Autor Tópico: Instalando BMPx  (Lida 8537 vezes)

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Instalando BMPx
« Online: 01 de Novembro de 2005, 21:20 »
Provavelmente muitos já sabem, mas esse BMP que vocês usam no Ubuntu agora será chamado de Audacious e será mantido por outra pessoa. O criador original do BMP agora está se dedicando a um novo projeto: o BMPx. Ele é um BMP totalmente reescrito e mais funcional.

Pra instalar ele no Ubuntu é bem simples:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Adicionem a seguinte linha ao final do arquivo e depois salvem:
Código: [Selecionar]
deb http://eros.vlo.gda.pl/~szuwarek/files/linux/bmpx ./
Para os mais conservadores, saibam que esse repositório é aceito como oficial pelo próprio criador :)
Agora vamos atualizar a lista de pacotes dos repositórios:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
E instalar o bmpx:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bmpx
Depois disso ele será automaticamente adicionado ao menu Som e Vídeo.

As maiores diferenças que eu notei são:
  • painel de preferências totalmente reformulado;
  • equalizador faz parte das preferências;
  • permite rápida troca de playlist, assim como no winamp 5.x;
  • já vem com o traydock instalado;
  • infelizmente, assim como o GIMP, cada parte dele é uma janela na lista de janelas, embora todas elas abram a mesma coisa (não tem muito problema, é só clicar no botãozinho do tray que some tudo);
  • a função de ordenar as músicas foi improvisada (dá pra ordenar por artista, título, número da faixa, etc etc etc);
  • o menu de adicionar música não se fecha a cada vez que você clica em adicionar;
  • ele vem com o volume no 0, então é preciso que você ajuste antes de achar que tá bugado :mrgreen:
Screenshot:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Instalando BMPx
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2005, 21:39 »
Essa do volume foi uma dica muito valorosa!!!! ehehehhe
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Instalando BMPx
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2005, 21:54 »
Citar
infelizmente, assim como o GIMP, cada parte dele é uma janela na lista de janelas, embora todas elas abram a mesma coisa (não tem muito problema, é só clicar no botãozinho do tray que some tudo);


;-) clique com o botão dieito do mouse na lista de janelas e marque a opção Sempre agrupar janelas , assim elas ocuparão o mesmo espaço mesmo que sejam várias.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Instalando BMPx
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2005, 22:02 »
Não achei essa opção, mas mesmo assim não gosto dela, porque quando você clica em cima vai aparecer mais um menu onde você deverá clicar... Prefiro poluição do que dar 300 cliques :mrgreen:
Atualizei o tópico, agora tem screenshot! :D

galactus, eu só coloquei a dica do volume porque o espertão aqui por 1 segundo não desinstalou o bmpx :P eu tava doido que não saía o som e quando vi era só ajustar :mrgreen:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Instalando BMPx
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2005, 22:13 »
legalzinho esse bmpx, eu já tinha compilado ele aqui, mas ele ainda consome muuuuito mais memória que o bmp normal na época que eu testei uns 60MB a mais + ou -

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Instalando BMPx
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2005, 22:18 »
Eu notei que ele demora um pouco mais pra abrir (sem problemas, na verdade o outro que era muito rápido). Aqui ele tá ocupando 85 MB na RAM com música tocando. O antigo, com a mesma música tocando, ocupa 52 MB na RAM.

Diferença de 33 MB ainda é melhor do que 60 MB, mas mesmo assim é bastante, eu achava que essa versão nova do BMP ia trazer melhoras principalmente na parte "interna", deixando mais leve e rápido.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando BMPx
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2005, 23:26 »
Gostei do esquema de playlists dele, mas não diminui... fica estranho.

O botão do equalizador não funciona aqui. Ai funciona? Tem que mexer la pelas preferências... Tbm não tem aquelas barrinhas pulando em baixo do tempo.

Gostei mais do antigo. Mas vamos esperar pra ver...

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Instalando BMPx
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2005, 14:44 »
Ele tá meio bugado ainda, porque como eu disse é uma versão totalmente reescrita, então há botões nele que não funcionam (como o do equalizador, o de deixar a janela pequena, aquele que controla a quantidade de volume em cada caixa, ...)

É tudo questão de tempo, ainda está na versão 0.12.2 enquanto o antigo (agora Audacious) está na versão 0.9.7.1, quase 1.0. E 1.0 no mundo Linux é normalmente a versão final, sem bugs e com todas as funções pretendidas instaladas.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)