Autor Tópico: Problema dual boot ubuntu 16.04 e Windows 10  (Lida 2692 vezes)

Offline anakim1234

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problema dual boot ubuntu 16.04 e Windows 10
« Online: 22 de Julho de 2017, 20:13 »
Boa noite, pessoal!
Há algum tempo estou tendo dificuldades em fazer dual boot do windows 10 com o ubuntu 16.04 pelo seguinte motivo: O GRUB não inicializa. O modo da BIOS é o famoso UEFI, já tentei diversos tutoriais e não funciona. Dando uma olhada mais a fundo, percebi que no momento da instalação do ubuntu a partição EFI(windows boot manager) está com os 100 MB dos 100 disponíveis cheios e estranhamente no windows a particao está vazia. Enfim, acho que o problema está ai na particao que dá o boot. Alguém sabe algum meio de resolver esse problema? Sei lá, formatando a particao EFI . Ouvi falar que se eu criar uma outra /boot/efi so pro linux pode dar problema, é verdade?

Preciso muito resolver esse problema, pois curso ciência da computação e as disciplinas fazem  do linux o tempo todo.

Muito obrigado desde já,

Lucas

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema dual boot ubuntu 16.04 e Windows 10
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2017, 15:33 »
Antes de mais nada é ter uma visão melhor do que há no sistema e como ele está organizado.

A partir da sua narrativa supostamente está conseguindo subir o sistema no modo live-iso (pendrive ou cdrom).

Então, usando o live-iso traga ao tópico informações sobre o hardware e o particionamento.

Instale o pacote inxi, que irá permitir uma visão panorâmica do cenário aí existente.

O repositório universe precisa estar habilitado para poder instalar o inxi.

Citar
Configurações do sistema/Programas e atualizações/Aplicativos Ubuntu


Deixe os quatro repositórios assinalados: main universe restricted multiverse

Reload (=recarregar) etc e tal para atualizar.

Então instale fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Não precisa trazer ao tópico as informações da instalação do inxi, é desnecessário e não auxilia em nada, exceto evidentemente no caso de algum improvável erro.

Em seguida, num terminal, faça o comando abaixo, com o mouse marque e copia a saída e cole o resultado aqui no tópico:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ

Também o resultado dos seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima;

Esse é o passo inicial para tentar entender o que possa estar ocorrendo.


« Última modificação: 23 de Julho de 2017, 15:40 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.