Autor Tópico: Skype Beta Comendo quase 1G de RAM  (Lida 3449 vezes)

Offline Emanuel Pravato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Skype Beta Comendo quase 1G de RAM
« Online: 26 de Maio de 2017, 10:06 »
A todos os meus comprimentos.

A alguns dias venho percebendo que o skype beta, versão 5.2.0.1, vem consumindo uma quantidade muito significativa de memoria ram, e isso tem comprometido a usabilidade do sistema como um todo, pois requer que eu feche os trabalhos e reinicialize a maquina para ficar mais algumas horas de utilização até que fique extremamente pesado, travado e comece a der erro nos aplicativos.

Utilizo essa versão do skype por ser uma versão mais polida, e mais perto do que se tinha no windows, pois implantei a pouco tempo o linux ubuntu nos computadores do meu trabalho, pois também a tempo sou usuário linux e apaixonado por esta distro.

Minha duvida é, mais alguém tem esse problema? Há alguma solução fora o skype for web?

Desde já agradeço.

Nota importante: utilizo a versão 17.04, mas os computadores com 16.04 LTS, apresentam o mesmo problema e todos os computadores possuem 4G de RAM, chegando a utilizar até 97% da capacidade.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Skype Beta Comendo quase 1G de RAM
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2017, 12:23 »
Olha, as reclamações são generalizadas quanto ao consumo e uso de CPU.  Até no Windows o povo reclama. Mas no Linux é muito alto mesmo.  Eu instalei aqui e não está consumindo 1GB. Aqui consome 400MB.

Sem fazer chamadas e nem vídeo.

Mas muitos reclamaram que o problema  ocorre depois de várias horas dele ligado.

Agora eu não uso o Kernel do Ubuntu. Então não sei te dizer com certeza.  Foi bom saber disso. Vou testar num PC fraco com o kernel do Ubuntu pra ter certeza!

O suporte do Skype não fala nada de como resolver o problema no Linux. No Windows tem haver com driver de vídeo. Principalmente se for Intel!

Há sim, este problema de alto consumo de recursos envolve todas as distros Linux!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Emanuel Pravato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Skype Beta Comendo quase 1G de RAM
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2017, 13:15 »
Olha, as reclamações são generalizadas quanto ao consumo e uso de CPU.  Até no Windows o povo reclama. Mas no Linux é muito alto mesmo.  Eu instalei aqui e não está consumindo 1GB. Aqui consome 400MB.

Sem fazer chamadas e nem vídeo.

Mas muitos reclamaram que o problema  ocorre depois de várias horas dele ligado.

Agora eu não uso o Kernel do Ubuntu. Então não sei te dizer com certeza.  Foi bom saber disso. Vou testar num PC fraco com o kernel do Ubuntu pra ter certeza!

O suporte do Skype não fala nada de como resolver o problema no Linux. No Windows tem haver com driver de vídeo. Principalmente se for Intel!

Há sim, este problema de alto consumo de recursos envolve todas as distros Linux!


Muito obrigado pelas informações... pois é, não encontrei nada na internet que me desse um norte de como proceder, o jeito é utilizar ele na web mesmo... novamente, obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Skype Beta Comendo quase 1G de RAM
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2017, 00:56 »
Estava aqui pensando se não seria possível usar o cgroups (Linux control groups) para estabelecer um limite de uso de memória RAM ao processo do Skype.

Não há nenhuma referência sobre isso por aí, então estou mesmo é conjecturando, é apenas uma ideia que me ocorreu, não sei se de fato isso funcionaria e como aqui o Skype aparentemente (não testei mais exaustivamente) não parece estar com esse consumo todo de memória, então não foi possível fazer um teste real.

Entender um pouco melhor o que o cgroups faz pode ser visto aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Cgroups

Mas vamos imaginar, por simples hipótese, por simples exemplo, que se queira estabelecer um limite de uso de 500MB que o Skype possa usar de memória RAM.

