Autor Tópico: [RESOLVIDO] Não consigo instalar o Ubuntu  (Lida 13150 vezes)

Offline Nuk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Não consigo instalar o Ubuntu
« Online: 21 de Junho de 2017, 22:07 »
Instalei o Ubuntu 17.04 mas ele estava demorando 3 minutos para iniciar o sistema. Tentei instalar a versão 16.04 mas quando clico em instalar o sistema congela... desisti e tentei instalar pelo pen-drive mais ele vai direto para aquele erro grub-resource> ... enfim não sei mais oque posso fazer para instalar o ubuntu....
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, 14:40 por Nuk3 »

Offline Granlok07

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2017, 22:42 »
Amigo eu sou iniciante no ubuntu tbm,mas já instalei em partição tantas vezes vou tentar ajudar .

1Use o Yume pra dar boot pelo seu pendrive é facil é sempre funciona bem pra dar boot pelo pen-drive pra mim foi o único programa que deu boot certinho no meu pen drive e instalei tranquilo o ubuntu no meu pc 32bits .

Pra evitar erros no meu pc que é antigo eu fiz o seguinte,baixei a versão ubuntu 10.4 e instalo no pc, não marque a opção  atualizar enquanto instala,pois observei que isso fazia minha maquina não iniciar.

Dai quando está instalada a versão levinha antiga aparece a notificação,deseja instalar a "versão 14.lts" ai você poe sim.

Tenta pra ver amigo eu faço isso,é um modo estranho mas é uma forma em partes de atualização que faço pra não travar pois uma vez instalado aqui é dificil dar erro!.

Espero ter ajudado!.

corrigindo aqui a versão que instalei foi a versão ubuntu-12.04.5 e não a 10.4..enfim  depois de instalar  só atualizar pra versão mais recente tenta ai amigo que pode dar certo !
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 23:55 por Granlok07 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2017, 22:51 »
Pra evitar erros no meu pc que é antigo eu fiz o seguinte,baixei a versão ubuntu 10.4 e instalo no pc, sem marcar atualizar enquanto instala,pois observei que isso fazia minha maquina não iniciar.
Dai quanto está instalada a versão levinha antiga aparece a notificação,deseja instalar a "versão 14.lts" ai você poe sim.

Interessante, não deixa de ser um estratégia, muito embora possam existir alguns senões.  :)

O primeiro deles é que se o computador for mais recente, aproximadamente a partir de 2012, já com setup do tipo UEFI, a antiga versão do Ubuntu 10 não contempla essa possibilidade, até porque naquela época , 2010, isso ainda não existia.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2017, 22:54 »
Instalei o Ubuntu 17.04 mas ele estava demorando 3 minutos para iniciar o sistema. Tentei instalar a versão 16.04 mas quando clico em instalar o sistema congela... desisti e tentei instalar pelo pen-drive mais ele vai direto para aquele erro grub-resource> ... enfim não sei mais oque posso fazer para instalar o ubuntu....

Então, "Nuk3",

Na versão 16.04 experimente utilizar a opção nomodeset para a linha de kernel.

A tecla F6 no menu inicial do live-pendrive dará acesso para acrescentar essa opção.
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 22:55 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2017, 23:01 »
Mas na verdade estamos começando errado... :(

Coisas de início importantes:

1) conferiu o md5sum do arquivo .iso baixado?

2) se a instalação é por live-pendrive, conferiu o .iso **instalado** no pendrive?

3) sabe dizer qual é a placa de vídeo do seu sistema?

4) Se pude fornecer uma descrição resumida do seu hardware, sempre é bom; se tiver um link para as especificações, melhor ainda.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Nuk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2017, 23:06 »
Mas na verdade estamos começando errado... :(

Coisas de início importantes:

1) conferiu o md5sum do arquivo .iso baixado?

2) se a instalação é por live-pendrive, conferiu o .iso **instalado** no pendrive?

3) sabe dizer qual é a placa de vídeo do seu sistema?

4) Se pude fornecer uma descrição resumida do seu hardware, sempre é bom; se tiver um link para as especificações, melhor ainda.
Então, rodei a iso no virtual box (tudo ok), md5sum eu não sei oque é ... quanto ao meu hardware ... i5 6500 6ª Geração skylake 3.6 GHz, Memória HyperX 4Gbs cl10 1600 Mhz, Placa de video Zotac Gtx 550 Ti e placa mãe GIGABYTE H110M-H

Offline Nuk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2017, 23:08 »
Amigo eu sou iniciante no ubuntu tbm,mas já instalei em partição tantas vezes vou tentar ajudar .

