Autor Tópico: Um dia .... um MAC Power PC.... um desafio.....  (Lida 4708 vezes)

Offline Rene_Mena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Nous_Triplehandshake
    • Ver perfil
Um dia .... um MAC Power PC.... um desafio.....
« Online: 04 de Abril de 2007, 17:41 »
Senhores, acabei de instalar o Ubuntu 6.10 tanto desktop no meu notebook como a versão Server no meu servidor de casa, e fiquei tão... mas tão impressionado que resolvi escrever este depoimento (muito comovido mesmo).... Sou professor de informática e hj atuo mais na área de rede (cisco para ser mais exato) e a muito testo e uso linux em casa (para ser mais exato comecei com slack, depois debian e por fim fiquei muito tempo com Conectiva) mas devido a problemas de ferramentas, principalmente aplicativos que uso para ministrar aulas e que não tinham em linux sempre fui obrigado a usar M$ para trabalhar, e sinceramente sempre tive um sentimento de estar me drogando usando essa porcaria.... mas fazer o que né.... Bom, isso até um belo dia (abençoado dia) me deparar com um desafio..... um notebook da serie G3 Power PC Macintosh que estava rodando o OS/X 10.3..... até então conhecia MAC só de falar ou por fotos (visto que o preço do menino é meio salgadinho...rs) e naquele momento estava eu em contato com um G3 (e diga de passagem muito melhor que os novos G4 e G5, visto que estes já usam tecnologia x86), um mundo totalmente novo para mim, e sinceramente fiquei mais de 10 hs "fusando" o menino, aprendendo, buscando informções sobre, etc..... foi quando percebi que todo e qualquer suporte ao O.S. deveria ser pago, copyright, MERCENÁRIOS (não é atoa que a M$ tem % de participação na Apple).... fiquei decepcionado, pq um sistema tão belo e tão facil de manipular tem que ser copyright?!?! Foi aí que comecei a procurar uma distro que desse suporte a tecnologia Power PC.... Gentho, Debian...... e finalmente encontrei o caminho das pedras... UBUNTU... nunca tinha ouvido falar.... mas baixei a imagem para MAC e comecei a tentar instalar, e diga-se de passagem foi PUNK.... apanhei que nem gente grande... mas com a ajuda deste forum e de outros documentos consegui finalizar (veja http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10199.0) ... e para minha surpresa, tudo no O.S. era igual ao OS/X, só mudando as cores.... PQP QUE MARAVILHA..... alias o Ubuntu rodava até mais rápido que o OS/X original.... aí meus amigos comecei um caso de amor com a distro e com esse maravilhoso forum.... fora M$, drogado nunca mais...rsrsrsrs.... agora vem a versão 6.10, gente, fala sério, meu cunhado tem uma cybershot que tive que "piratear" o software dela para M$ para instalar na máquina dele para poder baixar as fotos, levei um tempão, agora na versão 6.10 a mesma máquina reconhece e baixa as fotos sem ter que precisar instalar nada..... É DUCA GENTE..... no que posso perceber a distro que mais evolui hj é a do Ubuntu, que realmente está preocupada com a usabilidade do O.S. e principalmente com a satisfação do usuário... PARABÉNS COMUNIDADE UBUNTU, vcs realmente tem o espirito do software livre..... muito obrigaduuuuuuuuuuuuu ;D
"..........Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário........."
Albert Eistein (1879-1955)  Lingua