Pelo que consegui fazer aqui o primeiro passo é instalar a biblioteca que dará as ferramentas para estabelecer esse limite:

Código: [Selecionar]
sudo apt install cgroup-tools
As definições de cgroup estão aqui:

Código: [Selecionar]
cd /sys/fs/cgroup/memory
Agora criar um cgroup específico para essa finalidade (aqui tenho dúvidas se possa nominar o cgroup de qualquer forma??, mas no teste inicialmente fiz assim):

Código: [Selecionar]
sudo cgcreate -g memory:myGroupSkype
Note, então, que dentro do diretório acima mencionado estará criado o subdiretório myGroupSkype com várias entradas dentro dele.

Agora, para facilitar, melhor tornar-se root:

Código: [Selecionar]
sudo su

Alterando uma das entradas no myGroupSkype:

Código: [Selecionar]
echo $(( 500 * 1024 * 1024 )) > /sys/fs/cgroup/memory/myGroupSkype/memory.limit_in_bytes
Código: [Selecionar]
exit  #para sair do root e voltar ao usuário normal

Note que o conteúdo do arquivo:

Código: [Selecionar]
cat /sys/fs/cgroup/memory/myGroupSkypememory.limit_in_bytes
passou a ser: 524288000

o que corresponde aos 500MB e, em tese, poderia ser qualquer outro número também editado diretamente, desde que suficiente para o programa trabalhar e dentro da disponibilidade física e operacional do sistema.

Agora este ponto aqui é crucial, que é concretamente executar o processo usando aquele limite estabelecido.

Experimente chamar o Skype a partir de um terminal usando a seguinte notação:

Código: [Selecionar]
sudo cgexec -g memory:myGroupSkype skypeforlinux
Aqui caberiam algumas variações, mas vamos começar testando dessa forma acima.

Caso dê certo uma possibilidade seria acrescentar isso (talvez???) no arquivo /usr/share/applications na linha Exec=/usr/bin/skypeforlinux %U ou qualquer coisa semelhante a isso.

De qualquer forma o primeiro passo é testar da forma mais simples mesmo, chamando a partir do terminal e usando o cgexec da biblioteca cgroup-tools.

Como disse antes, não faço a menor ideia se isso realmente irá funcionar limitando o uso de memória RAM para o Skype e, principalmente, caso de fato limite, se o programa não irá quebrar, isto é, arruinar o processo e fazê-lo terminar (kill).

O problema real é que não sabemos o porquê o Skype está fazendo crescer dessa forma o uso da memória RAM e não há como saber de fato, já que se trata de um código proprietário e não aberto, logo, não é possível examinar diretamente o programa, então a presente proposta é um workaround, isto é, um "quebra-galho" para tentar resolver uma situação posta.

O que consegui foi fazer o Skype ser executado dessa forma, funcionou chamar o Skype assim pela linha de comando, porém como não tenho o problema do uso excessivo da memória acontecendo, não consigo avaliar se o limite imposto está mesmo funcionando ou não ou quaisquer outras consequências no uso do Skype, então só testando aí para vermos o que irá acontecer.

No momento é o que me ocorre, vamos ver se o povo aí contribui com mais alguma ideia ou com testes mais amplos nesse sentido para desenvolvermos a questão.
« Última modificação: 27 de Maio de 2017, 01:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Emanuel Pravato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Skype Beta Comendo quase 1G de RAM
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2017, 09:42 »
Muito obrigado druidaobelix... procedi desta forma na minha maquina e farei testes ao decorrer do tempo

Em outra maquina porém, instalei o Ubuntu Cleaner e o Bleachbit, realizei as devidas limpezas e o consumo de RAM caiu bastante, também irei utilizando o skype para realizar testes!!

Qualquer novidade postarei aqui.

Mais um vez agradeço muito a ajuda.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Skype Beta Comendo quase 1G de RAM
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2017, 10:32 »
Olhem só, ontem deixei o Skype ligado mais de 8 horas direto. Não passou dos 400MB de consumo de RAM.  Como disse vou testar em outro PC com pouca RAM e outro ambiente gráfico.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2