Autor Tópico: (tratamento dos iniciantes) ponto de vista do iniciante  (Lida 6727 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
(tratamento dos iniciantes) ponto de vista do iniciante
« Online: 28 de Dezembro de 2006, 23:32 »
Eu li um tópico aqui nas sugestão colocando a idéia excluir tópicos repetidos ou trancá-los (nem sei o que é isso).
Sim, eu sou um iniciante. Um típico iniciante: Usava windows, nunca usei linux, e nunca sequer participei de um fórum de informática na vida (estou a três dias neste fórum e com unbuntu na minha máquina).

Estou escrevendo este tópico não só em resposta ao tópico que citei (senão faria isso nele próprio),  mas porque vejo esse tipo de preconceito no "inconsciente  coletico" do fórum, vi em vários tópicos um comentário ou outro relativo a isso.

O detalhe é que dificilmente se pára pra ouvir o que o iniciante tem dizer, considerando-se que é a figura em questão.
-----------------------------


A minha sugestão - a visão de um iniciante - é que o tratamento deveria ser o seguinte para tópicos repetidos:

1 - nunca responder, mas colocar link para outros tópicos com a resposta

2 - um rápido tutorial de como o iniciante deveria ter procedido.
EX: você poderia ter encontrado essa resposta colocando no search do fórum: "live cd" e "velox". As duas primeiras ocorrências respondiam sua pergunta.


Dessa forma o iniciante não se sente ignorado, e sim estimulado a usar o search.


-----------------------

Meu depoimento:

Foi assim que aconteceu comigo. E essa pergunta tão facilmente respondida foi a minha primeira neste fórum (e como já disse, em fóruns de informática também). Eu tinha feito uma pesquisa estúpida, colocado no search assim: "como usar banda larga no live cd" (imaginei que nos fóruns de informática os tópicos fossem assim), e é evidente que eu não achei nada, nem no google. mas, graças ao usuário alexmatos - que me deu a resposta mas deu a dica de como deveria ter procedido a pesquisa -, os outros 10 tópicos estúpidos que eu iria postar foram substituídos por pesquisas eficientes no fórum. 

Outra coisa que gostaria de dizer é que, se meu primeiro tópico tivesse sido apagado a primeira coisa que faria era me descadrastar deste fórum. E imagino que muitos fariam o mesmo.

-----------------

Segunda sugestão:

Acho que seria interessante se houvesse um tópico fixo, sub-fórum ou algo assim, na parte de iniciantes, destiando a sugestões, críticas e dificuldades com a iniciação do linux e também neste fórum. Eu penso que ouvir a opinião de inicantes é a melhor maneira de saber como tratá-los, e também como tentar suprir uma dos grandes problemas para a popularização do linux, a relação sistema-iniciante.

(esta sugestão pode parecer inútil, já que,  já existe um sub-fórum pra isso, mas não sejamos positivistas e consideremos também a existência de psicologia social. É evidente que  um iniciante teria muito mais liberdade para postar críticas - mais em tom de depoimentos - num área destinada a inicantes).


--------------------

p.s. - pelo tom de depoimento deste post talvez fosse melhor alocado em outra área do fórum, mas como há duas sugestões bem definidas penso que também cabe nesta área.


Espero que esse tópico seja útil ao fórum...

Falows, até...
JG

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 00:42 por gabriel0085 »

ginho

  • Visitante
Re: (tratamento dos iniciantes) ponto de vista do iniciante
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2006, 00:21 »
Eu concordo.
    A maioria trata um iniciante, como eu também ainda sou, exatamente da forma colocada,
com respeito.
 Sinceramente espero que não se sinta ofendido por algo que tenha acontecido ou que tenha
 visto, são mais de 7.000 participantes cadastrados neste fórum e os   moderadores     estão
 atentos ao cotidiano deste, fazendo com que todos respeitem e sejam respeitados, não per-
mitindo abusos.
Veja Alcatraz.
Muitos não podem pagar pelo erro ou desleixo ou menosprezo ou...... de poucos.
Aqui eu digo "Matam a cobra e mostram o pau".
Não existe "Eu consegui"  -> "Vocês corram atrás", é uma comunidade querendo o bem comum.
Não gosto de participar deste tipo de discussão, espero que tenha entendido que as minhas
palavras não foram uma censura as suas, mas sim que elas são uma defesa aos outros que como
eu só querem o bem de todos.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: (tratamento dos iniciantes) ponto de vista do iniciante
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2006, 00:39 »

guinho,

Eu não disse em nenhum momento que foi desrespeitado eu que vi algo assim, ao contrário, eu até elogiei a postura de um mebro "alexmatos" que respondeu uma pergunta minha e me deu um toqque de como pesquisar.

A minha crítica é à postura de excluir ou ignorar tópicos já respondidos. E a minha sugestão é para não responder, e sim colocar o link e ensinar como pesquisar. Só isso.

E a segunda sugestão diz respeito a mover a área de depoimentos para parte de iniciantes, que além de facilitar as coisas, deixaria o iniciante mais a vontade. E explicitar como espaço pra críticas nesse sentido também.

É uma pena que você me interpretado mal. Eu não critiquei o fórum em si - na  verdade eu estou gostando muito do  fórum e de participar dele -, eu critiquei a idéia de excluir tópicos e sugeri como eu acho que deveria ser feito, pois foi como aconteceu comigo e me ajudou.

Falou, até...
JG 
 

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: (tratamento dos iniciantes) ponto de vista do iniciante
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:11 »
Só para constar, o tópico ao qual o gabriel0085 se referiu é esse. Eu concordo com a idéia dele. Já participei de alguns fóruns de software livre e de Linux e é sempre a mesma história. Os usuários mais ativos do fórum sempre perdem a paciência com as perguntas repetitivas dos iniciantes. Por isso são criados tópicos como "FAQ" ou "Como proceder quando tenho uma dúvida".

É claro que muitos chegam aqui sem a mínima idéia de como funciona um fórum (como foi o caso do nosso amigo Gabriel) e, obviamente, nem procuram por esses tais tópicos esclarecedores. Eu, assim que entro em uma nova comunidade, vou direto para o FAQ, leio as regras do forum, a área de iniciantes, etc, porque eu já estou habituado a essa rotina. Mas, no começo, eu não era assim... ninguem é! Por isso, acho que não custa nada você dar uma orientação para quem não faz idéia do dia-a-dia de um fórum.

Não acho que algum dia esses tópicos com perguntas que já foram respondidas milhões de vezes vão acabar. Então, a solução não é apagar os tópicos duplicados como disse o Gabriel. Isso causaria uma não renovação dos usuários da comunidade, que um dia poderia vir a acabar. Se cada um perder alguns segundos para "acolher" os novos usuários e instruí-los, serão formados novos usuários capacitados a fazer isso, diminuindo a "carga" sobre os usuários mais antigos. Isso não dói em ninguém. Não doeu em mim. Essa é a filosofia da qual tanto gostamos e, pelo menos pra mim, um dos motivos pelo qual uso software livre.