Autor Tópico: Kernel panic  (Lida 3158 vezes)

Offline Ricardopenna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Kernel panic
« Online: 26 de Maio de 2017, 13:39 »
Sou iniciante no Linux, instalei há apenas duas semanas. Meu computador é um Inspiron 1525, Pentium Core DUO, 120 GB de HD e 4 MB de RAM.

Estava com Windows Vista instalado, formatei a máquina e instalei apenas o Ubuntu 16.04. O HD não foi particionado.

Instatei os seguintes programas: Spotify, ClamTk, Chrome, LaTeX (editor Kile + pacote texlive).

Certo dia, fui iniciar o computador e ele ficou parado em uma tela preta. Reiniciei e entra na tela do GRUB (lembrando que não há outro sistema operacional instalado), quando seleciono o Ubuntu aparece a tela do kernel panic e nada mais acontece.

Li vários fóruns e confesso que não entendi muita coisa (nunca havia usado o Linux). Me pareceu que as soluções são muito específicas para cada caso.

Então segui a sugestão de um fórum e formatei novamente a máquina, reinstalei tudo de novo (exceto o Chrome).

Novamente, a tela preta e o kernel panic.

Creio que o problema só apareceu após a instalação do LaTeX, pois, da primeira vez, foi a última coisa que instalei, e antes funcionava. Da segunda vez, instalei tudo de uma vez só.

Não sei o que fazer. Existe alguma sequência de procedimentos a adotar?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Kernel panic
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2017, 18:30 »
Um Dell Inspiron 1525 com Pentium Core2Duo é um computador bem padrão, deveria funcionar muito bem, sem maiores dificuldades.

Eventualmente há algum problema de hardware. É o caso de subir o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) e fazer as verificações básicas de praxe, que é um teste completo de memória RAM (MenTest), integridade do disco rígido e ainda verificar a temperatura que o sistema está operando.

Dê uma lida nesse tópico, onde os procedimentos quanto a como fazer estão razoavelmente detalhados:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116575.msg642829.html#msg642829

Nesse outro aqui está detalhado como instalar um sensor de temperatura:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121137.60.html

Comece trazendo ao tópico informações do sistema a partir do inxi.

Lembre-se que para instalar o inxi o repositório Universe precisa estar habilitado.

Para habilitar o repositório universe

Citar
--> Configurações do sistema/Programas e atualizações


(em inglês: --> System Settings/Software&Updates)

ou vá diretamente ao quadro fazendo numa janela de terminal:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk

Para instalar o inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi

depois faça o comando abaixo, com o mouse copie a saída e traga o resultado aqui ao tópico para que se tenha uma informação melhor do hardware.

Código: [Selecionar]
sudo inxi -FxZ
« Última modificação: 26 de Maio de 2017, 18:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Kernel panic
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2017, 19:37 »
Seria bom saber a mensagem do kernel panic. Dá pra ler?  Se der coloca aqui pra gente saber!

Se o notebook funciona a ponto de você instalar muita coisa e só depois "dar pau", você fez atualização do sistema?  O 16.04 tem kernel 4.4, mas pode ir para o 4.8 ou 4.10.  Qual kernel você estava usando?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kernel panic
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2017, 13:29 »
Será que tem a ver com a dupla GPU, como no caso do meu Inspirion 15?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120516.0.html


Enviado do meu smartphone.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D