Autor Tópico: Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)  (Lida 7044 vezes)

Daniel Nascimento

  • Visitante
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Online: 27 de Outubro de 2005, 21:26 »
Olá ubuntu's...

Na empresa em que trabalho não tenho uma máquina disponível pra instalar linux e por isso tenho que usar o VMWare.

Primeiramente criei uma nova Virtual Machine pra Linux. Separei 4 GB. Escolhi tipo de disco SCSI porque me foi recomendado. Dei boot pelo CD de instalação do ubuntu e ao iniciar o Particionador de Discos apareceu uma mensagem da VMWare informando que o sistema operacional executou um comando DMA e o Particionador de Discos informou que não havia nenhum disco pra particionar. Procurei na internet algo sobre isso e encontrei no site do VMWare alguma coisa sobre os tipos de disco.

Criei então outra Virtual Machine com os mesmos 4 GB só que agora com disco IDE. Na hora de particionar deu a mesma mensagem porém a instalação continuou normalmente. Criei uma partição ext3 / e uma swap com o dobro da memória RAM que eu separei pra essa Virtual Machine que foi de 256 MB sendo então 512 MB (que passou a ser 551 MB pelo cálculo automático), mas a instalação está parando ao configurar apt-get.

Título da janela: |- Configurando apt-get -|
Mensagem inferior: Testando o repositório de rede
Percentual: 50%

Tentei explicar o máximo possível, espero que alguém possa me ajudar.

Daniel Nascimento

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2005, 21:32 »
Olha... o Vmware só suporta algumas distribuições... como vc pode ver na lista. Geralmente as outras não rodam bem mesmo sempre tem algum bug.


[]s

Daniel Nascimento

  • Visitante
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2005, 10:23 »
Tem algum outro programa tipo VMWare que suporta ubuntu ou alguém tem alguma outra sugestão?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2005, 12:31 »
Tem o Qemu, que é inclusive Open Source. Mas acho que o Qemu só tem pra Linux e ele é muuuito mais lento que o Vmware.

Se você quer esperimentar o Ubuntu por que não baixa o Live CD? Ai você não precisa instalar... roda direto do CD.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2005, 13:25 »
Meu conhecido conseguiu instalar o ubuntu no vmware mas era o 5.04
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Daniel Nascimento

  • Visitante
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2005, 15:44 »
É o seguinte: Instalei o Ubuntu utilizando [expert] no boot. Na opção [Configurar apt-get] eu pulei e ele instalou tudo bacana. Só que ainda tow com o mesmo problema postado em outra seção: não consigo navegar pela linha de comando do terminal, ou seja: ping, apt-get, nada disso funciona pelo terminal. Pelo firefox pedi pra ele configurar automaticamente e funcionou direitinho, mas o apt-get... nunca consegui fazer ele funcionar. Já tentei de tudo: route, /etc/resolv.conf, /etc/hosts, /etc/hosts.allow, dhclient, ifconfig.... e nada disso funcionou. Acho impressionante que o firefox navega e pela linha de comando não consigo fazer isso. Devia ter um comando que fizesse o mesmo que o firefox faz. Pela linha de comando ele resolve o nome por exemplo www.uol.com.br mas não conclui o ping, ou seja, perde todos os pacotes.

Obrigado pela sugestão do qemu. Experimentei, criei imagens para vmware e funciona que é uma beleza! Até mostrei pro chefe aqui na empresa e ganhei uns pontinhos com ele por isso. Valeu galera!

Offline malakl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://macaxeiradigital.blogspot.com
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2005, 17:05 »
Daniel, tenta utilizar o Virtual Pc da Conectix, nao sei se vc vai encontrar ele na versao antiga jah q a microsoft comprou a conectix :( mas se nao conseguir acho q tenho ele em algum backup, qualquer coisa eu disponibilizo ele em algum ftp blz :) espero ter ajudado

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill

Daniel Nascimento

  • Visitante
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2005, 20:42 »
malakl, porque não utilizar o VMWare? Tem a versão grátis que é o Player e com o qemu posso criar imagens pra rodar no Player sem problemas. Qual a vantagem de utilizar o Virtual PC já que a empresa criadora foi comprada pela Microsoft, logo as próximas versões serão pagas e o suporte já era!

E meu problema do apt-get nada ainda.... :(

Offline malakl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://macaxeiradigital.blogspot.com
Ubuntu na VMWare (Instalação resolvida, apt-get AINDA NÃO)
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2005, 15:11 »
Daniel concordo com vc, falei do Virtual PC somente como uma alternativa, alem do qemu tem o bochs, mas nunca pude utiliza-lo, falando sobre ele alguem já utilizou?

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill