Autor Tópico: Tutorial - Instalar Kanguru com Placa Novatel u740 no Ubuntu Edgy  (Lida 5114 vezes)

Offline linuxmad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Tutorial - Instalar Kanguru com Placa Novatel u740 no Ubuntu Edgy
« Online: 23 de Novembro de 2006, 15:32 »
Como instalar e configurar Placa 3g Novatel U740 – Kanguru no Ubuntu Edgy

Ao fim de muitas horas perdidas à volta desta situação acabei por conseguir por esta placa a funcionar no Ubuntu Edgy.
Devo no entanto, lamentar profundamente que a Optimus não preste qualquer tipo de suporte aos seus clientes que utilizam o Gnu/Linux. Apelo a todos os clientes dessa operadora, que são clientes kanguru e que estejam nesta situação, que RECLAMEM suporte directo por parte da marca, afinal a expressão do Gnu/Linux no mundo é muito maior do que a da Apple. Verifico no entanto, que para MacOS há suporte nativo....Por isso RECLAMEM... Não somos obrigados a usar nem Micro$oft nem Apple.

Bom, mas vamos ao tutorial...

Devo antes de tudo alertar que este tutorial não pretende ser uma solução única para o problema e pode até nem funcionar no vosso caso, contudo acho que vale a pena o risco

Nota: Fazer pelo vosso próprio risco.

1.Numa Consola digitar o seguinte:

Código: [Selecionar]
tail -f /var/log/messages
Introduzam fisicamente a placa e verifiquem se algures no “output” da consola aberta aparecem as palavras “ttyUSB0” e “ttyUSB1”.Caso tal aconteça passem à fase 2. Se tal não acontecer vamos ter que inserir manualmente o módulo usbserial que automaticamente criará o /dev/ttyUSB0 e /dev/ttyUSB1. Estes serão usados pelo nosso dialer para comunicar com a placa. Assim sendo, "retirem" a placa executando o seguinte numa 2ª consola:

Código: [Selecionar]
sudo pccardctl eject
e mantenham a 1ª consola onde digitaram tail -f /var/log/messages aberta. Na 2ª consola digitem o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe usbserial vendor=0x1410 product=0x1410
...o output não deve conter erros. Agora "insiram" a placa digitando o seguinte na 2ª consola:

Código: [Selecionar]
sudo pccartctl insert
..e verifiquem o output na 1ª consola aberta. Procurem novamente pelas palavras “ttyUSB0” e “ttyUSB1”.. se tudo correu bem elas já devem constar e podemos passar para a fase seguinte.

2.Nesta fase vamos instalar o software necessário para servir de Dialer. Usando o Synaptic vamos instalar o pacote gnome-ppp. Como tive alguns problemas ao correr o gnome-ppp como utilizador normal recomendo que o corram usando o “sudo” e aqui podemos optar por duas opções: Digitar numa consola sempre que nos ligarmos:

Código: [Selecionar]
sudo gnome-ppp
.. ou então no editor de menus (disposição de menus) alterar as propriedades do gnome-ppp para gksu gnome-ppp. Daí para a frente ele pedirá sempre a senha em modo gráfico. Bom, agora só falta configurar o gnome-ppp. No campo nome do utilizador vamos colocar, por exemplo “myconnection” e a senha “1234” (isto tendo em linha de conta que nunca alteraram a vossa password) estes dois valores são apenas para o gnome-ppp funcionar correctamente, mas são ignorados pela placa. No número de telefone insiram “*99***1#” (sem as aspas). As configurações do Gnome-ppp devem ficar assim: As configurações do Gnome-ppp devem ficar assim:






3.E agora as init-strings a colocar no campo “Sequências de inicialização” do gnome-ppp

Código: [Selecionar]
init2= ATZ
init3= ATE1
init4= AT$NWRAT=0,2
init5= AT+COPS=0,0,"Optimus Telecomu"
init6= AT+CGDCONT=1,"IP","myconnection","0.0.0.0",0,0
init7= AT+CGEQREQ=1,4,0,0,,,2,1500,"0E0","0E0",3,,0
init8= AT+CGEQMIN=1,4,0,0,0,0,2,1500,"0E0","0E0",3,0,0

