Autor Tópico: Instalação do Anaconda, no ubuntu 16.04  (Lida 3615 vezes)

Offline RvCp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Instalação do Anaconda, no ubuntu 16.04
« Online: 10 de Julho de 2017, 07:53 »
Bom dia companheiros, estou precisando de um ajuda de vocês, atualmente na faculdade estou participando de uma projeto de analise de dados, logo precisei instalar o pacote Anaconda. Algo que não tive problema, contudo eles vieram posteriormente quando precisei utilizar duas versões diferentes do python. No principio pensei e fiz, instalando as duas versões do pacote(anaconda 2 e 3), deixando transcrever para o script ./bashrc o caminho para 3 versão. Porém necessito usar o "ipython" da versão 2(já instalada, ambas os pacotes se encontra separados, mas no mesmo caminho), só que mesmo utilizando os comando do anaconda:.... conda, anaconda...., ele não consegue acessar a pasta com da 2 versão.
Se alguém soube, fico imensamente grato.
Grande abraço a todos.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação do Anaconda, no ubuntu 16.04
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2017, 17:38 »
[...]No principio pensei e fiz, instalando as duas versões do pacote(anaconda 2 e 3), deixando transcrever para o script ./bashrc o caminho para 3 versão. Porém necessito usar o "ipython" da versão 2(já instalada, ambas os pacotes se encontra separados, mas no mesmo caminho), só que mesmo utilizando os comando do anaconda:.... conda, anaconda...., ele não consegue acessar a pasta com da 2 versão.

No momento não tenho instalado então fica difícil conferir, vamos ver se alguém aí no Fórum tem e ajuda melhor, porém parece que há um engano quanto do conceito de instalação, que não é no Python do Linux hospedeiro, mas sim dentro da própria Anaconda.

Reproduzindo:

Ambientes virtuais com conda

O conda também suporta a instalação de diversas versões de Python utilizando ambientes virtuais. Um ambiente virtual é uma instalação Python feita inteiramente em um diretório. Podemos ter diversos ambientes instalados e cada um terá sua versão do Python e seus pacotes armazenados separadamente. Ao ativarmos um ambiente virtual, os comandos python, pip, etc e o caminho de busca dos pacotes são substituídos pelos caminhos do ambiente virtual. A partir da ativação, qualquer comando Python usará as bibliotecas e o interpretador do ambiente virtual. A utilização de ambientes virtuais é comum quando desenvolvemos vários projetos paralelamente, de modo que cada projeto tem seu ambiente separado com somente os pacotes necessários instalados. É prático e evita inconvenientes como versões de pacotes incompatíveis ou diferentes para cada projeto.

Para criar um ambiente virtual utilizamos

\$ conda create -n nome python=X.Y lista de pacotes desejados

E para ativá-lo

    \$ source activate nome (Linux, MacOSX)
    \$ activate nome (Windows)

Também podemos listar os ambientes instalados:

\$ conda info --envs

Consulte o texto todo aqui, no "Igor dos Santos Montagner - Blog" :

Usando Anaconda Python para Computação Científica

http://igormontagner.blogspot.com.br/2015/10/usando-anaconda-python-para-computacao.html




« Última modificação: 10 de Julho de 2017, 17:40 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.