Autor Tópico: Como deixar o Ubuntu 16.04.2 mais rapido?  (Lida 3026 vezes)

Offline restorecomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Como deixar o Ubuntu 16.04.2 mais rapido?
« Online: 27 de Maio de 2017, 17:30 »
Tenho uma placa mae GA-VM900M com 2GB de Ram, Intel® Pentium(R) Dual CPU E2140 @ 1.60GHz × 2 , mais um SSD com a raiz do sistema e um HD com /home, desativei swap para usar zram, quando abro o menu iniciar do Ubuntu ele é um pouco pesado para abrir o que faço, para deixar mais rapido?


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como deixar o Ubuntu 16.04.2 mais rapido?
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2017, 18:38 »
Nossa colega, placa de vídeo Onboard VIA!  É mais que bucha! É ruim mesmo.

A minha primeira opção seria não usar o Ubuntu, mas uma variante bem mais leve como o Lubuntu ou Xubuntu para essa configuração.  Se quiser insistir, tente esse tutorial: https://www.linuxbabe.com/ubuntu/4-tips-speed-up-ubuntu-16-04

Você não precisava desativar a swap para usar a zram.  Já pensou em comprar um placa de vídeo dedicada para sair da fraquíssima VIA?  Qualquer 8400 da vida é bem melhor que VIA.

Você também pode instalar o kernel Lowlatency e testar pra ver se ajuda mais que prejudica.  Você acha esse kernel lowlatency nos repositórios oficiais.

Você está usando um sistema 32bits, certo?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline restorecomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como deixar o Ubuntu 16.04.2 mais rapido?
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2017, 19:52 »
Nossa colega, placa de vídeo Onboard VIA!  É mais que bucha! É ruim mesmo.

A minha primeira opção seria não usar o Ubuntu, mas uma variante bem mais leve como o Lubuntu ou Xubuntu para essa configuração.  Se quiser insistir, tente esse tutorial: https://www.linuxbabe.com/ubuntu/4-tips-speed-up-ubuntu-16-04

Você não precisava desativar a swap para usar a zram.  Já pensou em comprar um placa de vídeo dedicada para sair da fraquíssima VIA?  Qualquer 8400 da vida é bem melhor que VIA.

Você também pode instalar o kernel Lowlatency e testar pra ver se ajuda mais que prejudica.  Você acha esse kernel lowlatency nos repositórios oficiais.

Você está usando um sistema 32bits, certo?

Só estou usando essa placa mae temporaria porque ele ja esta dando defeito no slot da placa de video, estou esperando minha placa GA-B85M-D3PH e  Processador Intel Core i3-4170 , com essas peças ele ainda ficara meio lento?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como deixar o Ubuntu 16.04.2 mais rapido?
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2017, 20:01 »
Não é pra ficar lento com essa configuração.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2