Autor Tópico: PenDrive somente leitura dentro e fora do Linux  (Lida 2283 vezes)

Offline devLeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
PenDrive somente leitura dentro e fora do Linux
« Online: 18 de Maio de 2017, 18:07 »
Boa noite a todos, eu tenho a seguinte situação:
Preciso rodar um jogo de dentro do pendrive numa máquina linux com ubuntu, porém eu não quero permitir que esse jogo seja copiável. Só dá pra rodar o jogo, mas não copiar os dados do pen drive e preciso que seja assim no Linux e fora dele, como no Windows por exemplo.

Alguém sabe me dizer como posso fazer? Se tem algum software com criptografia com permissão de leitura.. não consegui encontrar soluções...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:PenDrive somente leitura dentro e fora do Linux
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2017, 15:24 »
A questão que você coloca, salvo engano, parece ser de proteção contra cópia ilegal (=pirataria) e não encriptação propriamente dita.

Não existe realmente um meio de se evitar a cópia crackeada de um software, exceto se não o entregar ao usuário, que o diga, por exemplo, o comando dd com sua possibilidade de fazer cópia binária.

Como ironicamente disse alguém, "trying to make digital files uncopyable is like trying to make water not wet", o que em linhas gerais quer dizer que tentar fazer um arquivo digital não copiável é a mesma coisa que tentar fazer água não molhada.  :)

Talvez atualmente a melhor solução seja manter seu software nas nuvens (in cloud) e ser executado a partir de lá, o que não dá acesso direto ao executável.

Há longas e boas considerações sobre o assunto nesses dois artigos:

How can software be protected from piracy?

https://softwareengineering.stackexchange.com/questions/46434/how-can-software-be-protected-from-piracy

How to Make it Harder for Hacker/Cracker to Get Around or Bypass the Licensing Check?

http://stackoverflow.com/questions/4532540/c-how-to-make-it-harder-for-hacker-cracker-to-get-around-or-bypass-the-licensi/4532568#4532568

« Última modificação: 20 de Maio de 2017, 15:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.