Autor Tópico: Ubuntu 16.04.3 LTS Lento na Inicialização , Dual Boot Windows 7  (Lida 4654 vezes)

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Ubuntu 16.04.3 LTS Lento na Inicialização , Dual Boot Windows 7
« Online: 29 de Agosto de 2017, 20:11 »
Ola Pessoal

A Inicialização do Ubuntu está aparentemente lento é um Dell N4050 Intel(R) Core(TM) i5-2430M CPU @ 2.40GHz com 4GB de memoria não é um Notebook novo, mas nunca tinha ficado lento em nenhuma versão do Ubuntu so sei que aparece da inicialização:

/dev/sda6 Clean xxxxxx/xxxxxx files, xxxxxx/xxxxxx block

Os x são números e geralmente são são diferentes alguém team alguma ideia o que pode ser ?

Grato

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04.3 LTS Lento na Inicialização , Dual Boot Windows 7
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2017, 20:50 »
[...]so sei que aparece da inicialização:
/dev/sda6 Clean xxxxxx/xxxxxx files, xxxxxx/xxxxxx block
Os x são números e geralmente são são diferentes alguém team alguma ideia o que pode ser ?

Então, @Crazylinux,

Essa mensagem em si não significa nada de problemático, é apenas uma verificação rotineiro do estado do filesystem, não é esse o problema.

O boot no Ubuntu depois da introdução do systemd no lugar do upstart ficou problemático, foi feito para melhorar, mas o que concretamente estou vendo é que piorou.

Um problema constante, segundo o que tenho observado, tem sido o apt-daily-upgrade.service, tenho um computador aqui sofrendo com isso, mas ainda não tive tempo de realmente ir mais fundo nos porquês disso.

De toda forma, não se pode ficar em subjetividade, pois dizer que o boot está "aparentemente lento" não é uma afirmação realmente útil.

Como nos ensinam as ciências da natureza e nelas particularmente a Física, a compreensão dos fenômenos se dá pela quantificação, que no Universo observável se faz através das atividades de medir, pesar e contar [ dado o contexto, apenas uma brincadeira, claro, apesar da veracidade da afirmação  :) ]

Então quantifique essa afirmação subjetiva consultando esse tópico:

Tempo do boot usando systemd - ferramentas de análise

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120917.msg663879.html#msg663879
« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, 20:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04.3 LTS Lento na Inicialização , Dual Boot Windows 7
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2017, 21:03 »
Só meus 2 centavos.

Olá Crazylinux, essa mensagem na inicialização é uma checagem do seu sistema de arquivos.

Por exemplo:

Código: [Selecionar]
/dev/sda2: clean, 286631/6111232 files, 2586472/24413952 blocks
Significa: A partição checada foi a /dev/sda2.  O sistema de arquivos está limpo [clean], sem inconsistências, depois ele informa o número de arquivos e blocos desta partição.

Este é um exemplo de resumo da checagem do seu sistema de arquivos.   Existem alguns motivos disso ocorrer.

1) Essa checagem pode ser feita de tempos em tempos, é uma configuração do sistema para uma checagem depois de um determinado número de inicializações.

2) Seu sistema de arquivos sofreu algum tipo de inconsistência ou  corrompimento e daí ele procura fazer essa checagem para poder inicializar corretamente. Um desligamento incorreto pode acarretar essa checagem na inicialização seguinte.

3)  Seu o seu HD estiver com algum problema ele pode corromper alguma coisa e daí ele checa o sistema de arquivos.


Como você reporta lentidão e se essa checagem ocorre de maneira frequente, então seu HD pode estar com problemas. Já verificou a saúde dele?

Instale o GsmartControl e verifique se tudo está bem.   Se tudo estiver bem siga as dicas do druidaobelix para descobrir qual o culpado pela lentidão no boot!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04.3 LTS Lento na Inicialização , Dual Boot Windows 7
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2017, 21:43 »
[...]so sei que aparece da inicialização:
/dev/sda6 Clean xxxxxx/xxxxxx files, xxxxxx/xxxxxx block
Os x são números e geralmente são são diferentes alguém team alguma ideia o que pode ser ?

Então, @Crazylinux,

Essa mensagem em si não significa nada de problemático, é apenas uma verificação rotineiro do estado do filesystem, não é esse o problema.

O boot no Ubuntu depois da introdução do systemd no lugar do upstart ficou problemático, foi feito para melhorar, mas o que concretamente estou vendo é que piorou.

