Autor Tópico: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?  (Lida 7044 vezes)

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Online: 15 de Novembro de 2006, 13:09 »

   Para quem ainda não sabe, a Canonical está planejando incluir os drivers proprietários da nVidia e da ATI na versão 7.04 do ubuntu. Assim o suporte à interface 3D seria 100% nativo.

   Obviamente isso gerou uma baita polêmica e agora a galera do fórum gringo decidiu fazer uma pesquisa com a comunidade.

   Para poder votar é necessário criar uma conta no fórum e clicar aqui.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2006, 13:43 »
Até agora a alternativa que está ganhando é a de que os usuários devem ter mantida sua liberdade de escolha.... (tradução pessoal), porém eu votei que sim, pois é visto o trabalhão que dá para instalar o suporte a placas gráficas....

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2006, 13:58 »

   Votei no "os usuários devem ter mantida sua liberdade de escolha" (sua tradução ;D), pois gosto da filosofia livre do ubuntu e sei o tamanho da polêmica que a inclusão dos drivers por default pode causar.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline jc87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2006, 15:22 »
Felizmente a secção Comments (que é a que os ubuntu-devs irão ler na maioria e não o feedback obtido no fórum) possui uma série de argumentos contra a inclusão dos binary drivers por default ;)

A própria spec encontra-se marcada como Review  (Needs guidance) , portanto felizmente ainda nada esta perdido.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2006, 08:49 »
Acho que não há necessidade de embutir os drivers na distribuição, fazendo quem não tem as placas baixar um arquivos desnecessariamente, poderiam sim fazer como o SUSE da Novell, o sistema detecta a placa e pergunta se o usuário quer fazer o download após a instalação, já configurando tudo automaticamente.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2006, 09:38 »
basta ligar todos os repositorios e instalar um pacote do jeito que ta...       não vejo grande trabalho nisso, mesma dificuldade que tem para fazer em um windows da vida...     

deveria so então colocar em todos os repositorios o pacote, e com um nome tipo driver-nvidia e driver-ati, assim seria so mandar o novato colar no terminal "sudo apt-get install driver-nvidia" e gg, sem ter que adicionar nenhum repositorio...       poderia até fazer o que o polaco falou, se o cara tem uma nvidia ou ati pergunta se quer baixar o driver-nvidia ou o driver-ati e boa...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2006, 10:27 »
Não votei no site gringo, mas sou de opinião que poderia muito bem ser instalado sim. Se o problema é ser proprietário, e ser contra a filosofia do software livre, a liberdade de escolha deveria ser dado durante a instalação, tipo, quem está instalando o Ubuntu decide se quer instalar o software proprietário ou não. Qual a diferença em colocar o drive no cd ou baixar da internet? O que importa é que você pode ou não usar. Atenderia a todos (os que querem e os que não querem usar) e já facilita para o usuário leigo, que já teria o driver instalado de imediato, sem ter que apelar para vários procedimentos, utilizar modo texto e etc.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline Zé Airton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:32 »
Citar
basta ligar todos os repositorios e instalar um pacote do jeito que ta...       não vejo grande trabalho nisso, mesma dificuldade que tem para fazer em um windows da vida...     
Não vejo o quão fácil é acessar o Xorg.conf e editar a porção que define o driver a ser utilizado no sistema X. Pior ainda, quando queremos o XGL+Beryl.
Tá faltando uma ferramenta mais amigável para isso.


Abraços,
Airton.

Ps Sou a favor da liberdade de escolha.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2006, 19:08 »
Acho legal a liberdade de escolha. Tipo, na instalação escolho se quero colocar o suporte a minha nvidia no próximo boot. Com isso, ele faria o download do pacote, instalaria. E também perguntasse se eu queria habilitar o suporte a ambiente 3D. Tipo, como preciso mesmo da aceleração 3D da Nvidia, seria útil pra mim, mas acho deve continuar com a filosofia da liberdade.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2006, 19:33 »
Liberdade de escolha. Seria ideal mesmo se mativessem os drives mais atualizados dos que os disponíveis atualmente!

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Pesquisa: a versão 7.04 deve ou não incluir drivers binários?
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2006, 23:12 »
O certo seria o sistema detectar e recomendar a instalação. Daí, se você aceitar ele baixa e instala certinho.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0