Enquete

O suporte da Apple diz que só pode haver um sistema operacional no computador da Apple. Das alternativas abaixo, qual escolheram?

Linux Ubuntu 16.04 LTS
0 (0%)
Mac OS Sierra
1 (50%)
Vender esse computador caro e comprar um outro já com Linux instalado e ainda ficar com o dinheiro da sobra.
1 (50%)

Votos Totais: 2

enquete encerrada: 25 de Janeiro de 2018, 13:54

Autor Tópico: sem imagem iso  (Lida 15624 vezes)

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
sem imagem iso
« Online: 18 de Maio de 2017, 17:20 »
Pessoal, baixei o Ubuntu 14.04 no link abaixo:

http://br.ccm.net/download/baixaki-1291-ubuntu

Mas não consegui gerar a imagem em DVD. Tanto o Nero quanto o Windows 7 não reconhecem esse arquivo como sendo válido. Renomeei o arquivo mas não deu certo. O que fazer?

astrobhr

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2017, 19:36 »
Colega, por favor, comece baixando de um site confiável, tipo o oficial:

http://releases.ubuntu.com/16.04.2/

A versão 16.04.2 é a atual versão LTS mais nova! 

Note que este site que você colocou o endereço, indica que você vai baixar a versão mais nova do 14.04 mas o link é da versão 11.10, há muito tempo sem suporte!

Aqui tem um tutorial de como gravar uma imagem ISO do Ubuntu no Windows: http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html

Depois favor avisar se deu certo!

Se quiser uma lista completa das versões para Download tá aqui: http://releases.ubuntu.com
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 19:37 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2017, 19:48 »
Beleza, Galactus, no sábado pela manhã,  voltarei à lance house para tentar baixar essa versão 16 em menos de 3 horas. Se eu tiver sucesso em baixar isso e gravar a imagem, conto aqui.
Att,
astrobhr

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2017, 10:54 »
Estou na lan house agora.
Porem o link indicado aponta para um arquivo de 1,4 Gb e a Lan house fecha daqui a 70 minutos. Provavelmente não conseguirei baixar esse arquivo hoje. E semana que vem meu tempo está corrido demais.
Alguem sabe se acho alguma versão do Ubuntu com menos de 1 Gb?
astrobhr

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2017, 10:56 »
O tempo de download do para 1Gb do link indicado é de 5 horas a 80 Kbps.
Realmente não tenho esse tempo todo, nem semana que vem.
astrobhr

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2017, 11:18 »
astrobhr

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2017, 11:22 »
Achei a de 12.04 com 758 Mb. Esse link é confiável?

http://releases.ubuntu.com/12.04/
astrobhr

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2017, 13:40 »
Achei a de 12.04 com 758 Mb. Esse link é confiável? [...]

A versão 12.04 não tem mais suporte, está encerrada.
Dê um lida no que postei ainda hoje, agora pouco, nesse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121821.msg669241.html#msg669241

Se quer ou precisa de uma versão bem mais leve e de menor tamanho para baixar, use o Lubuntu na versão 14.04.5, suporte até abril/2019, com 752MB para a versão 32-bits ou 762MB para a versão 64-bits.

http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/14.04.5/release/


« Última modificação: 20 de Maio de 2017, 13:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2017, 15:32 »
Olá DruidaObelix,

li sua postagem mas não consegui abrir o link em um smartphone de 3 polegadas. Preciso sim, de uma possibilidade de baixar algo interessante em menos de três horas. Na segunda feira voltarei à lan house para tentar o link que postastes aqui, de uma versão mais leve e com atualizações ainda disponíveis.

Confesso que fiquei decepcionado com uma velocidade de download de 50kbps de um site oficial para um arquivo de 1,5Gb. Nesses 5 anos que sou usuário Ubuntu, não ser possível baixar uma versão Ubuntu em uma lan house, foi uma decepção muito grande. Acho que é um bom momento para refletir se vale à pena um sistema operacional que leva 6 horas para ser baixado.
Certa vez li que existem outras versões de Linux. Vou pesquisar. Será que as outras versões também são inviáveis de serem baixadas em uma lan house? Pode ser que tenha chegado a hora de deixar isso tudo de lado e partir para um Macintosh. Algo muito melhor e mais profissional. Será?
Vou analisar isso de hoje até segunda feira. E posto aqui minhas conclusões.
astrobhr

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2017, 17:11 »
[...] Confesso que fiquei decepcionado com uma velocidade de download de 50kbps de um site oficial para um arquivo de 1,5Gb. Nesses 5 anos que sou usuário Ubuntu, não ser possível baixar uma versão Ubuntu em uma lan house, foi uma decepção muito grande. Acho que é um bom momento para refletir se vale à pena um sistema operacional que leva 6 horas para ser baixado. [...]


