Autor Tópico: Projeto GInGA  (Lida 15363 vezes)

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Projeto GInGA
« Online: 27 de Outubro de 2006, 12:00 »
Olá a todos,

Acabamos de criar um mailing para discutir detalhes e coletar informações para a concretização do Projeto GInGA. Se você se interessou pela idéia, pode conhecer a página do grupo e se increver no mailing em:

http://groups.google.com/group/projeto-ginga

O Projeto GInGA objetiva a adequação de aplicativos gráficos livres, baseados em plataforma GNU/Linux, à realidade das necessidades de profissionais da área de design gráfico e digital, web design e powerhouses gráficas. Este é o canal oficial para as nossas discussões iniciais e coleta de dados.

Primariamente, todo o nosso esforço em desenvolvimento e documentação será focado no Ubuntu como base, mas obviamente pretendemos expandir o que viermos a produzir para toda a comunidade Livre.


[ ]'s e sejam bem-vindos com as suas colaborações.

jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Projeto GInGA
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2006, 13:04 »
Citar
tenho buscado levantar procedimentos, e assim começar a elaborar um sistema de interfaceamento que torne a adaptação bem mais fácil e natural. Por exemplo, o projeto também inclui a criação de "scripts aceleradores", semelhantes aos "ícones mágicos" do Kurumin, através dos quais o profissional seja capaz de ganhar produtividade, sim, mas também acelerar o seu aprendizado. Os "aceleradores", porém, seriam empacotados de acordo com a área específica do profissional. Então teríamos os pacotes "publisher", "digital designer", "web designer", etc...

Então você pretende fazer um programa que tenha vários outros programas de edição gráfica e que o profissional possa escolher e baixar não é ?

interessante.. diga as especificações técnicas desse programa (linguagem, etc.. )

 :D

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Projeto GInGA
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2006, 14:13 »
Quase isso... :D


O projeto envolve algumas estratégias, como já disse em outros posts:

1 - concentração de recursos;

2 - interfaceamento (acho que vc vai adorar esta parte... hehehe) de recursos originalmente em modo console e de procedimentos que envolvem mais de um aplicativo;

3 - documentação dirigida ao usuário profissional;

4 - "empacotamento" de recursos + aplicativos + documentação para instalação unificada e dirigida aos vários grupos profissionais que pretendemos contemplar (designers gráficos, designers digitais, web designers, desktop publishers, fotógrafos, editores, etc... - os grupos ainda não estão definidos)...



No que tange ao desenvolvimento, algumas coisas eu já tenho bem definidas como, por exemplo, o uso de python como linguagem padrão, e GTK para as GUIs (eu disse que vc ia adorar! rs).

Entra lá na página do mailing que vc vai ver o rumo da prosa.


[ ]'s


jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Projeto GInGA
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2006, 16:17 »
No que tange ao desenvolvimento, algumas coisas eu já tenho bem definidas como, por exemplo, o uso de python como linguagem padrão, e GTK para as GUIs (eu disse que vc ia adorar! rs).

XDD
adorei isso  ;D
pode contar comigo na area da programação ( luksnogueira@gmail.com )  8)

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Projeto GInGA
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2006, 16:29 »
Tá lá! :)

Mas o pessoal pode assinar o mailing diretamente em:

http://groups.google.com/group/projeto-ginga

[ ]'s

jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Projeto GInGA
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2006, 09:40 »
não é melhor criar um fórum na invisionfree ou semelhantes?

Olá,

Na verdade, o melhor seria criar um projeto no GNA (http://gna.org). Porém, devido ainda ao estado prematuro do nosso projeto, preferimos abrir um canal para trocar idéias, estabelecer objetivos e procedimentos, coletar dados, escrever os primeiros códigos e pacotes de teste, até que tenhamos algo sólido para disponibilizar oficialmente como *um projeto*.

Independente disso tudo, até o dia 15 de novembro eu terei contratado um serviço de hospedagem para alocar o site oficial do GInGA, e lá teremos um CMS (provavelmente drupal) mailing (mailman: http://www.gnu.org/software/mailman/) e um wiki (ainda escolhendo algo simples e eficiente).

É só uma questão de tempo ($$$)... ;)

Até lá, vamos usando o Google Groups (versão beta) que, apesar dos pesares, está com uma ótima estrutura de suporte, com sistema de criação de páginas, upload de arquivos e outros brinquedinhos legais.

Abração!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Projeto GInGA
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2006, 11:24 »
sim, mas tem host free

hospeda em uma invisionfree da vida, google groups sux.
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Projeto GInGA
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2006, 16:52 »
sim, mas tem host free

hospeda em uma invisionfree da vida, google groups sux.

O Google dá pro gasto... :)

Já o Invision, eu já estou configurando uma conta para um trabalho auxiliar ao GInGA. Ainda está em desenvolvimento, mas você pode dar uma olhadinha aqui:

-- link removido depois da advertência do Osvaldo --

Como não deve dar muito movimento nos próximos 20 dias, não deverá ser difícil migrar para o meu servidor definitivo.

[ ]'s

« Última modificação: 28 de Outubro de 2006, 20:00 por GDA »
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Projeto GInGA
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2006, 18:50 »
Olá.

Mas o Invision não é software proprietário? Proponho o PhpBB se quisermos um fórum.

De qualquer forma ainda é cedo para tal e acho que devemos manter o sítio simples mais um tempo. O google chega para já.

De qualquer forma um Wiki é para já mais útil do que um fórum.

Abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Projeto GInGA
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2006, 19:55 »
Olá.

Mas o Invision não é software proprietário? Proponho o PhpBB se quisermos um fórum.

De qualquer forma ainda é cedo para tal e acho que devemos manter o sítio simples mais um tempo. O google chega para já.

De qualquer forma um Wiki é para já mais útil do que um fórum.

Abraço

Osvaldo



É verdade... não havia lido a licença do programa em si, só os termos de uso do serviço gratuito. Seja como for, o fórum pode aguardar o servidor, e lá teremos tudo de que precisamos.

[ ]'s

jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui