Autor Tópico: Comando CLS  (Lida 10854 vezes)

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Comando CLS
« Online: 23 de Novembro de 2006, 16:38 »
Pessoal...qual e o comando para limpar a tela...como se fose o cls do dos...
Temos que fixar o bug #1.

Offline mkent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • MKent
    • Ver perfil
Re: Comando CLS
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2006, 16:55 »
| Pode usar um simples "clear".  ;D

| Se você tiver em dúvidas sobre o comando, digite "cl" e pressione TAB duas vezes. Aparecerá uma relação dos comandos possíveis.

| Isso vale prá quaisquer comandos no Linux! ;D
« Última modificação: 23 de Novembro de 2006, 17:00 por mkent »
MKent. Life is believing.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Comando CLS
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2006, 17:13 »
O comando "clear" faz algo engraçado, não sei se é em todos os ambientes, mas eu aqui uso o xterm ou o gnome-terminal, neste último, que é dotado de uma barra de rolagem vertical, ao dar o comando "clear" não é bem que a tela seja limpa, mas vamos dizer que o comando 'empurra' o que está na tela para cima, ao movimentar a barra de rolagem tá tudo lá ainda...

Mas se eu quero "limpar" mesmo o gnome-terminal eu posso usar o comando "reset", esse dá, acho, o resultado esperado.

arlei

  • Visitante
Re: Comando CLS
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2006, 17:18 »
Ctrl + l
Atalho de teclado para o comando clear, assim como muitos outros atalhos de teclado para o bash.

T+
Arlei

Offline mkent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • MKent
    • Ver perfil
Re: Comando CLS
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2006, 17:20 »
Mas se eu quero "limpar" mesmo o gnome-terminal eu posso usar o comando "reset", esse dá, acho, o resultado esperado.

| Engraçado... aqui deu o mesmo que o clear, mas com uma diferença. Rolando a tela para cima, realmente se vê o que foi escrito, porém com um reset o salto de linhas foi maior.  Vai entender! ???
MKent. Life is believing.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Comando CLS
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2006, 17:20 »
Ctrl + l
Atalho de teclado para o comando clear, assim como muitos outros atalhos de teclado para o bash.

T+
Arlei

Ow... essa pra mim é nova.. naum sabia que tinha atalhos de teclado para o bash... valeu!

arlei

  • Visitante
Re: Comando CLS
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2006, 17:21 »
Ctrl + l
Atalho de teclado para o comando clear, assim como muitos outros atalhos de teclado para o bash.

T+
Arlei

Ow... essa pra mim é nova.. naum sabia que tinha atalhos de teclado para o bash... valeu!

Felix,

aqui tem alguma coisa.
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20000628.php

T+
Arlei

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Comando CLS
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2006, 17:24 »
Mas se eu quero "limpar" mesmo o gnome-terminal eu posso usar o comando "reset", esse dá, acho, o resultado esperado.

| Engraçado... aqui deu o mesmo que o clear, mas com uma diferença. Rolando a tela para cima, realmente se vê o que foi escrito, porém com um reset o salto de linhas foi maior.  Vai entender! ???

Ué... aqui usando o gnome-terminal, qdo dou um "reset" ele limpa... até desativa a barra de rolagem, e não um salto maior de linhas como ocorreu com vc...

Ctrl + l
Atalho de teclado para o comando clear, assim como muitos outros atalhos de teclado para o bash.

T+
Arlei

Ow... essa pra mim é nova.. naum sabia que tinha atalhos de teclado para o bash... valeu!

Felix,

aqui tem alguma coisa.
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20000628.php

T+
Arlei

Valeu Arlei, já estou dando uma estudada... Aliás, o ctrl + l dá o mesmo efeito que o clear neh? isso é, aquele que a gente tá discutindo sobre a barra de rolagem. (no gnome-terminal, pq no xterm dá tudo na mesma)

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Comando CLS
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2006, 17:30 »
mudando de sako pa mala... :D...em C, tem como colocar uma variavel dentro da funcao system????

por exemplo:
Código: [Selecionar]
system("sudo nano %d",x);
Temos que fixar o bug #1.

arlei

  • Visitante
Re: Comando CLS
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2006, 21:40 »
Aliás, o ctrl + l dá o mesmo efeito que o clear neh?

Sim Felix, Ctrl + l = comando clear (limpa a tela).
Nota: Agora que fui ver com mais detalhe o conteúdo do link que te passei estou estranhando uma coisa, pois no link fala que o Ctrl + d apaga o caracter sobre o cursor, qdo na realidade ele é um atalho para o comando logout, ou seja, encerra a seção ativa do usuário sendo que for em um terminal fecha o tbem o terminal.

Citar
C-d: Apaga o caracter sob o cursor (como o "Delete", no DOS e em algumas configurações de teclado no Linux)

T+
Arlei

Offline mkent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • MKent
    • Ver perfil
Re: Comando CLS
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2006, 15:10 »
Ué... aqui usando o gnome-terminal, qdo dou um "reset" ele limpa... até desativa a barra de rolagem, e não um salto maior de linhas como ocorreu com vc...

| VAI entender?! No momento em que respondi a pergunta e depois tentei o reset ocorreu o que eu disse. Acabei de tentar novamente, tudo certo, exatamente como você disse. Eu hein... XP~
MKent. Life is believing.