Autor Tópico: Algumas pastas em uso sumiram  (Lida 4189 vezes)

Offline DrigoRJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Algumas pastas em uso sumiram
« Online: 31 de Maio de 2017, 01:21 »
Olá pessoal,

[Tenho dual boot de Ubuntu 16.04 com Windows 7 mas estou usando predominantemente apenas o Ubuntu. Possuo 4 partições: 1 ext4 (onde está instalado o Ubuntu) e 3 ntfs (sendo 1 para o Windows, outra que ele próprio cria e a 3a para meus arquivos pessoais)]


No sábado (27/05) estranhamente, 3 pastas minhas que estavam em uso na ultima sessão sumiram:
* Estudos (com resumos em txt abertos)
* Download (com torrents ativos)
* Steamlibrary (com a Steam aberta e 2 jogos instalados)
As 3 pastas são da partição NTFS com arquivos pessoais.

Procurei na lixeira, dentro de outras pastas, porém nada encontrei.

Pesquisei já em alguns lugares e achei essa informação até aqui no fórum mesmo: https://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Meus-arquivos-meio-que-sumiram
Tentei fazer o procedimento no link que ele fornece mas pelo que entendi é apenas para partição ext4, se os arquivos estivessem na /home

Rodei o Recuva no Windows e o CheckDisk e não encontrou nada.
Após isso, quando iniciei novamente no Ubuntu notei que surgiu uma pasta chamada found.000. Dentro dela estavam alguns dos arquivos de 2 das 3 pastas mas não estavam todos.
No domingo tentei novamente o Recuva e o CheckDisk novamente nada. E ao iniciar no Ubuntu, a pasta SteamLibrary voltou com a estrutura correta mas o conteúdo final não estava lá.

Enfim, a pasta mais importante é a Estudo e apenas 10 arquivos txt de lá, que são os meus resumos.
Por favor, preciso muito de ajuda para recuperar esses arquivos e entender o que aconteceu.

Grato,
Rodrigo

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Algumas pastas em uso sumiram
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2017, 01:58 »
Antes de começar a detalhar isso e tentar entender o problema, faça urgentemente um backup **externo** dos seus arquivos pessoais.
Arquivos pessoais são aqueles que não podem ser obtidos de outra forma, tais como vídeos e fotos pessoais de circunstâncias únicas, documentos autoriais, etc e por aí vai, já que tudo o mais pode tomar alguma tempo e dar algum trabalho, mas pode ser reinstalado.

Pode ser que se esteja diante de um problema de hardware, com o disco rígido apresentando defeitos.

Se não tiver um outro computador para onde fazer o backup ou um disco externo, use qualquer um desses serviços online disponíveis, tais como Drive do Google, OneDrive da Microsoft, Dropbox, etc.

Em último caso faça um backup ainda que para um dvd-rom ou até mesmo para um pendrive, embora esse último não seja uma media confiável, porém ainda assim é melhor do que nada.
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 02:00 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Algumas pastas em uso sumiram
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2017, 02:08 »
Arquivos do tipo found.000, found.001 etc são clusters que não estão relacionados a nenhum arquivo e são criados pelo chkdsk (scandisk) do Windows quando encontram arquivos corrompidos, que podem acontecer em razão de travamentos, desligamentos incorretos e ainda por defeitos no próprio hardware, inclusive no disco rígido.

Será necessário examinar mais detalhamente o disco rígido e ainda a memória RAM a procura de algum defeito de hardware, porém só faça isso após ter feito o **backup externo** mencionado no post anterior.

Sobretudo, enquanto não deslinda a questão e não se tem certeza de nada, evite gravar qualquer coisa no disco rígido.

O inimigo mortal da recuperação de arquivos e a sobrescrição de dados, o que os torna irrecuperáveis.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DrigoRJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Algumas pastas em uso sumiram
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2017, 16:07 »
Já tenho backup das outras informações no hd. É o notebook da minha mãe e só tinha fotos pessoais dela, todas já com backup na nuvem. Apenas esses novos arquivos não tinham pois eu estou sem desktop e estou usando o dela.

Sobre a recuperação, recomenda algum recurso adicional que eu possa tentar?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Algumas pastas em uso sumiram
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2017, 13:20 »
Sobre a recuperação, recomenda algum recurso adicional que eu possa tentar?

Tente utilizar o Testdisk.

para instalar:

Código: [Selecionar]
sudo apt install testdisk
para usar:

Código: [Selecionar]
sudo testdisk
escolha a opção:

Citar
[ Advanced ] Filesystem Utils

Depois a opção:

Citar
[Undelete]

para listar os arquivos deletados na partição NTFS

A partir daí é ver se seus arquivos perdidos estão lá.

Caso os encontre, preferencialmente faça a cópia para um meio externo como um pendrive ou pelo menos para uma outra partição, isto é, como dito antes, evite sobrescrever no próprio disco.

« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 13:22 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.