Autor Tópico: Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04  (Lida 5470 vezes)

Offline KeniSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Online: 15 de Julho de 2017, 21:26 »
Olá, sou um usuário de Linux, no meu caso o Ubuntu 17.04, comprei o CS:GO hoje e ao iniciar o jogo no modo online e no modo BOT eu me deparei com esse erro (Não identifiquei) onde o jogo fica todo preto e as armas cinzas, onde, a minha jogabilidade fica ruim, tentei atualizar os drivers da Intel e não consegui pela falta de suporte a minha placa interna que é a Intel HD graphics 520.

Minha configuração é a seguinte:
Intel I5 6200 U
8 GB de Memória RAM
1 também de HD
Placa de vídeo HD 520 integrada
Sistema Operacional: Ubuntu 17.04 62 bits/amd64

Única opção que vejo é a formatação do sistema e colocar um Windows nele coisa que quero levar como ultima opção, pois o meu Ubuntu é muito mais rápido e sem problemas e atualizações, único problema que tive foi esse impasse com o CS:GO.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2017, 05:49 »
Duas possibilidades mais imediatas: experimente a ppa OIBAF, há uma boa possibilidade de que resolva a questão.
Entretanto, se não resolver, então experimente um kernel mais recente.

Nesse tópico linkado abaixo, embora lá o assunto central seja outro, caso já não saiba, há informação suficiente sobre como fazer uma coisa e outra:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121902.0.html

Qualquer dúvida pergunte aqui no seu tópico.
« Última modificação: 16 de Julho de 2017, 05:56 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2017, 18:36 »
Se na disso funcionar também sempre é possível criar um dual boot no computador e ter os dois sistemas instalados, usando um ou outro conforme se queira.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline KeniSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2017, 21:29 »
Se na disso funcionar também sempre é possível criar um dual boot no computador e ter os dois sistemas instalados, usando um ou outro conforme se queira.

Boa noite amigo, primeiramente eu queria agradecer pela ajuda, bom seguindo alguns topicos relacionados ao meu problema eu consegui identificar que o meu sistema está normal e que está reconhecendo minha placa e que a mesma está rodando normal, segui os passos para instalar o ppa OIBAF mas tive erro em todos que tentei, e um detalhe que eu esqueci de comentar foi que na hora da instalação minha conexão com a internet tinha caido, nisso eu demorei cerca de 20 segundos para voltar a conexão e assim voltar a baixar o programa (pela Steam), eu acredito que seja isso, por isso estou instalando o mesmo novamente e em relação a atualização, eu segui diversos tutorias para atualizar o sistema e seus aplicativos e só não atualizei o kernel ainda, vou instalar novamente o jogo para ver se é isso, se não eu atualizo o kernel e depois se não resultar em nada eu vou instalar o Windows mesmo. (Uma vez tentei fazer dualboot aqui e não consegui a GUI não apareceu com os dois sistemas (Windows x Ubuntu) embora na instalação tenha ocorrido tudo normalmente).

Offline KeniSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2017, 23:15 »
Atualizando, meu kernel era 4.10 e atualizei para o 4.12 e nada... O jogo continua mostrando tudo em preto e cinza como se fossem apenas as modelagens :/

Tirei alguns prints:





Só para deixar claro que: O jogo roda normal, consigo fazer tudo nele, atirar, correr etc. Apenas o gráfico que fica deste jeito.
« Última modificação: 16 de Julho de 2017, 23:33 por KeniSam »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2017, 13:24 »
Atualizando, meu kernel era 4.10 e atualizei para o 4.12 e nada... O jogo continua mostrando tudo em preto e cinza como se fossem apenas as modelagens :/
Só para deixar claro que: O jogo roda normal, consigo fazer tudo nele, atirar, correr etc. Apenas o gráfico que fica deste jeito.

1) Chegou a fazer um teste com um monitor externo plugado?

2) Como está usando o Ubuntu 17.04, que é uma versão provisória, experimental, de testes, é o caso de tentar com a versão 16.04.2, que é uma LTS;

3) E ainda, se está usando o Ubuntu padrão (=Unity), experimente num outro "sabor" do Ubuntu (Gnome, Mate, Xubuntu), com ambientes gráficos sem o Compiz, que sabidamente é complexo e pode estar interferindo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2017, 13:29 »
Se a questão está ocorrendo exclusivamente no próprio jogo, então é razoável pensar que possa ser alguma configuração própria dele e não sistêmica, ou seja, parâmetros que afetem diretamente o jogo e não o sistema operacional, porque se fosse nesse útlimo afetaria outras aplicações, o que parece não ser o caso.

Ou seja, não faz muito sentido aumentar o brilho ou alterar o contraste do sistema como um todo se o problema só se manifesta no jogo, se os demais aplicativos estão normais quanto a esse particular aspecto.

No aspecto do jogo propriamente dito não posso ajudar muito porque não tenho o próprio instalado, alguém aqui do Fórum que eventualmente tenha poderá ajudar melhor, prestar um auxílio mais qualificado, porém talvez antes do que mencionado no post anterior, vejo na comunidade Counter-Strike Global Offensive menção a ajuste que pode ser feito em:

Citar
Console Brightness Settings

mat_monitorgamma "1.60000"
mat_monitorgamma_tv_enabled "1"

You can also set them automatically in the autoexec.cfg in your "Steam\SteamApps\common\Counter-Strike Global Offensive\csgo\cfg" directory.

You can also add a bind to change the brightness during game:

alias gamma "incrementvar mat_monitorgamma 1.6 2.2 0.1"
bind l "gamma"

The Settings onli affect the video output if you play fullscreen!

Dê uma olha nesse post:

CSGO: High Brightness Video

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=183426142

Também aqui se diz algo nesse sentido e indica parâmetros:

Citar
mat_monitorgamma 0
mat_monitorgamma_tv_enable 1

Need help about brightness

http://steamcommunity.com/app/730/discussions/0/864960353795815713/?ctp=2

Agora é uma questão de estudar para melhor entender como funcionam tais parametrizações desse jogo.
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 14:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o CS:GO No Ubuntu 17.04
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2017, 15:55 »
Adicionalmente, nada impede que também faça algumas experiências alterando o brilho, o contraste e o gamma, eventualmente, caso atinja um resultado satisfatório, pode criar um 'alias' para chamar quando vai iniciar o jogo, colocando no 'alias' a combinação que funcionou (embora ache que se deva centrar a pesquisa nas configurações do próprio jogo).

Pode-se usar o xcalib para essa função:

Código: [Selecionar]
sudo apt install xcalib
Um conceito importante para o entendimento da questão é o do que seja um arquivo ICC -  International Color Consortium, que é um padrão da indústria para definir características de cor de um determinado dispositivo.

Tem muito material por aí falando sobre isso, esse aqui, por exemplo, é bastante prático e claro sobre o assunto:

O que é um perfil ICC?

http://www.canson-infinity.com/pt/faq/o-que-e-um-perfil-icc

É necessário, ainda, registrar o seguinte, no Ubuntu padrão (=Unity) os perfis icc estão armazenados em /usr/share/color/icc/colord/

O perfil padrão do fabricante é o arquivo:

Gamma6500K.icc

Ou seja, muda isso e aquilo e quando quer voltar ao padrão, vá para dentro do diretório onde estão os arquivos icc (ou fornece a path completa), faz o xcalib acionar, sem opções, o Gamma6500K.icc que tudo volta do normal.

Código: [Selecionar]
cd /usr/share/color/icc/colord
ou seja, como esse diretório não está na path do sistema, precisa ir para dentro do diretório ou então informar o caminho completo.

Código: [Selecionar]
xcalib -d :0 -s 0 -v Gamma6500K.icc
ou então:

Código: [Selecionar]
xcalib -d :0 -s 0 -v /usr/share/color/icc/colord/Gamma6500K.icc
Traga ao tópico o resultado do comando acima.

Algo importante para lembrar e que muitas vezes salva ter que reiniciar o sistema:

Código: [Selecionar]
xcalib -c
Esse comando acima limpa (=clear) as alterações efetuadas, então de vez em quando se erra nos testes e fica tudo apagado ou branco, acaba dando pra fazer esse comando ainda que "às cegas" e voltar a ter tela. Todavia, sempre que reiniciar a sessão ou o sistema também voltará ao padrão.

Traga ao tópico qual é a configuração atual do seu sistema, isto é, **antes** de alterar qualquer coisa:

Um exemplo de uso do xcalib para deixar tudo com cores muito fortes:

Código: [Selecionar]
xcalib -v -co 100.0 -b 0.0 -gammacor 3.0 -alter
Outro exemplo, para deixar tudo muito avermelhado:

Código: [Selecionar]
xcalib -d :0 -s 0 -v -red 0.8 10.0 100.0 Gamma6500K.icc
Um uso básico:

Código: [Selecionar]
xcalib -v -contrast 30.0 -brightness 80.0 -alter
Alterando o gamma:

Código: [Selecionar]
xcalib -v -co 100.0 -b 0.0 -gammacor 0.6 -alter
Outro exemplo:

Código: [Selecionar]
xcalib -brightness 0.0 -contrast 60.0 -gammacor 1.3 -alter
Invertendo cores:

Código: [Selecionar]
xcalib -v -invert -alter
Ajustando cores individualmente:

Código: [Selecionar]
xcalib -red 1.8 40 90 -alter
Código: [Selecionar]
xcalib -green 1.5 20 70 -alter
Código: [Selecionar]
xcalib -blue 1.3 20 70 -alter
Ajustando cores de forma composta:

Código: [Selecionar]
xcalib -red 3.8 40 90 -green 1.5 20 70 -blue 1.3 20 70 -alter

===================

Veja o README do xcalib a partir da origem:

http://xcalib.sourceforge.net/README.html

Aqui nessa ubuntu manuals tem informações interessante:

http://manpages.ubuntu.com/manpages/xenial/man1/xcalib.1.html

Um artigo legal tratando disso tudo e ainda outras referências úteis:

Como calibrar e ajustar o monitor com o xcalib no Linux

http://elias.praciano.com/2014/12/como-calibrar-e-configurar-os-ajustes-de-brilho-e-contraste-no-linux/
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 16:09 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.