Com tudo terminado tentemos agora a ligação para verificar se tudo funciona. Espero que sim.... ;D
Se tudo funcionou, podemos então editar o ficheiro /etc/modules e acrescentar no seu final a linha:


Código: [Selecionar]
usbserial vendor=0x1410 product=0x1410

que carregará o módulo da placa de cada vez que iniciámos o nosso computador. Não se esqueçam de terminar sempre a ligação e sempre que queiram remover fisicamente a placa devem executar o seguinte:


Código: [Selecionar]
sudo pccardctl eject

Nota importante: No caso de terem difilculdade em navegar (depois de conectados), isto é, ao abrirem o browser não conseguem abrir páginas, desabilitem a opção do gnome-ppp - ignonar sequências de terminal (modo burro). Isto deve-se ao facto de em alguns casos no período de ligação ser atribuido um "bogus" DNS server (10.11.12.13) que o ubuntu automaticamente insere no ficheiro /etc/resolv.conf. Assim sendo a máquina não consegue resolver os nomes e é impossível navegar

Acho que é tudo......Espero ter ajudado

José “linuxmad” Teixeira
« Última modificação: 30 de Novembro de 2006, 07:27 por linuxmad »

Offline Elcomandante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Instalar Kanguru com Placa Novatel u740 no Ubuntu Edgy
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2006, 17:28 »

Bom Post mas eu tenho o Vodafone Connect card 3g como poderei fazê-lo ?

Offline linuxmad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Instalar Kanguru com Placa Novatel u740 no Ubuntu Edgy
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2006, 17:46 »
Estamos a falar da mesma placa? novatel merlin u740? se sim ...a nível de hardware não haverá diferenças. Penso que a única diferença terá a ver com o número a marcar...mas não tenho a certeza. Como tinha um amigo q tinha uma optimus e estava à rasca....foi com ela que fiz todas as experiências e obtive sucesso, daí ter realizado o tutorial no sentido de poder ajudar outros. Penso que não terás muita dificuldade em encontrar informação sobre a vodafone, uma vez q é uma multinacional...já a optimus :-\ :'(

Offline Elcomandante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Instalar Kanguru com Placa Novatel u740 no Ubuntu Edgy
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2006, 20:38 »
Estamos a falar da mesma placa? novatel merlin u740? se sim ...a nível de hardware não haverá diferenças. Penso que a única diferença terá a ver com o número a marcar...mas não tenho a certeza. Como tinha um amigo q tinha uma optimus e estava à rasca....foi com ela que fiz todas as experiências e obtive sucesso, daí ter realizado o tutorial no sentido de poder ajudar outros. Penso que não terás muita dificuldade em encontrar informação sobre a vodafone, uma vez q é uma multinacional...já a optimus :-\ :'(


Pois mas pelo menos por aqui ninguém ainda postou nada sobre a placa da vodafone.  >:(

Trata-se de uma placa HUAWEI.

Deixo aqui o link dela : http://www.vodafone.pt/main/Servicos+Roaming/Servicos/AcessoInternet/Vodafone+Mobile+Connect+Card.htm

Será que existe solução ?


Offline guilherme

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Instalar Kanguru com Placa Novatel u740 no Ubuntu Edgy
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2006, 01:59 »
Boas, tenho 1 placa dessas a funcionar, mas apenas meti uma string e nao todas essas, agora nao tenho aqui o portatil para a meter aqui, mas a string que usei foi copiada dos logs que sao gerados em windows, e parece-me que funciona bastante bem, sei que me pus a inventar com strings a uns tempos e se me ligasse sem cobertura 3.5G nao funcionava, mas com esta string funciona, nao sei que diferença fará da tua

Elcomandanet: Qual o modelo da placa pcmcia? Eu pus uma dessa marca tambem da kanguru a funcionar em ubuntu e nem foi preciso carregar o modulo, apenas as definições do gnome-ppp, resta saber se é igual à da kanguru.

Offline pintasart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Já agora se puderem dar uma ajuda...
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:02 »
Boas.
Tenho um problema de natureza semelhante.
Já agora se puderem dar uma ajuda agradecia.
Consultem o seguinte linh: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15724.0
Obg.