Autor Tópico: Chrome travando com youtube tela cheia [RESOLVIDO]  (Lida 35088 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #30 Online: 24 de Junho de 2017, 22:18 »
Eita, vamos simplificar para não perder o foco.

Existem outros erros de repositórios, mas por enquanto vamos pelo mais simples, apenas retornando a Oibaf, o restante podemos corrigir depois.

Faça assim:

Código: [Selecionar]
mkdir ~/prov
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/apt/sources.list ~/prov/sources.list-bkp
Abra o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Inutilize colocando um símbolo # (tralha, jogo da velha) as linhas (ou apague mesmo, tanto faz):

Citar
#http://ppa.launchpad.net/oibaf/graphics-drivers/ubuntu xenial main

#deb-src http://ppa.launchpad.net/oibaf/graphics-drivers/ubuntu xenial main

Se acaso esqueci ou não vi alguma outra, qualquer linha nesse arquivo que contenha oibaf coloque um # na frente (ou apague mesmo)

salvar e sair

Agora faça:

Código: [Selecionar]
sudo mv /etc/apt/sources.list.d/oibaf* ~/prov
Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt dist-upgrade
Execute:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Na janela que se abre vá na aba "Outros programas"

Desmarque provisoriamente tudo o que tiver lá de ppa

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
Veja se os comandos acima terminam sem erros de quaisquer espécie.

Caso positivo, podemos prosseguir instalando o kernel 4.8.17.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #31 Online: 24 de Junho de 2017, 22:25 »
Agradeço, a sua ajuda, mas poderiamos continuar amanhã? Durmo cedo, e pelo jeito tem bastante  coisa pra fazer.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #32 Online: 24 de Junho de 2017, 22:34 »
Agradeço, a sua ajuda, mas poderiamos continuar amanhã? Durmo cedo, e pelo jeito tem bastante  coisa pra fazer.

Ok, sem problemas, melhor mesmo para não perder a atenção, continue quando puder.

Depois que instalar o kernel novo aí é só testar o Chrome novamente, não há outra intervenção imediata.

Novamente teste com a aceleração de hardware ativada e se não funcionar desative.

Pode chamar no terminal fazendo:

Código: [Selecionar]
google-chrome --disable-gpu
(duplo hífen antes da opção)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #33 Online: 25 de Junho de 2017, 12:41 »
Fiz todos os procedimentos e tive que atualizar o kernel mesmo. Ativei a aceleração gráfica e agora estou testando. Estou aumentando e diminuindo a tela várias vezes, talvez tenha que rodar vídeos o dia todo pra verificar.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #34 Online: 25 de Junho de 2017, 15:05 »
Pelo jeito era o kernel que veio na versão 16.04 do ubuntu que veio bugado mesmo. Isso explica o porque eu rodo a Live e mesmo assim trava os videos. Agora eu to no notebook, e vi que a versão instalado nele é 3.13, ou seja uma versão muito desatualizado, mesmo assim, o chrome atualizado não trava, e os videos , mesmo em hd 1080p são fluentes, ou seja eu não vejo traços verticais, quando o video mostra movimentos, e ele não trava. Eu uso o Ubuntu faz muitos anos, mas nunca quis, ou tive interesse em atualizar o kernel, só fui fazer agora.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #35 Online: 25 de Junho de 2017, 17:31 »
Citar
Eu uso o Ubuntu faz muitos anos, mas nunca quis, ou tive interesse em atualizar o kernel, só fui fazer agora.

 :o :o :o

Nunca mais mais faça isso! Atualize os kerneis da sua distribuição em uso sempre que os desenvolvedores colocarem uma nova versão. Só faça o "Downgrade" (volte para versão anterior) se der problema!

Agora, fazer como eu que usa um kernel experimental é outra coisa. 

Que bom que parece que resolveu então!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #36 Online: 25 de Junho de 2017, 18:02 »
Olha, até agora não travou, to desde manhã assistindo video do youtube e alternando a tela, isso com a aceleração de hardware ativada.  Eu atualizei o kernel pra uma versão antiga ainda, vou atualizar pra mais nova , então! A versão 4.11.7!

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #37 Online: 25 de Junho de 2017, 18:23 »
Atualizei pra mais recente e deu travamento, agora instalei a versão 4.11.0 e parece que tá normal!

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #38 Online: 25 de Junho de 2017, 18:45 »
Eu troquei pra 3 versões: a 4.11.7, 4.11.0 e 4.10.5, todos travaram, pelo jeito a versão 4.8.17 é a que melhor combinou com o meu hardware.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #39 Online: 25 de Junho de 2017, 18:50 »
É assim mesmo, nem todo kernel funciona bem em nosso hardware.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #40 Online: 25 de Junho de 2017, 18:53 »
A princípio, achei estranho, o Druidaobelix ter sugerido esse kernel, já que tem muitos outros mais recentes, mas talvez não foi a toa que ele escolheu esta versão.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #41 Online: 25 de Junho de 2017, 18:57 »
Por exemplo, no i7 5500u do Note da minha esposa o 4.11.6 tá espetacular.  Ele já usa o HD Graphics 5500.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #42 Online: 25 de Junho de 2017, 19:13 »
A princípio, achei estranho, o Druidaobelix ter sugerido esse kernel, já que tem muitos outros mais recentes, mas talvez não foi a toa que ele escolheu esta versão.

Então, "carlos/40",

Voltando ao tópico que eu estava fora do ar.  :)

Tanto melhor que tenha funcionado, mas apenas esclarecendo, quem colocou o "ovo em pé" e indicou o "caminho das pedras" foi o colega "galactus", com o post #15, como resultado da ótima pesquisa que ele fez e descobriu que existia um problema com o driver Intel i915 e a placa HD Graphics 4600, que é a gpu do seu sistema.

Seguindo os passos da pesquisa que ele fez se vê que esse problema já é coisa de alguns meses atrás, coisa talvez de dois anos, oras então era razoável raciocinar que de lá para cá o driver i915 já tivesse sido corrigido, daí porque partir para um kernel mais novo, vez que a evolução natural dos kernels é ir incorporando os novos drivers e as melhorias nos já existentes.

Essa foi a razão da sugestão para que experimentasse um kernel mais recente, fundado no raciocínio a partir do achado que o "galactus" fez e que permitiu vislumbrar essa possibilidade.

A designação i915 é um nome genérico que envolve uma sequência enorme de drivers para gpu Intel, conforme eles vão lançando novos produtos, vão atualizando ou refazendo os firmwares, porém o nome do driver permanece o mesmo, ainda que na gênese compartilhem da mesma estrutura, na verdade são coisas semelhantes porém distintas entre si.

E por que o inicialmente o kernel 4.8 e não outro mais recente?

Exatamente porque o kernel 4.8 é o padrão atual do Ubuntu na versão 16.04.

Se instalar o Ubuntu 16.04 a partir do release 2, isto é, 16.04.2, a iso já virá com o kernel 4.8 por padrão e, por consequência, com todo o restante já adequado a isso, principalmente o servidor X.

Mas o trabalho não está realmente terminado, pois se confirmar que o kernel na versão 4.8 resolveu mesmo o problema, então é adequado fazer a migração da forma "oficial".

Essa forma que foi instalada aí, a partir de um .deb, vamos chama-lá, por analogia, de "ad hoc", é uma instalação artesanal em que o kernel foi trocado daquela forma e certamente funciona, como você próprio está vendo, porém tecnicamente é melhor fazer evoluir todo o conjunto, trazendo também o servidor X apropriado a essa versão de kernel.

O Ubuntu tem um procedimento de atualização especial e oficial para essa situação, que é basicamente o conceito de stack (=pilha) de kernel, tornando as atualizações automáticas.

Vamos ver, continue usando mais um tanto o kernel 4.8, caso confirme mesmo que resolveu a questão, então aplicamos a atualização oficial disso tudo.

« Última modificação: 25 de Junho de 2017, 19:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #43 Online: 25 de Junho de 2017, 19:36 »
Druidaobelix, a colaboração de ambos foi muito importante to muito grato a vcs. Eu tenho uma mídia com a versão 16.04, e pensei mesmo que se eu pegasse uma iso mais atual, eu teria um novo kernel, já que a anterior não tava bom. No notebook, como eu mencionei eu tenho a LTS 14.04 e a versão 3.0 alguma coisa do kernel;  nele tem um i3 , segunda geração, está bem desatualizado, mas até agora, nunca travou. Eu não instalei o driver da intel nele. Como é possível adicionar um novo kernel pra testes, e depois escolher o antigo no grub, caso falhe, eu vou experimentar colocar o mesmo que no PC. Eu instalei o Ukuu kernel update utility, então ficou muito prático instalar ou remover de forma gráfica. Outra coisa que tenho que falar é que eu me esqueci de anotar quais os PPAs que eu desmarquei nas atualizações dos programas, apesar que se marcar todos, não vai afetar muita coisa.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #44 Online: 25 de Junho de 2017, 19:51 »
O ubuntu 14.04 pode continuar executando o kernel da série 3 sem nenhum problema, é padrão da distribuição, a migração para a série 4 não é obrigatória e nem necessária se a máquina está funcionando bem.

Tratando especificamente dessa máquina que está com o Ubuntu 16.04, como disse antes, se reinstalar usando um iso 16.04.2 já vai instalar o kernel 4.8 e o server X correlato. Se não quiser reinstalar, dá para fazer essa migração de forma perfeita usando um procedimento indicado pela própria Canonical para essas situações. Mas antes de mais nada teste mais um pouco para vermos se resolveu mesmo.

Quanto a questão das ppa's que estavam aí no sistema, se for manter a instalação precisa fazer uma análise e uma limpeza nisso aí. Tem coisa ali que simplesmente não está funcionando, tem ppa que está 'morta', não há razão alguma para deixar atrapalhando o processo das atualizações.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.