Autor Tópico: Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede  (Lida 5750 vezes)

Offline fabio_pariz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede
« Online: 13 de Junho de 2017, 08:46 »
Bom dia  a todos
Trabalho em um supermercado onde temos 30 computadores em rede (10 são pontos de venda) e de uns dias para cá todo o sistema esta sofrendo com lentidões em horários aleatórios, então estou tentando achar um programa que me permita monitorar todo o trafego da rede.
Procurando por soluções encontrei uma que parece ser bem interessante,  um programa chamado INAV, que funciona no sistema cliente-servidor, onde os clientes mandam os dados do trafego para o servidor então é montado um gráfico em tempo real.
O problema é que  o programa é antigo, o site oficial não está funcionando e não consigo achar nenhum mirror para fazer o dowload.
Poderiam então me dar sugestões de programas para fazer  esse monitoramento, ou ate mesmo de algum link ativo que eu consiga baixar o INAV?
Att
Fabio

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2017, 09:52 »
Meu caro fabio, me desculpe, mas não vejo o motivo de você procurar usar um programa, que você mesmo diz, não está mais em desenvolvimento para verificar o tráfego na sua rede em tempo real!

O que não falta no Linux é ferramenta pra isso, aqui vão pelo menos 20 exemplos:

http://www.binarytides.com/linux-commands-monitor-network/
https://www.dynacont.net/documentation/linux/network_monitoring/


Tem para todo gosto ! Com ou sem gráfico, pelo terminal ou por navegador, enfim, vocẽ que vai saber aí.
Ou esse programa é pra Windows?

Agora, você não deu detalhes sobre a sua infraestrutura da rede, da versão do Ubuntu que está sendo utilizada, do seu servidor que está tendo que "carregar" essa bagaça e da configuração das 30 máquinas dessa rede!

Veja, não se trata de um crítica, mas se você quer ser ajudado, a melhor maneira é fornecendo o máximo de informações possíveis para podermos te ajudar! 

Eu não sou profissional da área como alguns membros do Fórum, mas já tive oportunidade de ver o trabalho de alguns amigos da área. E uma coisa que via muito nesses casos era uma infraestrutura de rede totalmente subdimensionada para as necessidades do Supermercado ou problemas com cabeamento e afins fazendo com que a rede ficasse lenta!  Daí não vai ter monitoramento de tráfego de rede que resolva o problema!

 
 

 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline fabio_pariz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2017, 10:15 »
Ola galactus
Obrigado pela sugestão de fornecer mais informações da rede.
Vou dar uma olhada agora nos links que me passou e ver o que é melhor aqui para mim.
Quanto a rede temos um link de 10mbps da oi Velox , mais nao temos muita necessidade de acesso a internet, somente mesmo emails e chamadas ao suporte do software.
Um switch da D-Link DES-1024D 10/100 24 portas.
Um hub generico 10/100 12 portas
Servidor HP ProLiant ML110 G6 Intel Xenon 4GB Slacware 14.0.
10 PDVs com Slackware 14.0
18 PCs Window 7.
01 PC Ubuntu 16.04.2 LTS (estou testando a viabilidade de migrar todos para linux)
Obrigado novamente galactus.
Att
Fabio

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2017, 11:45 »
Sabe pq esse programa foi descontinuado? Pq não funciona.
Monitorar "todo o tráfego da rede" é quase impossível, primeiro pq é muito tráfego pra lidar, segundo pq você precisa estar em um ponto da rede onde todo o tráfego passe, pra ser capturado e analisado.

Sem contar que analisar tráfego é uma coisa muito complicada, exige um conhecimento de rede muito avançado.

Antes de levar pra esse lado, você já eliminou as causas comuns de erro? Perdas de pacotes, problemas nos switches (e mini-switches são mestrem em dar problemas...), etc.?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2017, 02:19 »
Citar
hub generico 10/100 12 portas

e

D-Link DES-1024D 10/100 24 portas
Aí já não começa muito bem!  Você sabe que Hub vai atrasar sua rede aí.  Talvez antes não desse problema antes, mas sua necessidade pode ter crescido bastante. 

Já seguiu os conselhos do zekkerj?

Não dá pra fazer um upgrade de verdade aí na sua rede e comprar um Switch realmente bom,  Gigabit e com 48 portas? 

Minha rede doméstica é servida por um Switch HP gerenciável gigabit com quase 5 vezes mais capacidade de tráfego de rede que este seu D-Link! Nunca usei Hub genérico em minhas redes, já tive experiência com isso em redes de outras pessoas e atrasam tudo!  Quando não dão o maior problema pra funcionar direito!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2017, 07:23 »
Então, Galactus: trocar os switches é sempre uma boa consideração, mas investir num switch de boa qualidade só pra resolver essa lentidão é pedir pra se decepcionar, pq muito provavelmente ele vai trocar o switch e vai continuar tudo lento, pq só depois de muito tempo vai perceber que o motivo da lentidão é outro.

Eu tentaria, nesse momento, entender que aplicações estão rodando em cada uma das máquinas, e principalmente, acompanhar os aplicativos rodando no servidor. Há ainda algumas coisas nesse servidor que não foram informadas, por exemplo, quais são os discos que ele usa, como está o uso da memória, e, principalmente, como o aplicativo rodando no servidor depende desses parâmetros.

Por exemplo, o servidor tem relativamente pouca memória, em se tratando de um servidor de rede. Pode ser que ele esteja tendo que fazer swap. Pode ser também que o sistema de discos do servidor esteja sendo sobrecarregado, e nesse ponto, novamente, há combinações boas e ruins de SGBD (e a gente não sabe se há um) com sistemas de arquivos (ext2/3/4, reiserfs, xfs, ntfs, etc).

Voltando às estações de trabalho... são vários PDVs com Slackware (Deus, quem ainda Slack em produção??? Ou, quem alguma vez usou Slack em produção???), OK, controlado, mas algumas estações Windows... mas ele não disse que uso é feito dessas estações Windows. São PDVs? Ou máquinas de uso geral? Se são de uso geral, já verificou se os usuários delas não estão rodando aplicações que possam estar interferindo no resto da rede? Por incrível que pareça, aplicações simples como um cliente Dropbox podem inundar sua rede local com broadcasts que podem terminar de derrubar uma rede mal projetada.

Enfim: tem muita, muita coisa a ser checada antes de partir pra fazer análise de pacotes. Isso só deveria ser feito em último caso, e de forma bem mais refinada do que amostrando toda a rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Monitorar Trafego de Todos os Computadores da Rede
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2017, 10:41 »
Com toda certeza zekkerj, tem muita coisa pra ele verificar!

Vamos aguardar as respostas dele e ver se ele segue seus conselhos.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2