Então, "astrobhbr",

Talvez, por ruído de comunicação, eu não esteja realmente compreendendo qual é o problema em questão.

Apenas para situar a questão, numa conexão doméstica simples, usando a operadora Net, num pacote razoável de "banda larga" de apenas 35 MB, baixar um iso do Ubuntu demora cerca de 5 ou 6 minutos, nada além disso.

Tem sido algo muito simples de ser feito, sem maiores complicações, sem maiores dificuldades.

Uma vez baixado o live-iso, gravar num pendrive usando um software apropriado e depois subir o sistema por ele e instalar é algo igualmente simples, descomplicado, a instalação num computador "bonzinho", não demora mais que uns 15 ou 20 minutos.

Explique melhor o cenário que você tem aí.
Você tem um computador, desktop ou notebook, que não tem acesso à internet?

O que é esse computador (marca, modelo, especificação)?
O que há instalado nesse computador? Tem um Windows nele?
Se tem, por que não baixa usando o Windows instalado?
Se tem uma conexão internet, por que não está usando sua conexão para baixar e instalar o Ubuntu?

Esclareça esse cenário atual para que, assim, com melhores informações do contexto, talvez se possa melhor lhe ajudar.
« Última modificação: 20 de Maio de 2017, 17:17 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2017, 17:35 »
Então, DridaObelix,
meu PC apresentou problemas e tive que formatar o HD. Estou sem sistema operacional aqui.

35 Mb, pela NET  (nem existe isso aqui) é ficção científica numa cidade de 29 mil testemunhas no noroeste de MG. O que temos aqui é Internet por rádio.

Mas, apesar da precariedade, o rapaz da lan house disse que a limitação é do tal site oficial que fica em torno de 50kbps. Tanto é que para o download do arquivo citado no início dessa postagem, de 600 Mb, a velocidade chegava a 400kbps. Isso é 8x a velocidade do site oficial. Se o site oficial muda tanto sua velocidade  (talvez em função de acessos) fica difícil adivinhar quando estará rápido o bastante para o download.

E neste cenário, continuo sem sistema operacional. Conectado apenas via um singelo smartphone
astrobhr

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2017, 19:19 »
Baixa por torrent! http://releases.ubuntu.com/16.04/ubuntu-16.04.2-desktop-amd64.iso.torrent
Não sei se ainda é oferecido a opção minicd.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
« Última modificação: 20 de Maio de 2017, 19:22 por niquelnausea »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2017, 19:51 »
[...]O que temos aqui é Internet por rádio.
E neste cenário, continuo sem sistema operacional. Conectado apenas via um singelo smartphone

Mas além do celular, você tem conexão internet por rádio na sua residência, isto é, onde está de fato do computador?

Se sim, uma opção que poderá funcionar é na lan house baixar o mini.iso e depois instalar por ele.

O mini.iso tem 54 MB (Ubuntu 16.04, LTS, Xenial, 64-bits), que depois de baixado precisa gravar num pendrive usando um software apropriado (não é apenas copiar, é gravar como imagem), levar para o seu computador e lá então, com ele, fazer a instalação.

O mini.iso funciona em modo texto e faz a instalação baixando em tempo real os pacotes que precisa, diferentemente de baixar integralmente um iso completa do sistema operacional.

Como dito acima, você irá precisar de um software apropriado para gravar o mini.iso (ou qualquer outro iso), num pendrive bootável.

Se lá na lan house o sistema operacional for o Windows, então baixe também o Rufus e com ele grave o mini.iso baixado no pendrive.

Indo lá para sua residência, coloque o pendrive no seu computador e altere o setup para que dê boot por ele.

Daí em diante é apenas mandar instalar, ficará mais fácil se a conexão no computador for por cabo.

Pode ser baixado a partir desse link:

https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD


« Última modificação: 20 de Maio de 2017, 19:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2017, 20:00 »
Esse artigo também pode ser útil:

Top 5 distribuições que você pode levar no seu pendrive

http://www.diolinux.com.br/2016/06/top-5-distros-linux-que-cabem-em-qualquer-pen-drive.html

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2017, 22:48 »
Olá Niquel Nausea, obrigado pela sugestão. Vou saber se o que propôs funciona, na segunda feira.

Então DruidaObelix, obrigado pelas dicas. Sim, tenho Internet à rádio em casa. Só não tenho o sistema operacional. A idéia de baixar um mini é boa porém há restrições de baixar e instalar programas em lanhouses. São computadores de uso para o público e bloqueiam a instalação de programas. Eu teria que usar os programas do ruindous 7 que é usado na lan house. Percebo a cada instante que a possibilidade de voltar a ser usuário Ubuntu de novo, diminui. Será que o Debian, o Mint, o Fedora e o Endless também tem a mesma limitação que estou vendo no Ubuntu?
astrobhr