Autor Tópico: Posso usar um hd externo c/ Ubuntu em vários Pcs diferentes ?  (Lida 3210 vezes)

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Posso usar um hd externo c/ Ubuntu em vários Pcs diferentes ?
« Online: 28 de Julho de 2017, 22:06 »
Tenho um hd externo c/ Ubuntu que uso aqui em casa acoplado pelo USB em um notebook .  Se eu quiser conectar esse hd num micro diferente ou outro notebook diferente, o sistema vai rodar normalmente ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Posso usar um hd externo c/ Ubuntu em vários Pcs diferentes ?
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2017, 00:01 »
O Ubuntu pode ser instalado e funcionar normalmente num HD externo via USB. 

Contudo, quanto a sua segunda ideia, de levar esse HD externo para outros PCs ou Notebooks, podem haver problemas.

Primeiramente essas outras máquinas devem possuir suporte ao Boot de um USB-HDD, senão nada feito de dar o boot!

Também pode haver problemas em máquinas com Secure Boot e EFI habilitados.  Veja o cenário, você instala o seu Ubuntu em uma maquina  sem o Secure Boot e EFI e depois você leva essa instalação para dar o boot em outra máquina com Secure Boot e EFI, se não houver opção de desligá-los, o seu sistema não dará boot!  O inverso também pode ser verdadeiro! 

Existem maneiras de "contornar" esse cenário, mas deixo essa "sarna pra se coçar" com você!

Você não poderá instalar nenhum driver de vídeo proprietário permanentemente.  Já passou o cartão né! 

São essas entre outras coisinhas que poderão fazer sua ideia aventureira se transformar num pesadelo! 

Mas gosto é gosto! 

Seria mais "sensato" usar um Live-USB no modo "persistente" e se o motivo de usar o HD externo for espaço, você usa o Live-usb para gravar os dados no HD externo!

Espero que esteja disposto a aprender mesmo, pois nada disso que você propõe ou o modo persistente do Live-usb são coisas corriqueiras!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re:Posso usar um hd externo c/ Ubuntu em vários Pcs diferentes ?
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2017, 10:51 »
Eu fiz uma Live Usb em modo persistente , mas está demorando muito para o pen-drive ficar pronto para o uso depois que aparece o desktop na tela .  A luzinha do pen-drive fica piscando sem parar por uns 3 a 5 minutos e nesse tempo , fica praticamente impossível usar pois fica quase que travando e demorando para responder . Depois que passa esse tempo , dá pra usar mais ou menos , desde que não tenha muita atividade .  Sim , quanto aos drivers de vídeo , aqui em casa , todos são onboard e genéricos , só não lembro dos Secure boot e Efi  . 
Valeu !

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
- em vários Pcs diferentes ?
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2017, 20:39 »
Tenho um hd externo c/ Ubuntu que uso aqui em casa acoplado pelo USB em um notebook .  Se eu quiser conectar esse hd num micro diferente ou outro notebook diferente, o sistema vai rodar normalmente ?

Eu uso um HD assim.
É perfeitamente viável.
E o GRUB do HD ainda tem a opção de instalar o Ubuntu através de várias ISO (previamente configurado).
É claro que ao instalar o Ubuntu nesse HD, vc vai ter que decidir se ele vai ser particionado como MSDOS (antigo) ou como GPT.
Numa tabela de partição MSDOS vc vai ter suporte em computadores antigos e nos computadores atuais com o modo EFI em legacy.
Numa tabela de partição GPT vc só tem suporte nos computadores atuais.

Vc pode pegar esse HD e conectar tranquilamente em outro micro e dar boot por ele.

Verifique o tipo de sistema da tabela de partição com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
Se a saida retornar
Tabela de Partição: msdos

Vc usa uma tabela msdos.

se retornar:
Tabela de Partição: gpt

vc usa uma tabela gpt que só funciona nos micros UEFI
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049