Autor Tópico: Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04  (Lida 48981 vezes)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #30 Online: 14 de Abril de 2017, 19:10 »
com a decisão sobre o fim do unity, acredito que seria melhor a canonical investir no kde, e não voltar ao gnome. até mesmo o xfce seria uma opção melhor.

é indiscutível como gnome 3 se tornou melhor com o tempo, porém acho um ambiente "engessado" demais. investir no kde 5, ou ajudar a acelerar o desenvolvimento do xfce com gtk 3, poderia dar ao ubuntu a identidade própria que alguns falaram.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #31 Online: 14 de Abril de 2017, 20:12 »

é indiscutível como gnome 3 se tornou melhor com o tempo, porém acho um ambiente "engessado" demais.

Se me permite uma observação sobre essa questão!

Eu também  pensava assim, mas o Gnome 3 foi pensado pra ser modular!  Ele vem "seco", "engessado", mas aí você tem que instalar as extensões do Gnome 3.  Você escolhe o que quer usar, personalizando o seu Gnome 3, você deixa ele completamente diferente do padrão.  O problema é que isso não fica claro! Pra um usuário novato você acha que é só aquilo e pronto! Eu fiquei muito frustrado pra dizer o mínimo.  Mesmo assim eu ainda hoje prefiro o estilo do Gnome 2, principalmente sua leveza.

Era isso!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hpiras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #32 Online: 14 de Abril de 2017, 20:20 »
Olá, rjbgbo, que bom revê-lo! Você tornou-se professor de História? Que maravilha! Minha paixão sempre foi a História, bem mais do que o Direito. Então, digamos, que o Direito é minha esposa e a História é minha amante (rsrsrs) e, assim, no mais vergonhoso concubinato, eu vou me virando!

Bem, como o Unity tem como base o Gnome, não creio que haja muita dificuldade em customizar o ambiente. Acredito que uma ou outra particularidade do Unity, a Equipe Ubuntu irá manter na sua versão do Gnome 3. Não creio que o Gnome 3 do Ubuntu será tão puro quanto o da Fedora, por exemplo. E é sempre possível manter um pacote de customização para quem preferir um Gnome "unityzado". Não creio que haja dificuldade nisso.

Tenho usado o Gnome 3 nestes últimos dias. Para quem usava o Unity, não chega a ser novidade. É fáci se acostumar com ele. Mas o fato é que não se trata de um ambiente gráfico que gere paixão. Mas a minha principal objeção é a dificuldade de personalização. Era tão fácil personalizar o Gnome 2! Agora, até mesmo a quantidade de temas pré-instalados foi drasticamente reduzida!

É incrível: no passado, em toda distro que você instalava, havia pelo menos uma meia dúzia de temas para serem instalados. Hoje, quando muito, você encontra dois ou três. Parece que, estupidamente, querem induzir todo mundo a usar um ambiente com a mesma cara. Para mim, isto é a negação do espírito do GNU/Linux, que sempre favoreceu a pluralidade. E ter que instalar um aplicativo à parte, como o Gnome Tweak, para mudar o tema me parece tão autoritário que custa a crer que a mesma Fundação que mantinha o Gnome 2 tenha feito tal opção na nova versão deste ambiente.

Gosta que mudanças graduais. Toda vez que o mundo do software opta por rupturas, ele acaba se dando mal. São tantos os exemplos que seria cansativo enumerá-los. Até mesmo a Microsoft fracassou quando quis submeter o usuário do seu sistema a uma mudança muito brusca por meio do Metro (WIndows 8). Espero que o Mark Shutalgumacoisa (sempre esqueço o nome dele...) prepare muito bem essa próxima mudança de rumos.

