Autor Tópico: O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content  (Lida 13297 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #15 Online: 24 de MAR?O de 2017, 17:19 »
Então, "Agarwaen",

Continuo com dificuldade de entender sobre mais exatamente o quê estamos falando.

O processo que você se refere é aquele mostrado no primeiro print do post 7, é isso mesmo?

Que em linhas gerais é isso:

Citar
2184 guilherme -isso e aquilo- /usr/lib/firefox;plugin-container -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/ib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 22030 true tab

que é o mesmo mencionado pelo "Falco90" no post $9?

Citar
1977 ?        Sl    14:49 /usr/lib/firefox/plugin-container -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/lib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 1909 true tab

É disso que estamos falando?

Se sim, onde é que está a tal expressão "Web Content"?
Onde é que ela aparece? Cadê ela?

Ou será que estou entendendo tudo errado?

« Última modificação: 24 de MAR?O de 2017, 17:22 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Agarwaen

  • Visitante
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #16 Online: 24 de MAR?O de 2017, 20:18 »
O processo que você se refere é aquele mostrado no primeiro print do post 7, é isso mesmo?
Sim, é isso.
Que em linhas gerais é isso:

Citar
2184 guilherme -isso e aquilo- /usr/lib/firefox;plugin-container -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/ib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 22030 true tab

que é o mesmo mencionado pelo "Falco90" no post $9?

Citar
1977 ?        Sl    14:49 /usr/lib/firefox/plugin-container -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/lib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 1909 true tab

É disso que estamos falando?

Sim, é disso.
Se sim, onde é que está a tal expressão "Web Content"?
Onde é que ela aparece? Cadê ela?
Aparece quando eu utilizo o comando top e identifico um processo com o mesmo PID daquele processo que está destacado nas screenshots que eu tirei, e sobre o qual estou sempre me referindo. É por isso que me refiro a ele com a expressão "Web Content".

Agarwaen

  • Visitante
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #17 Online: 24 de MAR?O de 2017, 20:35 »
Esta é uma imagem do processo no top, onde ele aparece como "Web Content" (na coluna "Command"):



Esta é outra imagem de um processo com o mesmo PID (4172, neste caso) do processo da imagem acima:



Quando eu mato o processo pelo htop ocorre o mesmo que quando eu o faço pelo top.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #18 Online: 24 de MAR?O de 2017, 21:17 »
Agora melhorou 1000%, comecei a entender a questão. :-)

O nome que aparece no top ser diferente do que aparece no htop não tem significado maior e é apenas a forma com que cada interface opera ao produzir a saída para o vídeo.

Citar
Content/Labels
    Summary_Area: The program name is shown, perhaps a symlink or alias. The Cpu(s) state label hints at other possibilities.

O processo 4172 é o mesmo lá e cá, isso não muda nada.

Evidentemente que um processo que diga respeito ao firefox é um processo web content.

Inicie o top usando o parâmetro -c para que ele também indique o caminho.

« Última modificação: 24 de MAR?O de 2017, 21:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Agarwaen

  • Visitante
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #19 Online: 25 de MAR?O de 2017, 16:27 »
Evidentemente que um processo que diga respeito ao firefox é um processo web content.
Faz sentido. Agora compreendo a natureza do nome...

Agora aparentemente o processo "sumiu", não consigo mais identificá-lo como antes, agora ele "surge" só durante alguns poucos segundos e muito raramente e depois "desaparece". O consumo de memória do Firefox aparenta ter voltado ao usual. Não acho que ainda terei problemas como isso. Muito obrigado pela ajuda e por terem elucidado algumas dúvidas, mesmo em uma questão um pouco confusa até para mim.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #20 Online: 27 de MAR?O de 2017, 22:32 »
Sem querer aconteceu comigo:
Estava navegando na internet e decidi abrir um joguinho, então o computador começou a ficar lento. Eu já sabia o que era, muitas abas de vídeos do Youtube, mas abri um terminal mesmo assim e dei uma olhada no top e lá estava: o famigerado Web Content. Então fechei as abas do Youtube e vualá, a lentidão vai embora e o dito Web Content some da lista do top. Então eu acho que é isto: ao exibir vídeos do Youtube, principalmente vídeos em HD que era o meu caso, o navegador deve causar a lentidão. Acredito que a solução para isso é assistir usando somente uma aba do Youtube e com uma resolução compatível com a capacidade do PC ou usar aplicativos como youtube-dl para baixar ou Ktube, Stremio e Minitube para assistir online sem usar um navegador.

Edit.: no meu caso ocorreu com o Youtube, mas é possível que ocorra em outros sites que exijam muito do navegador, principalmente se precisarem trabalhar vídeos em alta resolução. Isso era uma das suspeitas iniciais e infelizmente uma que podemos fazer pouco a respeito se necessitarmos do conteúdo pesado do site que gera a lentidão.
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2017, 09:15 por Falco90 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #21 Online: 28 de MAR?O de 2017, 03:17 »
Em princípio o recurso "Web Content" no firefox é algo bom, auxilia na navegação, tem uma função útil, não deveria ser desativado.

De toda sorte verifique no about:config a chave:

browser.tabs.remote.autostart

Para que esteja funcionando o valor booleano deverá estar em true

E o que é que faz isso aí?

A definição oficial pela Mozilla é essa:

"Electrolysis functionality hosts, renders, or executes web related content in background child processes which communicate with the "parent" Firefox browser via various ipdl protocols. The two major advantages of this model are security and performance. Security improvements are accomplished through security sandboxing, performance improvements are born out of the fact that multiple processes better leverage available client computing power."

Quem quiser mais detalhes pode ver aqui:

https://wiki.mozilla.org/Electrolysis#Overview
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.