Autor Tópico: Reparticionamento  (Lida 2039 vezes)

Offline pedrorafaelvidal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • Portfolio Pessoal
Reparticionamento
« Online: 08 de Novembro de 2006, 13:54 »
Olá pessoal, recentemente no trabalho recebi umas máquinas novas, com o Windows XP instalado, e gostaria de instalar o Ubuntu juntamente com o Windows. Quando inicio a instalação do sistema, eu tento fazer um reparticionamento, mas sempre que tento fazer o processo demora muito, e aparentemente o computador não está trabalhando, ou trava, sei lá...
Gostaria de saber se existe um tempo limite para esta operação, pois não aparece nenhum indicador de progresso, ou algo do tipo, portanto, fica difícil saber se o computador está realmente reparticionando o disco ou não... o LED do HD acende no início do processo, mas depois de alguns minutos permanece apagado. Outra pergunta: fazendo esse reparticionamento através do assistente (aquele em que o usuário arrasta uma barra e redimensiona o tamanho do disco) há algum risco de perda de dados?

Grato pela atenção!
Pedro Vidal
--------------------------------------------
Abraço a todos []'s
Pedro Vidal
--------------------------------------------

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Reparticionamento
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2006, 15:06 »
Sim, há risco de perca de dados, por isso sempre é aconselhável fazer um backup antes e uma desfragmentação...

Sempre quando eu tenho que instalar linux junto com windows eu uso o Partition Magic, é um excelente programa e é rapidão....

arlei

  • Visitante
Re: Reparticionamento
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2006, 15:25 »
Concordo com o Felix,

redimensionar partições ativas é sempre um risco, portanto é sempre aconselhavel se ter uma boa imagem da mesma para o caso de uma indesejavel eventualidade.
Agora, qto ao programa a ser usado para isso eu particularmente prefiro um Linux LiveCD com o GParted (http://gparted.sourceforge.net/livecd.php), mais isso é uma questão de gosto e costume, pois ambos desempenham muitissimo bem essa tarefa, apenas com a diferença que um é livre (GNU General Public License) e o outro de propriedade da Symantec.

T+
Arlei

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Reparticionamento
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2006, 15:28 »
Arlei,
Citei o P.M. por este ser mais conhecido de usuários windows. Mas sua colocação foi bem melhor...Obrigado pelo complemento...