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #33 Online: 16 de Abril de 2017, 09:22 »
A Canonical perdeu a briga e reconheceu, foi isso.
Não compartilho das criticas que muitos fazem á Canonical e especialmente ao Unity.
Eu gosto do Unity, tem quem não goste.
E daí?
Quem usa linux pode optar por várias interfaces de usuário, Unity, Gnome shell, KDE, Cinnamon, etc.
Todos essas interfaces tem seus  defensores e seus detratores.
A Canonical resolveu entrar no mercado de celulares porque achou que havia um nicho, uma oportunidade ainda não explorada, a tal da convergencia.
O Unity surgiu disso, foi uma decisão acertada e necessária. O foco do projeto gnome não era o mesmo foco da Canonical.
O mesma coisa aconteceu com o Mir em relação ao Wayland.
A Canonical não tinha opção, tomou as decisões corretas.
Teria sido saudavel para o mercado e para os usuários que o projeto de convergencia da Canonical tivesse dado certo.
Infelizmente não deu.
A Microsoft que tem muito mais dinheiro que a Canonical também não consegue vingar no mercado de OS para smartphones.
Isso não é bom para os usuários.
Já que o projeto foi abortado nada mais natural e correto que a Canonical volte a trabalhar junto com a comunidade e não separado.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline hpiras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #34 Online: 16 de Abril de 2017, 18:04 »
Eu nunca confiei muito no projeto da "convergência", mas devo confessar que, naquele momento, minha abordagem era essencialmente conservadora. Não reprovo a Canonical por apostar nesta ideia. Embora ela mereça uma condenação quase geral nos dias de hoje, na época, muitos acreditavam que a Canonical estava apenas antecipando o futuro. Como o Mark Shutenãoseioquê tinha na época uma sólida reputação de antecipador de tendências - produto do espetacular sucesso do Ubuntu e de outros projetos - muitos acreditaram que ele só podia estar certo.
Não deu certo e não sei se é o caso de lamentarmos. O fato, porém, é que, ocupada que estava com um projeto colossal que era o desenvolvimento do seu celular, do próprio Unity e do Mir, a Canonical negligenciou outros aspectos do Projeto Ubuntu, que se ressentiu  duramente disto. É claro que a Canonical tem condições técnicas de recuperar o tempo perdido, mas duvido que o Ubuntu recupere o antigo élan, aquela sensação gostosa que todos sentíamos de estarmos participando de algo maior, de um trabalho conjunto de construção de uma "distribuição para todos".
No que respeita ao próprio Unity, minha posição a respeito deste ambiente gráfico é ambígua. De um lado, concordo com aquelas que o julgam de aparência desajeitada e pouco elegante. Por outro lado, acho que ele termina sendo mais confortável do que o GNOME. O problema é que, salvo pelos usuários do Ubuntu, ele não pegou e não acredito que valha a pena para a Equipe Ubuntu desenvolver um ambiente gráfico praticamente sozinha. O Linux sempre foi favorecido pelo trabalho conjunto; logo, ao retornar ao GNOME, a Ubuntu se associa a uma enorme comunidade e muitas outras distribuições LInux: é uma união de esforços que só pode resultar num bom produto.
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 18:06 por hpiras »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #35 Online: 17 de Abril de 2017, 08:03 »

é indiscutível como gnome 3 se tornou melhor com o tempo, porém acho um ambiente "engessado" demais.

Se me permite uma observação sobre essa questão!

Eu também  pensava assim, mas o Gnome 3 foi pensado pra ser modular!  Ele vem "seco", "engessado", mas aí você tem que instalar as extensões do Gnome 3.  Você escolhe o que quer usar, personalizando o seu Gnome 3, você deixa ele completamente diferente do padrão.  O problema é que isso não fica claro! Pra um usuário novato você acha que é só aquilo e pronto! Eu fiquei muito frustrado pra dizer o mínimo.  Mesmo assim eu ainda hoje prefiro o estilo do Gnome 2, principalmente sua leveza.

Era isso!

Sim, exatamente. Ele é engessado para quem não consegue encontrar como aterá-lo.
Tem outra questão, personalização demais as vistas do usuário com conhecimento básico acaba gerando muito problema desnecessário.
O KDE, se o usuário inexperiente der mole, faz sumir um monte de coisas e fica perdido. Já vi muita gente perdida por ter alterado o KDE, deixando uma porcaria, e não saber voltar atrás. É muito bonito, mas pode ser uma bomba.
Eu achei o Gnome como está hoje, bem bonito. Vamos ver como vai ficar a interface do Ubuntu quando vier com o Gnome como ambiente principal.

 
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #36 Online: 20 de Abril de 2017, 17:39 »
É possível que o MIR também esteja com os dias contatos.
Uma semana sem nenhum sinal de desenvolvimento e alguns desenvolvedores que trabalhavam nele já estão fora da canonical
http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Mir-The-Door

Já foi anunciado que o Wayland será padrão no próximo ubuntu. \o/
É a esperança para que o Wayland seja alavancado para substituir o lixão do xorg mais rápido.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #37 Online: 21 de Abril de 2017, 14:46 »
Eu sabia. Já disse várias vezes aqui no fórum que essa mesclagem de interface mobile com desktop não daria certo. Outro fiasco foi o Ubuntu Phone que também bateu as botas.  :D

Fora as dificuldades financeiras, né. Viver de software livre fora da área de servidores/nuvem é meio perigoso.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #38 Online: 21 de Abril de 2017, 20:06 »
O Ubuntu com Gnome, pra mim, não devia ter mudado. Enfim viram o erro. Me lembro até hoje, qdo usei o Ubuntu pela primeira vez. Meu primeiro Ubuntu foi  o 6.06 Dapper Drake. Uma maravilha com Gnome. Até o dia que abandonaram o Gnome. Aí  ferrou! 
« Última modificação: 21 de Abril de 2017, 20:08 por jomafras »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #39 Online: 21 de Abril de 2017, 20:12 »
Estou percebendo que algumas palavras não estão sendo aceitas aqui no Fórum. Lamentável! Liberdade! Liberdade! Hoje é 21 de abril aqui em Minas Gerais! E por  isso, em todo o Brasil!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #40 Online: 21 de Abril de 2017, 20:16 »
Dia de Tiradentes! Inconfidência Mineira!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #41 Online: 22 de Abril de 2017, 04:29 »
É possível que o MIR também esteja com os dias contatos.
Uma semana sem nenhum sinal de desenvolvimento e alguns desenvolvedores que trabalhavam nele já estão fora da canonical
http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Mir-The-Door

Já foi anunciado que o Wayland será padrão no próximo ubuntu. \o/
É a esperança para que o Wayland seja alavancado para substituir o lixão do xorg mais rápido.

No link que postou tem uma atualização com a declaração do Alan Griffiths que diz:
"...
Mir está vivo, existem projetos Canonical IoT que vão usá-lo. O trabalho continuará no Mir para apoiar estes e na limpeza e upstreaming, os patches da distro Ubuntu carregam suporte ao Mir.
A Canonical não está mais trabalhando em um ambiente de desktop ou shell de telefone. No entanto, vamos manter o suporte existente ao Mir para a composição e gerenciamento de janelas. (Estamos felizes em receber PRs em apoio de esforços semelhantes.)
..."

___________//___________

Sobre o Wayland vir a ser padrão, ou o Mir no futuro é o funcionamento do Steam que me preocupa...
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, 04:35 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #42 Online: 22 de Abril de 2017, 04:52 »
O Ubuntu com Gnome, pra mim, não devia ter mudado. Enfim viram o erro. Me lembro até hoje, qdo usei o Ubuntu pela primeira vez. Meu primeiro Ubuntu foi  o 6.06 Dapper Drake. Uma maravilha com Gnome. Até o dia que abandonaram o Gnome. Aí  ferrou!
Discordo amigo. Não creio que foi um erro. Foi um projeto objetivando unificar a interface do Ubuntu em tablets, smartphones e desktops. Algo que Microsoft copiou inclusive.
A descontinuidade do Unity não se deve a não aceitação, na verdade existem muitos usuários que preferem o Unity atualmente. Eu sou um deles, pois foi a interface que me proporcionou maior produtividade até hoje. Estou usando gnome atualmente para me readaptar e descobri que o gnome atualmente parece bastante com o Unity e o desempenho não está superior em nada.
Na verdade até encontrei problemas que não via no Unity faz tempo!! Demora para abrir aplicativos, o Teamviewer cisma de não conectar, eu preciso purgar e reinstalar toda ves que vou usar para que funcione e não descubro o erro... problemas que não tinha faz tempo. E eu fiz uma instlação limpa do Ubuntu Gnome!
O Unity está muito redondo atualmente. Pena que como é um projeto apenas da Canonical, ficou muito caro sustentar seu desenvolvido, já que o Ubuntu Phone não deu retorno. Confesso que de cara não gostei do Unity... dei uma chance a ele após o 12.04 e não me arrependi. Triste pensar que pessoas que trabalharam muito bem e duro perderão o emprego possivelmente pelo seu fim.
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, 04:58 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #43 Online: 22 de Abril de 2017, 09:33 »
Em primeiro lugar peço desculpas aos administradores (e aos colegas) do Fórum pelo que disse ontem. Comecei no Fórum junto com o Ubuntu e sempre respeitei as regras. Estava um pouco exaltado ontem com a política (aqui também nẽo é lugar disso) de Minas Gerais.
Dito isso passo a mostrar o meu tema do Ubuntu 1704 Gnome, bem light e usando o wallpaper do Zesty. Também uso o efeito Night Light, bastante prático.
O tema é o United 1.7.6.
Ubuntu Zesty Gnome

Obs: O tema GTK+ é o Adwaita(defaut). United é o Shell theme.
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, 09:46 por jomafras »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #44 Online: 22 de Abril de 2017, 21:14 »
Postei esse vídeo hoje no meu canal do You Tube. O Ubuntu Gnome me fez postar (há anos não fazia um vídeo)!
O vídeo está em Iniciantes mas passo o link aqui também.
Ubuntu Zesty Gnome

Excluí o primeiro vídeo. Vale esse agora.
Ubuntu 1704 Gnome.
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, 10:53 por jomafras »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog