Autor Tópico: Como faço a cópia ISO?  (Lida 18150 vezes)

Offline Peu3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Os cães ladram e a caravana passa...
    • Ver perfil
Como faço a cópia ISO?
« Online: 28 de Outubro de 2006, 18:49 »
Prezados,

Acabo de baixar o CD pelo site da Ubuntu de quase 700 Mb... Tá aqui na minha desktop.

E agora, como faço para inserir num CD nessa forma ISO... sou bastante leigo no assunto e apenas um desgarrado do windows tentanto ser livre da Microsoft... por enquanto to amando porque tenho vcs aqui do forum para continuar minha aventura pelo Ubuntu.

Gostaria de saber como eu gravo o arquivo no cd para instalar a versão 6.10.

Grato,

Pedro.
Não tente ensinar um porco a cantar... Além de perder o seu tempo, ainda acaba deixando o porco irritado ;-)

arlei

  • Visitante
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2006, 18:55 »
Abra o Nautilus e localize o arquivo de imagem ISO, clique sobre o mesmo com o botão direito e selecione a opção do menu "Gravar em CD..."

T+
Arlei

Offline Peu3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Os cães ladram e a caravana passa...
    • Ver perfil
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2006, 19:14 »
Valeu!

Mas onde encontro o Nautilus...? Eu não tenho esse programa... pode ser outro?
Não tente ensinar um porco a cantar... Além de perder o seu tempo, ainda acaba deixando o porco irritado ;-)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2006, 19:54 »
Ponha o CD-R no compartimento cabível do seu computador. Agora, verifique nos itens de Aplicações, Locais e Sistema da barra branca, superior, da área de trabalho ou do Gnome se há alguma opção para o que você deseja fazer. Procure pelo item "Criador de CD/DVD".

Quer dizer que você acha que não tem uma ferramenta chamada "Nautilus" no seu sistema?

"O Nautilus é um intuitivo gerenciador de arquivos. Usuários do Windows o entenderão como o Windows Explorer do GNOME. Ele permite não só a navegação entre diretórios, como a visualização de arquivos em miniaturas e a possibilidade de copiar ou mover pastas e arquivos. Além disso, o Nautilus oferece algumas funcionalidades interessantes, como a criação de CDs, a alteração de permissões de arquivos com o uso do mouse, opção de busca de arquivos, enfim."

Faça uma leitura sobre o artigo APRESENTANDO O GNOME (GNU NETWORK OBJECT MODEL ENVIRONMENT) contido no sítio InfoWester.

Offline Peu3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Os cães ladram e a caravana passa...
    • Ver perfil
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2006, 19:57 »
Eu não tenho vergonha de dizer o que eu não sei...

e o que eu vejo aqui é muita gente tentando parecer saber mais do que sabe... e muita falta de didática...

Humildade é coisa pra quem sabe explicar...
Não tente ensinar um porco a cantar... Além de perder o seu tempo, ainda acaba deixando o porco irritado ;-)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2006, 20:07 »
Eu não tenho vergonha de dizer o que eu não sei...

e o que eu vejo aqui é muita gente tentando parecer saber mais do que sabe... e muita falta de didática...

Humildade é coisa pra quem sabe explicar...

Parabéns pela sua humildade! Mas espero que você não tenha compreendido mal o meu interesse em lhe ajudar.

Offline Peu3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Os cães ladram e a caravana passa...
    • Ver perfil
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2006, 20:12 »
Cada um veste a carapuça que quer...
Não tente ensinar um porco a cantar... Além de perder o seu tempo, ainda acaba deixando o porco irritado ;-)

Offline Daniel MV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2006, 03:19 »
amigo você está sendo muito injusto e mal educado com o pessoal que está tentando te ajudar com uma dúvida, se me permite dizer, extremamente básica, até um leigo em informática, não to nem falando Linux, até um leigo em informática sabe gravar uma ISO, vc não sabe, e ainda fica zoando o barraco, então abaixe a bola.

Agora vamos ao assunto, me parece que vc baixou essa ISO pelo Windows, então me confirme pq eu estou bebado agora, vc baixou peloo Windows ou pelo Ubuntu?

Se for pelo Ubuntu é só seguir a dica dos amigos, não tem como errar.

Se for pelo Windows, vc vai precisar de um programa de gravação chamado Nero. É o mais popular, todo mundo tem e vc acha fácil na net, tem tmb outros como o Alcohol ou Easy CD Creator, mas aconselho o Nero, tem no e-mule ou como eu disse todo mundo tem, é só vc descolar.
INstalando o Nero fica muito fácil, é só botar o cd no drive , abrir o programa, localizar o arquivo ISO e mandar gravar.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2006, 04:14 por Daniel MV »

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2006, 09:22 »
Ta ai então a didática que você queria:

O Nautilus é "Windows Explorer" do Ubuntu. Basta acessar indo em Locais > Pasta pessoal.

