Autor Tópico: Problemas com Edgy  (Lida 4972 vezes)

Offline Spy_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Problemas com Edgy
« Online: 23 de Novembro de 2006, 08:51 »
Olá a todos,

Tenho um note Itautec w7630.

A questão é a seguinte...

O Vídeo dele é uma VIA S3 unichrome IGP...

No Dapper o padrão vesa funciona mas não fica muito bem, fica horrivel pra ler um documento pois o cursor desce mas as letras vão descendo aos pouco, entretanto, se eu setar o driver dela como fbdev e vga=0x3b7, fica perfeito...

Então resolvi migrar pro Edgy... No Edgy mesmo com driver fbdev e vga=0x3b7 fica horrivel pra ler um documento... da até pra passar raiva... Alguém tem alguma luz?

(vga=0x3b7 é frame buffer de 1280x800 16 bits)

Grato pela atenção.
You call this reality? 
Let me show you another one - Reality 2.0, if you will. Cleaner. Safer, more democratic and wide open for creative expansion.
Which would you prefer?

arlei

  • Visitante
Re: Problemas com Edgy
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2006, 09:45 »
Tenta com os driver da VIA mesmo incluindo ele no teu xorg.conf e carregando os módulos.

Citar
...
Driver "via"
...

Este é o driver que dá suporte ao chipset Via Unicrome, usado como vídeo onboard na maior parte das placas-mãe atuais com chipset Via. Originalmente, este driver era apenas 2D, como o nv e o sis, mas a partir de abril de 2005 a Via passou a publicar um driver 3D open-source, que pode ser encontrado nas versões recentes do X.org. Para que a aceleração 3D oferecida por ele funcione, é necessário que os módulos "via-agp" e "via" estejam carregados. Adicione as linhas abaixo num dos arquivos de inicialização do sistema:

Citar
modprobe via-agp
modprobe via

T+
Arlei

Offline Spy_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problemas com Edgy
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2006, 10:09 »
Sem sucesso...

O chipset é VN800... apesar de estar la que funciona nesse chipset, com nenhuma distro funcionou...
Nem no mandriva 2007 powerpack q eu tenho na outra partição que ja vem com o driver openchrome nativo...

Grato pela atenção.
You call this reality? 
Let me show you another one - Reality 2.0, if you will. Cleaner. Safer, more democratic and wide open for creative expansion.
Which would you prefer?

Offline Spy_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problemas com Edgy
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2006, 15:37 »
O que eu tenho notado é que esse problema ocorre com todas as distros que eu testei que possuem o kernel 2.6.17.X ...
O Fedora 6, OpenSuSE 10.1, Mandriva 2006, não apresentão esse problema... Porem nenhum deles tem o kernel 2.6.17.X, já o mandriva 2007 e ubuntu Edgy apresentam....
Não é o caso de bibliotecas, pois o Fedora e o SuSE nas ultimas versões estão bem atualizados...
Por isso creio que seja o Kernel...

Alguém tem alguma idéia?

Abraços
You call this reality? 
Let me show you another one - Reality 2.0, if you will. Cleaner. Safer, more democratic and wide open for creative expansion.
Which would you prefer?

Offline henriquemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas com Edgy
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2007, 15:22 »
Olá, você conseguiu resolver o seu problema com a taxa de atualização da tela ?  Percebi que não apenas em navegores, mas outros programas tbm ocorre o mesmo, como no Open Office.

Ainda não testei, irei faze-lo em breve, mas encontrei uma boa informação no site da própria VIA:

http://www.viaarena.com/default.aspx?PageID=420&OSID=45&CatID=3220&SubCatID=163


Offline henriquemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas com Edgy
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2007, 01:50 »
OK!!!! RESOLVIDO!

A resposta para todos os problemas está neste link:

https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

Há um tutorial para recompilar o driver VIA e assim tudo passa a funcionar adequadamente.