Autor Tópico: Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180  (Lida 3736 vezes)

Offline mrroot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180
« Online: 27 de Junho de 2017, 11:29 »
Ajuda!
Eu fiz um dual boot no meu note(não é VM), e instalei o Ubuntu 16.04. Eu tenho uma placa de vídeo AMD Radeon HD8180. Com os drivers padrão, estou com alguns problemas de estabilidade quando ligo o note no Home Theater. Eu também não estou conseguindo configurar o áudio para saídas 5.1 ou 7.1 como faço quando estou no windows. Eu procurei algumas informações sobre drivers e não consegui concluir qual seria a melhor opção para meu hardware. O AMDGPU-PRO, conforme lista de compatibilidade, não tem minha placa como modelo suportado. Eu gostaria de saber qual a melhor alternativa de driver que eu posso instalar para tentar resolver este problema e melhorar o desempenho gráfico/áudio da minha máquina quando estiver usando o Ubuntu?

Grato,

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2017, 11:52 »
O AMDGPU-PRO, conforme lista de compatibilidade, não tem minha placa como modelo suportado. Eu gostaria de saber qual a melhor alternativa de driver que eu posso instalar para tentar resolver este problema e melhorar o desempenho gráfico/áudio da minha máquina quando estiver usando o Ubuntu?

Considerando as dificuldades com o AMD Radeon e a ausência de suporte pleno, se não está trabalhando bem com o driver opensource, então talvez a melhor possibilidade seja ainda, por enquanto, usar a versão 14.04 e nela instalar o driver proprietário.

Dê uma lida nesse tópico:

Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119532.msg668298.html#msg668298
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2017, 12:22 »
Apenas uma observação adicional que pode ser relevante: se de fato no Ubuntu 14.04 ele precisa ser mantido no kernel da série 3, isto é, não deixar ir para o 4.4. pelo processo HWE Stack Xenial.

"If you have Ubuntu 14.04 LTS with Linux kernel 4.4.0 (HWE stack Xenial), you can't install the proprietary fglrx/Catalyst driver."

RadeonDriver

https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mrroot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2017, 10:31 »
Com os drivers Oibaf, será podemos resolver o problema enquanto a AMD não decide a vida? Algum relato positivo em relação à esta alternativa?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2017, 12:03 »
Com os drivers Oibaf, será podemos resolver o problema enquanto a AMD não decide a vida? Algum relato positivo em relação à esta alternativa?

Quer me parecer que não, desconheço qualquer relato nesse sentido, a ppa Oibaf não tem esse alcance, não será ela que resolverá, e sim se e quando o fabricante AMD não abandonar seus consumidores e voltar a fazer seu trabalho.

De toda forma, instalar e desintalar Oibaf é algo simples de ser feito, experimente aí.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mrroot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2017, 13:06 »
Para Registro!
Instalei o drivers Oibaf, mas não deu certo. Ficou até pior. O jeito é ter paciência e aguardar a solução pela AMD, ou usarmos apenas placas Nvidia para trabalhar com Linux.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 / AMD Radeon HD8180
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2017, 13:10 »
[..] ou usarmos apenas placas Nvidia para trabalhar com Linux.

Certamente para quem usa Linux e quer e ou precisa de uma gpu dedicada a solução é sempre e sempre Nvídia.
A Nvidia tem prestado um suporte consistente ao Linux, já a AMD abandonou, então não se pode privilegiar e recompensar o descaso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.