Autor Tópico: posso usar um dock station hd como computador?  (Lida 7385 vezes)

Offline williamphone10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
posso usar um dock station hd como computador?
« Online: 04 de Julho de 2017, 15:10 »
Boa tarde.
Podem me informar se tem como usar um dock station hd como computador?
Eu tenho um hd  de pc e preciso das informações que tenho nele quando estou na rua, é possível liga-lo em um dock station instalar o ubuntu e mante-lo ligado no roteador como um servidor?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2017, 18:47 »
Movido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2017, 19:38 »
Então, "williamphone10",

Acho que não entendi muito bem a questão proposta.  ???

Um dock station hd é apenas um dispositivo onde se coloca um hd o que faz dele, digamos assim, um pendrive gigante.
É como se fosse um "case", só que com melhores condições de ventilação.
Sozinho ele não faz nada, se não há cpu, se não há processador, não há sistema, não há computador.

Plugar isso num roteador, por exemplo, por usb, não faz com que haja processador.

Ou será que estou entendendo tudo errado do que você realmente quer?

Indique um link externo do equipamento que concretamente você tem em vista para que eventualmente se possa melhorar o entendimento.

« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 21:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline williamphone10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2017, 21:33 »
Eu tenho um roteador tp-link wdr 4300 com 2 entradas usb, eu liguei um hd externo nele e eu consigo visualizar o hd na minha rede wi-fi em casa,  mas eu preciso usar os arquivos fora de casa e eu não tenho computador só um tablet e um smartphone ambos com Android.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2017, 22:42 »
Eu tenho um roteador tp-link wdr 4300 com 2 entradas usb, eu liguei um hd externo nele e eu consigo visualizar o hd na minha rede wi-fi em casa,  mas eu preciso usar os arquivos fora de casa e eu não tenho computador só um tablet e um smartphone ambos com Android.

Dei uma olhada nesse manual e parece que é possível fazer o que vc deseja, eu só não recomendaria.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2017, 22:55 »
Ok, assim clareou um pouquinho mais para entender a questão.

Evidentemente o acesso é feito por você através do tablet/smartphone, que nesse caso funcionam tal e qual um computador, vez que cada um deles obviamente possui um processador, então fechou-se o raciocínio.

Esse modelo de roteador possui um ftp server embutido, por isso que na rede local você consegue 'enxergar' um pendrive plugado nele.

O esquema é simples, veja a topologia da rede e outras características nesse link:

http://static.tp-link.com/resources/document/TL-WDR4300_FTP_Server_Applicat.pdf

Mas indo um passo adiante, você sai da casa levando no bolso seu tablet/smartphone e no outro bolso o hd+dock_station ou um pendrive, tanto faz.

Qual é a ideia a partir daí?

Chega num lugar qualquer e daí?

O seu roteador está lá na sua casa ou vai levar junto também?

Ou no lugar para onde vai tem um roteador igual ao seu?

Note que nem todo roteador faz isso, isto é, nem todo roteador possui embutido um ftp server que permite essa função, o seu tem, no lugar onde você vai, ainda que tenha outra roteador, pode ser outra marca/modelo e não ter essa função, enfim, desenvolva o raciocínio sobre o que quer fazer.

Note que se tiver um ip estático é possível deixar o seu disco em casa conectado no ftp server e remotamente (da rua) acessar o disco.

Nesse caso, claro, o roteador precisa estar ligado a um modem que possui uma conexão internet de qualquer operadora e que permita conexão de entrada.

Detalha o raciocínio do que você pretende fazer e onde é que o Ubuntu entra nessa história toda, vez que aqui evidentemente é um Fórum Ubuntu.

« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 22:59 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline williamphone10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2017, 09:48 »
"Note que se tiver um ip estático é possível deixar o seu disco em casa conectado no ftp server e remotamente (da rua) acessar o disco."

É isso que eu preciso.

O  ubuntu é meu sistema operacional padrão, não tenho windows. O único problema é que no momento meu notebook queimou e estou sem ele, mas quando comprar outro também vou usar o mesmo sistema nele.

Offline williamphone10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2017, 09:50 »
Eu tenho um roteador tp-link wdr 4300 com 2 entradas usb, eu liguei um hd externo nele e eu consigo visualizar o hd na minha rede wi-fi em casa,  mas eu preciso usar os arquivos fora de casa e eu não tenho computador só um tablet e um smartphone ambos com Android.

Dei uma olhada nesse manual e parece que é possível fazer o que vc deseja, eu só não recomendaria.

Sabe como fazer e porque não recomenda?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2017, 17:34 »
"Note que se tiver um ip estático é possível deixar o seu disco em casa conectado no ftp server e remotamente (da rua) acessar o disco."

É isso que eu preciso.

Antes de prosseguirmos com o desenvolvimento disso, cabe fazer um questionamento simples, que eventualmente tira o escorpião do bolso.

Você não pode simplesmente deixar seus arquivos, aqueles que pretende acessar remotamente, em qualquer servidor onliine, "in cloud" (nas nuvens) como se diz modernamente, usando, por exemplo, qualquer um dos vários e vários serviços gratuitos disponívels, tais como Drive, do Google, OneDrive, da Microsoft, Dropbox, e por aí vai?

O 'jeitão' do acesso é o mesmo, quando você está na rua com o seu tablet/smartphne, basta acessar qualquer um daqueles serviços e ter acesso ao seus arquivos, certamente mais fácil, prático e rápido do que acessar remotamente o seu hd na sua casa.

O que diz à respeito disso?


« Última modificação: 05 de Julho de 2017, 18:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2017, 18:21 »
Sabe como fazer e porque não recomenda?

Ele usa um servidor FTP onde a senha é transmitida em arquivo texto simples na rede. Qualquer um pode te snifar e capturar esses dados e invadir sua rede. Se vc tem arquivos confidenciais ou íntimos não seria uma boa idéia.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:posso usar um dock station hd como computador?
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2017, 08:40 »
Olá @williamphone10,

Se você não está plugando o HD na máquina Ubuntu, não tem Ubuntu no seu problema.

De qualquer forma, não vale a pena quebrar a cabeça pra hospedar arquivos em casa, hoje em dia. Como já disseram, vale mais a pena colocar seus arquivos num serviço de armazenamento "cloud", como Dropbox, Google Drive ou assemelhados.


Enviado do meu smartphone.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D