Autor Tópico: script para realizar shutdown remoto  (Lida 5978 vezes)

Offline RevolverOcelot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
script para realizar shutdown remoto
« Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:56 »
Olá a todos. Eu utilizo o ubuntu 6.10 no meu pc e gostaria de saber se é possivel criar um sript que permita desligar remotamente um computador (com o xp instalado) que esteje a trabalhar na minha rede local.
obrigado a todos os que puderem ajudar

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: script para realizar shutdown remoto
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:02 »
Você pode instalar um servidor SSH na sua máquina Linux e um cliente SSH na sua máquina Windows. Quando quiser desligar o micro, você acessa o servidor SSH e usa o comando shutdown. É assim que eu faço aqui em casa.

Offline RevolverOcelot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: script para realizar shutdown remoto
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:22 »
Desculpe a minha ignorancia mas poderia explicar-me detalhadamente o que devo fazer. É que eu nao sei o que é o cliente SSH

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: script para realizar shutdown remoto
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:23 »
No servidor linux...

openssh-server

Pronto! Seu servidor SSH já está instalado e configurado. Fácil!

No cliente Windows...

Mais complicado! Você terá que fazer uma busca e encontrar algum cliente SSH para Windows. Não uso Windows. Por isso, não posso indicar um. Depois de encontrá-lo, você terá que instala-lo e, provavelmente, encontrar um crack para ele. :) Como usuário Windows, você deve estar acostumado a isso.

Depois de instalado o cliente SSH, execute-o no Windows e coloque o IP do servidor Linux. Ele vai pedir o login e o usuário. Evidentemente, você deve digitar algum login e senha de um usuário válido do servidor. Quando conseguir fazer o login será como se você estivesse no terminal do seu servidor linux. Você pode desliga-lo ou fazer qualquer outra coisa.

Bos sorte!

Darcamo

  • Visitante
Re: script para realizar shutdown remoto
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 00:49 »
Não cheguei a usar, mas tem um cliente de ssh pra windows que dizem que é muito bom e é gratuito chamado putty. Não vai precisar se preocupar com crack.
Procura por ele que vc deve encontrar fácil.

Depois, com o putty instalado no windows, você vai se conectar por ssh na sua máquina linux. Será equivalente a vc abrir um terminal na máquina linux, só que remotamente a partir do windows. Aí é só usar o comando halt (como root ou com sudo na frente) para desligar a maquina linux ou o comando reboot se quizer reiniciar a máquina linux.