1Use o Yume pra dar boot pelo seu pendrive é facil é sempre funciona bem pra dar boot pelo pen-drive pra mim foi o único programa que deu boot certinho no meu pen drive e instalei tranquilo o ubuntu no meu pc 32bits .

Pra evitar erros no meu pc que é antigo eu fiz o seguinte,baixei a versão ubuntu 10.4 e instalo no pc, não marque a opção  atualizar enquanto instala,pois observei que isso fazia minha maquina não iniciar.

Dai quando está instalada a versão levinha antiga aparece a notificação,deseja instalar a "versão 14.lts" ai você poe sim.

Tenta pra ver amigo eu faço isso,é um modo estranho mas é uma forma em partes de atualização que faço pra não travar pois uma vez instalado aqui é dificil dar erro!.

Espero ter ajudado!.
Usei o yumi mesmo para fazer o pendrive... até utilizei a versão 14.04, mas deu o mesmo erro.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2017, 23:14 »
Então, rodei a iso no virtual box (tudo ok), md5sum eu não sei oque é ... quanto ao meu hardware ... i5 6500 6ª Geração skylake 3.6 GHz, Memória HyperX 4Gbs cl10 1600 Mhz, Placa de video Zotac Gtx 550 Ti e placa mãe GIGABYTE H110M-H

O "famoso" md5 é um método para conferência da integridade de um arquivo usando um algoritmo de cálculo e depois comparando com o valor informado pelo site de onde baixou, no caso o site oficial do Ubuntu, mas se antes instalou em máquina virtual e conseguiu fazer a instalação, então o problema não é esse.

Sua placa de vídeo é uma Nvídia, e ela deve estar se estranhando com o driver padrão carregado, então é o caso mesmo de usar o parâmetro nomodeset na linha de carga do kernel, ainda no menu inicial do live-pendrive.



Use a tecla F6 para Outras Opções e marque para carregar o parâmetro nomodeset
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 23:22 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Nuk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2017, 23:25 »
Então, rodei a iso no virtual box (tudo ok), md5sum eu não sei oque é ... quanto ao meu hardware ... i5 6500 6ª Geração skylake 3.6 GHz, Memória HyperX 4Gbs cl10 1600 Mhz, Placa de video Zotac Gtx 550 Ti e placa mãe GIGABYTE H110M-H

O "famoso" md5 é um método para conferência da integridade de um arquivo usando um algoritmo de cálculo e depois comparando com o valor informado pelo site de onde baixou, no caso o site oficial do Ubuntu, mas se antes instalou em máquina virtual e conseguiu fazer a instalação, então o problema não é esse.

Sua placa de vídeo é uma Nvídia, e ela deve estar se estranhando com o driver padrão carregado, então é o caso mesmo de usar o parâmetro nomodeset na linha de carga do kernel, ainda no menu inicial do live-pendrive.



Use a tecla F6 para Outras Opções e marque para carregar o parâmetro nomodeset
Isso é frustrante... mas agora quando entro no pc ao apertar "F12" para escolher o boot tanto a opção UEFI: Generic Flash Disk 1.08 quanto a Generic Flash Disk 1.08 ao selecioná-las apenas mostram um underline piscando. Não aparece mais o ...source >
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 23:26 por Nuk3 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2017, 23:29 »
Alguns detalhes:

1) seu sistema muito possivelmente possui duas placas de vídeo, uma que é integrada ao chipset do i5 6500 Skylake e outra dedicada que é a Nvídia.
Precisa ver no manual do produto se existe meios de deixar apenas uma delas ativa. Se existir, em princípio, até instalar, melhor deixar a placa onboard, que é uma Intel.

2) esse sistema já é moderno, bastante atual, certamente está em GPT, o live-pendrive precisa também estar formatado em GPT e não no modo convencional (MsDos), para que o sistema possa subir, isto é, o live-pendrive precisa ser gravado levando isso em consideração.
Neste caso o fato de ter conseguido fazer anteriormente em VirtualBox é irrelevante, pois é possível conseguir em máquina virtual, mas não conseguirá na máquina real se não for em GPT.

3) Supondo que o sistema já tenha um sistema operacional instalado, no caso o Windows, muito possivelmente com a opção UEFI, note que o UEFI no setup deve ser mantido para ambos os sistemas. Não dá para fazer um em UEFI e o outro em Legacy.

« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 23:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Nuk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2017, 23:33 »
Alguns detalhes:

1) seu sistema muito possivelmente possui duas placas de vídeo, uma que é integrada ao chipset do i5 6500 Skylake e outra dedicada que é a Nvídia.
Precisa ver no manual do produto se existe meios de deixar apenas uma delas ativa. Se existir, em princípio, até instalar, melhor deixar a placa onboard, que é uma Intel.

2) esse sistema já é moderno, bastante atual, certamente está em GPT, o live-pendrive precisa também estar formatado em GPT e não no modo convencional (MsDos), para que o sistema possa subir, isto é, o live-pendrive precisa ser gravado levando isso em consideração.
consigo esse formato pelo Yumi? Ou tem outro programa?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #11 Online: 21 de Junho de 2017, 23:41 »
consigo esse formato pelo Yumi? Ou tem outro programa?

Pra ser sincero, faz tanto tempo que não uso o Yumi, mas se ele tiver opção de formatação do pendrive, certamente terá GPT, caso contrário formate antes pelo Windows mesmo, usando a opção GPT e não MsDos.

Uma outra boa opção é usar o Rufus para criar o pendrive.

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Granlok07

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2017, 23:43 »
Pra evitar erros no meu pc que é antigo eu fiz o seguinte,baixei a versão ubuntu 10.4 e instalo no pc, sem marcar atualizar enquanto instala,pois observei que isso fazia minha maquina não iniciar.
Dai quanto está instalada a versão levinha antiga aparece a notificação,deseja instalar a "versão 14.lts" ai você poe sim.

Interessante, não deixa de ser um estratégia, muito embora possam existir alguns senões.  :)

, a antiga versão do Ubuntu 10 não contempla essa possibilidade, até porque naquela época , 2010, isso ainda não existia.

Tem razão amigo peço desculpas  pelo meu erro na verdade a versão que usei foi a
    ubuntu-12.04.5-desktop-i386   ou seja nessa versão tem a opção atualizar !.

como eu ainda tenho as duas isos eu confundi as eu verifiquei aqui e a que instalei foi a 12.04.5 que  instalo e depois atualizo pra versão mais recente.
até copiei aqui pra por a versão certinha pra tentar ajudar.
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 23:51 por Granlok07 »

Offline Granlok07

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2017, 00:03 »
Amigo eu sou iniciante no ubuntu tbm,mas já instalei em partição tantas vezes vou tentar ajudar .

1Use o Yume pra dar boot pelo seu pendrive é facil é sempre funciona bem pra dar boot pelo pen-drive pra mim foi o único programa que deu boot certinho no meu pen drive e instalei tranquilo o ubuntu no meu pc 32bits .

Pra evitar erros no meu pc que é antigo eu fiz o seguinte,baixei a versão ubuntu 10.4 e instalo no pc, não marque a opção  atualizar enquanto instala,pois observei que isso fazia minha maquina não iniciar.

Dai quando está instalada a versão levinha antiga aparece a notificação,deseja instalar a "versão 14.lts" ai você poe sim.

Tenta pra ver amigo eu faço isso,é um modo estranho mas é uma forma em partes de atualização que faço pra não travar pois uma vez instalado aqui é dificil dar erro!.

Espero ter ajudado!.
Usei o yumi mesmo para fazer o pendrive... até utilizei a versão 14.04, mas deu o mesmo erro.



eu usei a versão 13.04.13.10..14.04 ...14.10..muitas versões mas a que deu jeito no modo como fiz foi a versão ubuntu-12.04.5-desktop-i386  não sei se é coincidencia mas as versões acima da 12.04.5 deram pau muitas vezes.
 Aqui e essa versão doze não deu erro nenhuma vez
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, 00:06 por Granlok07 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Não consigo instalar o Ubuntu
« Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2017, 00:05 »
Tem razão amigo peço desculpas  pelo meu erro na verdade a versão que usei foi a
    ubuntu-12.04.5-desktop-i386   ou seja nessa versão tem a opção atualizar !. [...]

Não se preocupe quanto a isso, "Granlok07", o importante é que você está querendo ajudar.  ;)

No caso dele, do "Nuk3", o computador é bastante atual, segundo ele disse é um i5 de 6ª geração (a mais atual, presentementemente, é a 7ª geração que está na rua), então todo o setup é UEFI e assim precisa ser tratado, com suas particularidades.

É diferente de fazer no modo Legacy, que é o tradicional gravar na MBR.

Vamos ver o retorno se ele conseguiu criar o live-pendrive e fazer o boot e então instalar.

Sempre dá para instalar, existem várias formas de se chegar ao resultado, mas sempre dá.
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, 00:07 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.