeito que a AOL é já viu né...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2007, 14:46 »
Lindows...
Temos que fixar o bug #1.

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2007, 16:17 »
Está na hora mesmo do Gaim melhorar, apesar de já estar bastante tempo na 2.0 beta ele ainda apresenta muito problemas e de novo não tem nada de útil nessa versão se comparado com a 1.5.
Tem vários bugs e o que mais me incomoda é o programa ficar fechando sempre que algum contato esteja usando o msn 8.x live.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Gaim muda de nome: Pidgin
« Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2007, 01:05 »
Acho que é a melhor notícia do ano, em relação aos mensageiros instantâneos pra Linux. Com o Pidgin livre da AOL, a promessa é a coisa simplesmente evoluir. Pois que venha a versão 2, depois a 3, 4 e quantas mais forem necessárias pra fazer um aplicativo com tantos recursos quanto os usuários precisem.
Me animei mesmo, o falecido Gaim já era o melhor mensageiro pra Linux, mesmo sendo extremamente cru, quase sem recursos.