Autor Tópico: Dúvida sobre gravar Ubuntu no pendrive modo persistente .  (Lida 7007 vezes)

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Dúvida sobre gravar Ubuntu no pendrive modo persistente .
« Online: 22 de Maio de 2017, 15:04 »
Então galera . Tenho um Pendrive de 8GB . Baixei o Unetbooting , na opção de quanto deixar espaço para gravações live ( modo persistente ) eu deixei 2000MB .  Gravei a ISO do Ubuntu , cerca de 950MB .  Eu não sei ao certo se o valor de 2000MB é pouco ou muito . Vou usar bastante o pendrive , será que esse espaçõ dá ?   ou teria algum outro programa que grave deixando o espaço automaticamente ? 

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre gravar Ubuntu no pendrive modo persistente .
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2017, 12:58 »
2gb é um espaço considerável, a depender do seu uso, pode não ser suficiente.
esse método de livecd com armazenamento permanente a primeira vista não perece ser muito recomendado para quem irá usar como um um substituto ao hd. pretende atualizar o sistema? guardar muitos documentos? irá usar em vários hardwares diferentes?

esse final de semana tive que criar um pendrive com essa finalidade, porém no meu caso, preferi fazer uma instalação real no pendrive (já que sera usado por um determinado período) com algumas otimizações.o tempo de boot é sofrível, mas o desempenho ficou melhor que livecd.

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre gravar Ubuntu no pendrive modo persistente .
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2017, 15:54 »
. pretende atualizar o sistema? guardar muitos documentos? irá usar em vários hardwares diferentes?
só atualizar o sistema por causa da segurança .

esse final de semana tive que criar um pendrive com essa finalidade, porém no meu caso, preferi fazer uma instalação real no pendrive (já que sera usado por um determinado período) com algumas otimizações.o tempo de boot é sofrível, mas o desempenho ficou melhor que livecd.
Acho que vou fazer isso . Nesse caso o aproveitamento do espaço do pendrive é completo ?   Nesse caso como faço pra fazer uma instalação assim ? 

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre gravar Ubuntu no pendrive modo persistente .
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2017, 22:19 »
Acho que vou fazer isso . Nesse caso o aproveitamento do espaço do pendrive é completo ?   Nesse caso como faço pra fazer uma instalação assim ? 
não usei o ubuntu, mas acredito que os passos sejamos mesmos:
- use um pendrive de 8gb ou mias;
- monte o sistema de partições de acordo com sua preferencia (como em um hd comum ou externo). obrigatoriamente, uma partição terá que estar em formato para linux (preferencialmente a 1ª), pode ter uma partição ntfs ou fat para o windows. eu criei apenas uma partição sem swap;
- escolha um sistema de arquivos (tem algumas postagens do galactus aqui no fórum que falam sobre o journaling);
- instale o sistema no disco;
- na opção de onde instalar o grub, escolha o pendrive;
- no fstab, use como direcionamento a suas partições o uuid, e não as variáveis padrões, como sda e sdb. edite o fstab de modo a diminuir os ciclos de leitura e escrita. tenho usado o ext4 sem maiores problemas;
- se for usar em apenas uma maquina, instale apenas os pacotes necessários, mas caso vá usar em outras, recomendo instalar os drives de video livres da ati e nvidia, além dos drives para touchpad para notebooks (não sei se o ubuntu esta usando o synaptics ou bininput).

use interfaces leves (menor quantidade de leitura e escrita), preste atenção ao jornal talvez desabilitar possa ser uma opção. existem várias dicas de otimização, mas o básico seria isso.
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 22:42 por niquelnausea »

Offline jhpgcj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre gravar Ubuntu no pendrive modo persistente .
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2017, 11:06 »
Acho que vou fazer isso . Nesse caso o aproveitamento do espaço do pendrive é completo ?   Nesse caso como faço pra fazer uma instalação assim ? 
não usei o ubuntu, mas acredito que os passos sejamos mesmos:
- use um pendrive de 8gb ou mias;
- monte o sistema de partições de acordo com sua preferencia (como em um hd comum ou externo). obrigatoriamente, uma partição terá que estar em formato para linux (preferencialmente a 1ª), pode ter uma partição ntfs ou fat para o windows. eu criei apenas uma partição sem swap;
- escolha um sistema de arquivos (tem algumas postagens do galactus aqui no fórum que falam sobre o journaling);
- instale o sistema no disco;
- na opção de onde instalar o grub, escolha o pendrive;
- no fstab, use como direcionamento a suas partições o uuid, e não as variáveis padrões, como sda e sdb. edite o fstab de modo a diminuir os ciclos de leitura e escrita. tenho usado o ext4 sem maiores problemas;
- se for usar em apenas uma maquina, instale apenas os pacotes necessários, mas caso vá usar em outras, recomendo instalar os drives de video livres da ati e nvidia, além dos drives para touchpad para notebooks (não sei se o ubuntu esta usando o synaptics ou bininput).

use interfaces leves (menor quantidade de leitura e escrita), preste atenção ao jornal talvez desabilitar possa ser uma opção. existem várias dicas de otimização, mas o básico seria isso.
Olá! Me interessei bastante pelo assunto. Você teria algum tutorial que ensine sobre mexer nesses fstab, uuid e journal? Gostaria de aprender mais sobre o tema. Obrigado!

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre gravar Ubuntu no pendrive modo persistente .
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2017, 16:41 »
Olá! Me interessei bastante pelo assunto. Você teria algum tutorial que ensine sobre mexer nesses fstab, uuid e journal? Gostaria de aprender mais sobre o tema. Obrigado!

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

fstab
acho que a primeira coisa a se fazer, é ler o melhor tutorial que conheço sobre o assunto;
de forma básica, pode escolher entre vários sistemas de arquivos, até mesmo um que não tenha o journal. como opção pessoal, usei ext4, com a opção noatime habilitada, além de usar esta opção;

uuid
é a maneira como seu sistema irá reconhecer teu disco, já que sda1 ou sdb1 pode ser qualquer pendrive, mas o uuid é único. abaixo um exemplo:
Código: [Selecionar]
# /dev/sda4 LABEL=root
UUID=27f23e1a-dbaa-484a-ab41-e51198aoa012       /         ext4            rw,noatime,data=ordered,noauto,x-systemd.automount   0 0

journal
acho que o link deixado acima responde toda e qualquer duvida sobre.
« Última modificação: 27 de Maio de 2017, 16:43 por niquelnausea »