Autor Tópico: repor instalação original do edgy sem nova instalação  (Lida 2139 vezes)

Offline Xeik

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
repor instalação original do edgy sem nova instalação
« Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:33 »
Instalei o edgy. depois de 1 semana de experiências consegui coisas interessantes e outras nem por isso...
sei que instalei (ou pelo menos tentei) apps que não funcionam e que não sei remover. Imagino
que tenha neste momento muitos ficheiros desnecessários na drive!  ;)
a questão é: é possível reverter todas estas "aventuras" e repor instalação original do edgy sem nova instalação?
ou seja, limpar a instalação sem mexer no conteúdo que se encontra na pasta Meus Documentos  ???
será que tenho que fazer backup em disco externo e instalar tudo de novo (tipo win xp! :-\) ??

Obrigado pela ajuda e bom ano a todos!! :D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: repor instalação original do edgy sem nova instalação
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2006, 22:03 »
Depende no que você andou mexendo. Se apenas instalou vários programas (.deb) e não alterou nada nos arquivos de configuração do Ubuntu é fácil voltar ao começo.

Só abrir o Synaptic e marcar para remoção os pacotes que você instalou. Se marcar remoção completa até os arquivos de configuração da aplicação em questão serão removidos também.

Depois é só ir nas Configurações (do Synaptic) > Preferências > Arquivos > Apagar arquivos de pacotes do Cache, irá remover todos os pacotes baixados pela internet, mas já instalados.   

Basicamente seria isso. Se você alterou mais coisas dentro dos arquivos de configuração dele, terá que recorrer ao tutorial que te mostrou como alterar o arquivo para voltar as configurações originais.   

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xeik

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: repor instalação original do edgy sem nova instalação
« Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2006, 00:03 »
pois, mas eu segui instruções de instalação em diversos tutorias sem recorrer ao Synaptic... são vários! alguns já não me lembro, outros sei que não tinham instruções para remover/desinstalar...
mas penso que são apenas aplicações tipo kibadock, beryl, Nvu, monitores de tráfico e cpu etc...  Alguns destes não aparecem no Synaptic!
se seguir o que sugeriu vai remover tudo mesmo?

obrigado pela resposta!

Offline warlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
    • warlinux.blogspot.com
Re: repor instalação original do edgy sem nova instalação
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2007, 17:40 »
Assim fica dificil, voltar ao estado anterior, pois instalou os programas e não sabe nem os nomes.
isso acontece bastante, também fico fuçando e instalando várias coisas.

Eu aconselho você fazer o backup, formatar e criar uma partição separada para o HOME assim quando tiver que formatar é só não formatar a partição HOME que seus arquivos estaraão todos lá.

Falow.
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com