Basta localizar o arquivo ISO, clicar com o botão direito nele e ir em "Gravar em CD..."

PS... isso supondo que você já está usando Ubuntu (você não disse qual sistema está utilizando).

Se estiver usando Windows, use o Nero e vá em "Gravar projeto salvo" ou algo assim. Lá você seleciona a ISO e faz a gravação.

Offline Peu3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Os cães ladram e a caravana passa...
    • Ver perfil
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2006, 12:39 »
Prezados,

Até agora tudo ok!

Só tenho mais uma questão para dar mais um passo à frente...

EU PRECISO DESCOMPACTAR O ARQUIVO ANTES DE GRAVAR OU SIMPLESMENTE, DO JEITO QUE ELE VEIO, CLICAR COM O DIREITO E GRAVAR PARA O CD???

Seguinte, eu tentei uma vez e deu errado, eu achava que tinha baixado... mas tá dando uma coisa. O arquivo tem 700 Mb, certo. Eu já tentei baixar duas vezes. A primeira o sistema me informou que o arquivo tinha 200 Mb, na segunda 400 Mb... na primeira vez já gravei para o CD e deu errado. Na segunda já apaguei tudo e recomecei. O engraçao é que na primeira vez o firefox me falou que minha média trinha ficado em 60Kbps de transf. o que é impossível pra minha conexão que não passa de 22kbps... na segunda tentativa "baixou" pra 40kbps... eu tenho a impressão que a transferencia pára em um certo ponto e daí o sistema faz essa leitura erradamente, baseando-se no tamanho do arquivo com o tempo que ficou baixando e depois houve a interrupção... Será que tá havendo congestionamento e por isso não baixo todo o arquivo de 700Mb?

Agradeço desde já!

Peu.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2006, 12:48 por Peu3 »
Não tente ensinar um porco a cantar... Além de perder o seu tempo, ainda acaba deixando o porco irritado ;-)

Offline Peu3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Os cães ladram e a caravana passa...
    • Ver perfil
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2006, 12:44 »
Mais uma dúvida... Aproveitando o gancho... E reafirmando minha crítica aqui aos prepotentes que se acham tão expertos e são péssimos professores.. (pior ainda os que vestem a carapuça de "bêbados")... vamos ter humildade...

Bem, gente boa... Como eu sou leigo em informática e isso pressupõe que eu não saiba e nunca tenha ouvido falar em ISO...

Alguém pode me explicar o que significa ISO...?
Não tente ensinar um porco a cantar... Além de perder o seu tempo, ainda acaba deixando o porco irritado ;-)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2006, 14:10 »
Mais uma dúvida... Aproveitando o gancho... E reafirmando minha crítica aqui aos prepotentes que se acham tão expertos e são péssimos professores.. (pior ainda os que vestem a carapuça de "bêbados")... vamos ter humildade...

Cara.. se toca. Ninguém aqui foi grosso com você, pelo contrário, eu li os posts e todos foram bastante atenciosos. Não estou vendo nenhum prepotente aqui. Por favor não tente esquentar o ambiente ok? O Arsolto respondeu de forma perfeita e educada seu post.

Inclusive deixe eu citar aqui uma das nossas regras:

Citar
6 - Todo o conteúdo do Forum é meramente didático, com o objetivo de instruir, esclarecer, ajudar, divulgar o conhecimento e combater a ignorância. Nenhum utilizador do Fórum ou membro da equipe têm a obrigação de saber resolver qualquer problema ou sanar qualquer dúvida.

E respondendo sua pergunta, não, não tem que descompactar nada. É só clicar com o botão direito e mandar gravar mesmo.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2006, 14:21 por LedStyle »

Offline Daniel MV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2006, 16:15 »
Mais uma dúvida... Aproveitando o gancho... E reafirmando minha crítica aqui aos prepotentes que se acham tão expertos e são péssimos professores.. (pior ainda os que vestem a carapuça de "bêbados")... vamos ter humildade...

Bem, gente boa... Como eu sou leigo em informática e isso pressupõe que eu não saiba e nunca tenha ouvido falar em ISO...

Alguém pode me explicar o que significa ISO...?

Meu, logo você vem falar em prepotência? Ninguém aqui é professor não fera, e ninguém se acha o eSperto, (esperto é com S e não com X), só tentamos ajudar.

E ainda vem falar em humildade, vc vem aqui pedir ajuda, dando esses pitis igual uma biba, quem tem  que ser humilde é você mano, se liga, da minha parte não tem mais ajuda nenhuma, vc além de leigo é burro, os programas citados são totalmente intuitivos (se é que vc sabe o que é isso).


Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Como faço a cópia ISO?
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2006, 16:47 »
Já partiu pra ofensa pessoal. To trancando.

Citar
8:1: Não serão aceitas também mensagens com ofensa pessoal, insinuação maldosa, calúnia, difamação ou qualquer outro ataque pessoal a usuários deste ou de outro fórum. A infração será punida conforme item 14.