Autor Tópico: Kernel panic  (Lida 3158 vezes)

Offline Ricardopenna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Kernel panic
« Online: 26 de Maio de 2017, 13:39 »
Sou iniciante no Linux, instalei há apenas duas semanas. Meu computador é um Inspiron 1525, Pentium Core DUO, 120 GB de HD e 4 MB de RAM.

Estava com Windows Vista instalado, formatei a máquina e instalei apenas o Ubuntu 16.04. O HD não foi particionado.

Instatei os seguintes programas: Spotify, ClamTk, Chrome, LaTeX (editor Kile + pacote texlive).

Certo dia, fui iniciar o computador e ele ficou parado em uma tela preta. Reiniciei e entra na tela do GRUB (lembrando que não há outro sistema operacional instalado), quando seleciono o Ubuntu aparece a tela do kernel panic e nada mais acontece.

Li vários fóruns e confesso que não entendi muita coisa (nunca havia usado o Linux). Me pareceu que as soluções são muito específicas para cada caso.

Então segui a sugestão de um fórum e formatei novamente a máquina, reinstalei tudo de novo (exceto o Chrome).

Novamente, a tela preta e o kernel panic.

Creio que o problema só apareceu após a instalação do LaTeX, pois, da primeira vez, foi a última coisa que instalei, e antes funcionava. Da segunda vez, instalei tudo de uma vez só.

Não sei o que fazer. Existe alguma sequência de procedimentos a adotar?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Kernel panic
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2017, 18:30 »
Um Dell Inspiron 1525 com Pentium Core2Duo é um computador bem padrão, deveria funcionar muito bem, sem maiores dificuldades.

Eventualmente há algum problema de hardware. É o caso de subir o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) e fazer as verificações básicas de praxe, que é um teste completo de memória RAM (MenTest), integridade do disco rígido e ainda verificar a temperatura que o sistema está operando.