Um problema constante, segundo o que tenho observado, tem sido o apt-daily-upgrade.service, tenho um computador aqui sofrendo com isso, mas ainda não tive tempo de realmente ir mais fundo nos porquês disso.

De toda forma, não se pode ficar em subjetividade, pois dizer que o boot está "aparentemente lento" não é uma afirmação realmente útil.

Como nos ensinam as ciências da natureza e nelas particularmente a Física, a compreensão dos fenômenos se dá pela quantificação, que no Universo observável se faz através das atividades de medir, pesar e contar [ dado o contexto, apenas uma brincadeira, claro, apesar da veracidade da afirmação  :) ]

Então quantifique essa afirmação subjetiva consultando esse tópico:

Tempo do boot usando systemd - ferramentas de análise

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120917.msg663879.html#msg663879

Aparentemente esta normal:

Startup finished in 4.429s (kernel) + 48.704s (userspace) = 53.133s
viciadoemlinux@viciadoemlinux:~$ systemd-analyze critical-chain
The time after the unit is active or started is printed after the "@" character.
The time the unit takes to start is printed after the "+" character.

graphical.target @48.620s
└─multi-user.target @48.620s
  └─getty.target @48.620s
    └─getty@tty1.service @48.620s
      └─rc-local.service @48.607s +1ms
        └─network-online.target @48.578s
          └─NetworkManager-wait-online.service @41.347s +7.230s
            └─NetworkManager.service @32.748s +8.589s
              └─dbus.service @31.963s
                └─basic.target @31.799s
                  └─sockets.target @31.799s
                    └─snapd.socket @31.732s +62ms
                      └─sysinit.target @31.731s
                        └─apparmor.service @18.622s +13.097s
                          └─local-fs.target @18.599s
                            └─run-cgmanager-fs.mount @32.758s
                              └─local-fs-pre.target @9.095s
                                └─systemd-remount-fs.service @8.891s +134ms
                                  └─systemd-journald.socket @3.428s
                                    └─-.slice @3.196s


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04.3 LTS Lento na Inicialização , Dual Boot Windows 7
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2017, 22:48 »
Aparentemente esta normal:
Startup finished in 4.429s (kernel) + 48.704s (userspace) = 53.133s

De fato, aparentemente normal, 53 segundos pode ser aceitável dependendo da máquina, porém um dia ou outro você vai pegar o apt-daily-upgrade.service querendo trabalhar, querendo atualizar o sistema, e aí demora uma eternidade pra carregar, dois a três minutos é coisa "normal".
Numa certa ocasião constatei uma demora de nada menos que espantosos 12 minutos para ele estabilizar.

O sistema carregou, o desktop apareceu normalmente e o sistema estava operacional, só que o boot em si não havia realmente terminado.
Como já estou "esperto" com o problema e de olho nele há algum tempo, então criei um 'alias' do systemd-analyze lá no .bashrc e de vez em quando consigo surpreender ele demorando essa enormidade pra subir.

Um exemplo concreto aqui, só para ilustrar:

Startup finished in 4.444s (kernel) + 2min 23.241s (userspace) = 2min 27.686s

Vai lá analisar no blame e constata:

46.771s apt-daily-upgrade.service
33.007s dev-sda5.device
23.413s systemd-tmpfiles-setup-dev.service
16.040s virtualbox.service

Essa mesma máquina numa segunda e consecutiva subida (o systemd "aprende" com as subidas):

Startup finished in 4.440s (kernel) + 59.125s (userspace) = 1min 3.565s

Como na primeira vez já pesquisou e atualizou o que tinha que atualizar, da segunda vez não teve apt-daily-upgrade.service, então ficou mais rápido, 60% mais rápido como se vê dos números. O blame, nesse segundo caso, mostra isso (note que sem o apt-daily):

31.919s dev-sda5.device
17.552s virtualbox.service

É um assunto que precisa ser melhor estudado.

Até fiz algumas alterações aqui, mas não funcionou lá muito bem, vai precisar olhar melhor isso.

Bem, de toda forma agora você já sabe analisar a questão e encontrar eventual problema.  ;)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2017, 00:07 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04.3 LTS Lento na Inicialização , Dual Boot Windows 7
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2017, 15:54 »
Olá druidaobelix

Então eu acho que está normal, talvez seja o Unity ou até o. GRUB que aparece desatualizado, eu estou usando a última versão .
Vou esperar sair a próxima versão do LTS para ver o que dá .

Grato