Autor Tópico: Gerenciador de Atualizações e Central de programas do Ubuntu (SUMIRAM)  (Lida 5336 vezes)

Offline pccruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Caros, boa noite.

Após uma atualização no meu Ubuntu tanto o gerenciador de atualizações e a central de programas sumiram, sabem me dizer o que ocorreu?

Alguém sabe me dizer como posso fazer para voltar esses recursos? Dentro de configurações de sistema o ícone simplesmente sumiu.

Estou utilizando a versão 17 do Ubuntu

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gerenciador de Atualizações e Central de programas do Ubuntu (Sumiram)
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2017, 00:55 »
Após uma atualização no meu Ubuntu tanto o gerenciador de atualizações e a central de programas sumiram, sabem me dizer o que ocorreu?
Alguém sabe me dizer como posso fazer para voltar esses recursos? Dentro de configurações de sistema o ícone simplesmente sumiu.

Então, @pccruz,

Por primeiro e mais importante aspecto é saber se as atualizações estão ocorrendo normalmente, isto é, se o sistema está sendo capaz de fazer as atualizações e, além disso, de instalar novos programas.

Abra um janela de terminal e verifique se estão funcionando corretamente:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
Os comandos acima devem terminar sem erros.

Por depois, há alguma confusão na descrição da questão, pois os ícones tanto do Gerenciador de atualizações quanto do Ubuntu-Software **não** ficam dentro da janela de Configurações do sistema, que é a unity-control-center.

Ambos os ícones são acessados a partir do Dash, que é aquele primeiro ícone com o símbolo Ubuntu na barra de ícones e também o ícone do Ubuntu Software normalmente vem fixado na barra de ícones, então não entendi muito bem a descrição que você fez.

Será que estamos falando dos mesmos ícones?



https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ubuntu_Software_Center_icon_v3.svg

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ubuntu_software_updater.svg

De qualquer forma, se é uma questão de ícones aqui ou ali, para analisar melhor a situação,  supondo que sua instalação seja o Ubuntu padrão (=Unity), versão 17.04, faça os seguintes comandos:

Inicialmente, numa janela de terminal, chame:

primeiro:

Código: [Selecionar]
ubuntu-software
depois:

Código: [Selecionar]
update-manager
Observe se as janelas respectivas abrem e, enfim, se funcionam. Informe o resultado.

Em seguida traga ao tópico o resultado dos seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
lsb_release -rd
Código: [Selecionar]
uname -srvm
Depois:


Código: [Selecionar]
ls /usr/share/applications/ | grep update-m
Código: [Selecionar]
ls /usr/share/applications/ | grep local
Código: [Selecionar]
ls /usr/share/applications/ | grep Software
(note que nesse último o S de Software é em caixa alta, maiúscula, porém ao invés de digitar os comandos e sempre melhor copiar com o mouse aqui no tópico e então colar no terminal usando o mouse ou as teclas Ctrl Shift V )

E ainda:

Código: [Selecionar]
cd /usr/share/icons&&find -name ubuntusoftware*
Vamos ver o que é possível descobrir disso.
« Última modificação: 18 de Julho de 2017, 02:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.