Autor Tópico: Dual Boot entre distribuições Linux  (Lida 3139 vezes)

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Dual Boot entre distribuições Linux
« Online: 25 de MAR?O de 2017, 15:55 »
 Estava pensando em instalar no meu pc 2 distros linux independentes, porém com a mesma home; Tenho HD de 1T - Pensei no seguinte:

- 1 partição com Ubuntu Mate (70GB) - Swap 10GB - Home 850GB
- 2 partição com Xubuntu (70GB) - mesma Home acima, do Mate (850)

Qual o Propósito?
Se der algum problema em uma das distros, ainda consigo acesso total na minha Home, utilizando um dos sistemas intacto e operacional, enquanto resolvo o problema da outra distro.

tem algum procedimento especial, ou instalo normalmente as duas??
Acho que dá, né, não?

se alguém tiver outra dica, agradeço.

william.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Dual Boot entre distribuições Linux
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2017, 18:59 »
Normalmente uns 30GB para raiz é suficiente, então veja se tem algum motivo muito especial para você usar os 70GB.

Swap é necessário se não tiver muita RAM (<6GB), ou quando precisa de hibernação. O tamanho pode ser de 1x a 1,5x o tamanho da RAM. Eu já usei 4GB sem swap sem problemas, mas isso depende do padrão de uso também.

Para instalar essas duas distros na mesma home, você também vai ter que ver a questão do nome de usuário que você vai usar. Se você usar o mesmo nome para as duas distros, será exatamente a mesma pasta, com as mesmas permissões para as duas distros. Se usar nomes diferentes, serão duas pastas de usuário na home, uma para cada distro. Neste caso, logado no Xubuntu, por exemplo, você conseguiria acessar (ler) os dados da pasta do Mate (desde que sem criptografia), mas não poderia alterar nada nesta pasta (precisaria ser root para isso). Esta forma é mais segura, evita problemas, mas a outra é mais cômoda, pois compartilha diversos dados de programas, como perfil do navegador (favoritos, histórico, etc). Porém esta pode ser uma forma de dar algum problema para logar também.

Mas independente do que você faça, a melhor forma de resolver é sempre ter backup dos seus dados atualizados em mãos. Só isso já é capaz de evitar muitos problemas.
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2017, 19:01 por Anderson_Coelho »