Autor Tópico: Acessar a partiçao do windows C:\ pelo ubuntu  (Lida 5921 vezes)

Offline Rafa_bmx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Acessar a partiçao do windows C:\ pelo ubuntu
« Online: 06 de Dezembro de 2006, 12:41 »
oi, eu finalmente instalei o ubuntu edgy,  tenho tudo funcionando bem, só que a maioria dos meus documentos musicas filmes e assim estao na partição do windows xp a C:\ a partiçao do xp é ntfs,será que é esse o problema? se for como posso mudar ela pa fat32 em perder a instalaçao do windows? com o partition magic funciona?  é que ela nao aparece no menu ''computador'' 



PS:finalmente tenho o wine funcionando direito!!
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2006, 12:44 por Rafa_bmx »

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Acessar a partiçao do windows C:\ pelo ubuntu
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2006, 12:51 »
Cara... seguinte. Primeiro veja qual o nome da partição que você quer abrir. Utilize o "cfdisk" para isso. Exemplos:

sudo cfdisk /dev/hda    -    Esse comando abre o particionador no primeiro HD IDE
sudo cfdisk /dev/hdb    -    Esse comando abre o particionador no segundo HD IDE
sudo cfdisk /dev/sda    -    Esse comando abre o particionador no primeiro HD SATA

Bom... abra la e veja qual a partição NTFS do Windows. Digamos que seja a "/dev/hda1" certo?

Então entre com este comando:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Dai no arquivo de texto que abrir, vá até o final, insira uma nova linha com este conteúdo:
Código: [Selecionar]
/dev/hda1      /media/windows     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46,auto 0       1
Esta linha diz que a partição "/dev/hda1" vai ser montada no diretório "/media/windows". Agora é só criar o diretório "/media/windows" com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/windows
Agora é só dar um "sudo mount -a" para que a partição seja montada. Quando você reiniciar o computador, deve aparecer um ícone no Desktop indicando a partição do Windows.

Offline Rafa_bmx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Acessar a partiçao do windows C:\ pelo ubuntu
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2006, 13:07 »
muito bom, funcionou logo a primeira,incrivel hehe brigado

Offline razor2518

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Acessar a partiçao do windows C:\ pelo ubuntu
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:36 »
Bentito sejas!!!