Autor Tópico: Como criar placas de circuito impresso? - Resolvido!  (Lida 9530 vezes)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Como criar placas de circuito impresso? - Resolvido!
« Online: 06 de Abril de 2007, 22:52 »
Pessoal,

Boa-noite a todos!... Estou precisando instalar algum programa capaz de trabalhar com placas de circuito impresso para circuitos eletrônicos - não precisa ser nenhuma maravilha, só ser capaz de gerar um layout de placa decente - e quis tentar o KiCad, mas ele não está disponível nos repositórios e mesmo os pacotes .DEB que encontrei  não instalam na minha máquina ( Ubuntu 6.10): sempre falta o 'kicad-common'. Pelo que pesquisei por aí, parece que está disponível para o Ubuntu 7.04...

Alguém pode me dar alguma pista, ou indicar um similar que rode no Edgy? obrigado desde já!

VB5
« Última modificação: 07 de Abril de 2007, 17:37 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como criar placas de circuito impresso?
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2007, 23:18 »
Pessoal,

Boa-noite a todos!... Estou precisando instalar algum programa capaz de trabalhar com placas de circuito impresso para circuitos eletrônicos - não precisa ser nenhuma maravilha, só ser capaz de gerar um layout de placa decente - e quis tentar o KiCad, mas ele não está disponível nos repositórios e mesmo os pacotes .DEB que encontrei  não instalam na minha máquina ( Ubuntu 6.10): sempre falta o 'kicad-common'. Pelo que pesquisei por aí, parece que está disponível para o Ubuntu 7.04...

Alguém pode me dar alguma pista, ou indicar um similar que rode no Edgy? obrigado desde já!

VB5

Olá amigo, vá ao synaptic (Aplicações >> Sistema >> Administração >> Gerenciador de Pacotes Synaptic).

Agora procure pelo "kicad-common"...obviamente ele não vai estar lá...então você deve habilitar os repositórios MULTIVERSE e UNIVERSE.

Fácil e simples ; )

Primeiro clica em "Configurações >> Repositórios"



Depois habilita todos




Ai clica em "Recarregar" No synaptic...espera ele carregar tudo...e fecha....ai tenta instalar o pacote .deb

OBS: é normal aparecer uns "Falhou" quando clicar no recarregar do synaptic

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como criar placas de circuito impresso?
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2007, 23:51 »
paozinho,

Obrigado pela pronta e caprichada resposta!...  :)  Infelizmente, não é esse o problema: eu já tinha todos os repositórios habilitados - aliás, tentei pelo Automatix também, e nada. Não aparece nenhum pacote referente ao Kicad... mas valeu!...

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Como criar placas de circuito impresso?
« Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2007, 02:35 »
Opa, então peço mil desculpas....vou efetuar uma busca e ver se consigo achar o kicad-common... ; )

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Como criar placas de circuito impresso?
« Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2007, 08:10 »
Salve!
Ou procure no SynapticSeçõesEletrônicos (multiverse) e Eletrônicos (universe) 
Talvez você encontre algum programa similar.

Boa sorte! ;)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como criar placas de circuito impresso? - Resolvido!
« Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2007, 17:37 »
paozinho, nem se preocupe... até sei de onde baixar o 'kicad-common', o problema é onde pôr depois: quando tento abrir o pacote .DEB já dá o erro de "Dependência irresolúvel" com o 'common'. Vou ter que olhar melhor isso.

k7br, obrigado pela idéia!... encontrei um similar, o Eagle, do qual até já tinha ouvido falar, e o instalei. Claro que agora tenho que adaptar-me a ele, mas parece mais que suficiente por enquanto.

Portanto, muito obrigado a ambos - problema resolvido!  :D :D

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline brunovegan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Powered by Debian
    • Ver perfil
    • MercadoVegan
Re: Como criar placas de circuito impresso? - Resolvido!
« Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2007, 18:11 »
Só para deixar como DICA

tem um programa de circuitos que vem no Kurumin que se chama OREGANO !


sudo apt-get oregano
O Mundo é dos Debs !

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como criar placas de circuito impresso? - Resolvido!
« Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2007, 18:34 »
Ôpa, mais um!... ótimo, assim dá pra escolher!  ;D PResumo que rode bem no Edgy, mas já descubro isso...

Valeu, Bruno!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB