Autor Tópico: dicas para iniciantes  (Lida 667589 vezes)

Offline UP_Dead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #405 Online: 15 de MAR?O de 2012, 12:23 »
Muito bom o forúm...
bem eu comecei a faculdade de Sistemas de Informação aqui na minha cidade este ano, e já era um entusiasta do software livre, mas nunca consegui realmente mexer em um...agora vi a oportunidade de instalar o Ubuntu 11.10. Pois bem, instalei ele ontem, e já tive algum desafio (coloquei como único SO, pois eu gosto de desafios).
Vi que o problema são alguns drives que não foram reconhecidos no meu notebook (HP Pavilliuon dv4 1130br), usei o comando no terminal: # lspci e vi os drives listados.
A maioria intel, como o drive da placa de rede e wireless não está ativo eu to levando uma pequena surra para conseguir mexer e conseguir atualizar. Mas eu a noite posto minhas dificuldades, e vejo muitas oportunidades para com o linux.
A noite posto minhas dúvidas.

Agradeço desde já

Offline hildodutra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Dicas para iniciantes
« Resposta #406 Online: 16 de MAR?O de 2012, 14:23 »
 ;) Desde 2011, tenho mantido um blog com meus problemas e dicas para soluções, utilizo atualmente um Ubuntu 10.04 (máquina bacana, mas não aguenta as versões mais modernas do Ubuntu por causa da placa de vídeo) e Xubuntu 11.10 no meu Notebook, caso interesse, tem dicas sobre instalação e configuração de vários programas, tais como aMSN, LiBReOffice, apache, MySql, Hamachi, Lazarus (Object-Pascal) e algumas de suas extensões, jogos em modo Nativo, tais como Quake 3 e outros.

Não são dicas absurdamente técnicas, mas são bem simples, bem explicadas e costumo, quando necessário, incluir algumas libs e arquivos que sejam necessários para a configuração/instalação.

Bem didático e prático.

Blog: Conhecimento e Liberdade - Blog do Hildo
http://hildodutra.blogspot.com

Espero que possa ser útil.
Estou às ordens para ajudar à comunidade.

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #407 Online: 19 de MAR?O de 2012, 10:37 »
Muito bom, parabéns.
gustavopaulinno

Offline manoelodeson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #408 Online: 06 de Abril de 2012, 15:25 »
posso instalar ubuntu em um tablet?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #409 Online: 12 de Abril de 2012, 11:08 »
Para quem quiser estudar o Linux(da minha querida Uerj):  http://www.lee.eng.uerj.br/~elaine/introducao-ao-uso-do-linux.pdf
Usuário Linux- 449417

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #410 Online: 12 de Abril de 2012, 11:11 »
Para quem quiser estudar o Linux(da minha querida Uerj):  http://www.lee.eng.uerj.br/~elaine/introducao-ao-uso-do-linux.pdf

De grande valia a apostila.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #411 Online: 24 de Abril de 2012, 07:32 »
Muito bom, vou dar uma sacada nesse material, apesar de já manjar alguma coisa, mas ainda é muito pouco.
gustavopaulinno

Offline Jonas Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • Criar Orkut
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #412 Online: 30 de Maio de 2012, 11:42 »
Curti muito o tópico!! To começando a usar agora, por causa da faculdade e etc... Vou precisar saber mais de Linux.
"Educação formal vai te trazer uma vida. A auto educação vai te trazer uma fortuna!" by Jim Rohn - Criar Orkut

Offline edimamede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #413 Online: 31 de Maio de 2012, 11:08 »
bon dia  sou usuario win 7 e gostaria de migrar para linux, baixei o ubuntu a versao mai recente.
mas nao consugo usa-lo pois sua desktop e bem diferente do win 7.
queria saber se possivel deixa-lo com o win 7, onde clicamos na aba e aparece todos os programas instalados.
no linux tem aquela barra lateral com algun programas.
nao consigo instalar e localizar o conteudo  existente.
pesquizando vi algumas imagens deste mesmo linux com uma barra superior onde todos programas aparecem.
como posso fazer isso , se é possivel.
preciso desta informação para começar a usar o linux.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #414 Online: 31 de Maio de 2012, 11:22 »

Vá usando o Windows em dual boot até vc se acostumar com o Ubuntu, veja:  http://www.youtube.com/watch?v=ZQ0TgH2mp7w&feature=related
Usuário Linux- 449417

Offline Cesar Pegoraro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • Desenhos para colorir
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #415 Online: 31 de Maio de 2012, 17:30 »
bon dia  sou usuario win 7 e gostaria de migrar para linux, baixei o ubuntu a versao mai recente.
mas nao consugo usa-lo pois sua desktop e bem diferente do win 7.
queria saber se possivel deixa-lo com o win 7, onde clicamos na aba e aparece todos os programas instalados.
no linux tem aquela barra lateral com algun programas.
nao consigo instalar e localizar o conteudo  existente.
pesquizando vi algumas imagens deste mesmo linux com uma barra superior onde todos programas aparecem.
como posso fazer isso , se é possivel.
preciso desta informação para começar a usar o linux.

Como o colega acima citou, é bom usar um dual boot por enquanto. Há muitos videos no youtube explicando algumas coisas e muito conteúdo na internet pra estudar! No começo você vai se bater um pouquinho, mais garanto que daqui uns 6 meses você já vai estar mais familiarizado com instalação de programas, configurações e alguns comandos de terminal.
Cesar Pegoraro - CEO na O2 Blogs. Conheça um dos nossos blogs voltados a crianças: Desenhos para pintar

Offline bulacha2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #416 Online: 01 de Agosto de 2012, 04:54 »
posso instalar ubuntu em um tablet?

Na pratica eu fui tentar e nao deu certo.
Mais acredito que se você for pesquisar bonito sim tem como, mas como virtualização.
Pois o sistema Android ja é Linux.
Traduzindo: NÃO.

Offline juanpablo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #417 Online: 27 de Agosto de 2012, 16:49 »
é o seguinte! eu estou cansado do windows e qria trocar p o ubuntu 10.10! eu uso o pc somente p ver videos, acessar o facebook e digitar textos (word, excel) e o moden da vivo huawei e156! esta versão do ubuntu corresponde bem as minhas especificações básicas do pc?

Oi Camila Leles, Com certeza hoje Ubuntu 12.04 corresponde a essas especificações.
Basta configurar o mesmo o moden vivo pode entrar no ícone da rede.
Pode substituir o word e excel pelo Broffice ou libreoffice...
Os vídeos você vai assistir normalmente basta instalar os plugin que software pedir para instalar.
Entrar no facebook ou em outro site utiliza nagador firefox, opera, Chrome...
No mais é isso...   

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #418 Online: 12 de Setembro de 2012, 12:33 »
Oi gente,

Estou com o Ubuntu 12.04 instalado há alguns dias e estou adorando, embora tenha que admitir estar patinando em algumas coisas bastante bobas  ainda  ;D
Então queria primeiramente agradecer ao pessoal aqui por toda a assistência que tenho encontrado!

Agora o problema: não consigo instalar o JAVA
Quer dizer, instalei os apps disponíveis (IcedTea Web Control Panel, OpenJKD Java 7 Runtime e IcedTea Java Web Start) na Central de  Programas, reiniciei os navegadores (estou com o Chromiun - gosto mais dele por causa da sincronização de meus favoritos com o navegador do tablet, e com o Mozilla instalados aqui na máquina) e não deu certo. Procurei reiniciar o computador mesmo e não deu certo.

Como não deu certo, fui ao site do Java, baixei os pacotes, mas não estou conseguindo me entender entre os comandos dados nas instruções de instalação, para serem aplicados no Terminal (maior lugar das minhas patinações, pois eu ainda não descobri como me comunicar com ele), obtenho sempre 'caminho não encontrado' ou 'comando não identificado' ou negativas semelhantes.

Agradeço muito qualquer luz que alguém puder me dar.

Esquece o Java da Oracle, vc já instalou o openjdk certo? Instalou os pacotes icedtea-7-plugin, icedtea-7-jre-jamvm, openjdk-7-jre certo? Acho q vc se esqueceu do icedtea-7-plugin. Depois de instalado, abra uma nova aba no Firefox ou Chromium, e digite about:plugins, aperte enter e aparecerá uma lista dos plugins instalados. Se o IcedTea não aparecer, rode este comando em um terminal:

Citar
sudo update-alternatives --config mozilla-javaplugin.so

e escolha o número correspondente do Icedtea. Mais detalhes em:

Como instalar o java ?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
um guia do ubuntu para iniciantes
« Resposta #419 Online: 06 de Janeiro de 2013, 00:21 »
 :)
um guia do ubuntu para iniciantes
Guia do ubuntu em http://sinapseslivres.com.br/guia_linux/index.html
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/